Arquidiocese do Rio de Janeiro

27º 22º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 28/11/2021

28 de Novembro de 2021

Vamos em peregrinação à Casa da Mãe: ‘Com Maria, solidários à humanidade!’

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

28 de Novembro de 2021

Vamos em peregrinação à Casa da Mãe: ‘Com Maria, solidários à humanidade!’

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

24/08/2021 13:27
Por: Carlos Moioli

Vamos em peregrinação à Casa da Mãe: ‘Com Maria, solidários à humanidade!’ 0

Mesmo com as limitações da pandemia da Covid-19, que ainda continua, a Arquidiocese do Rio de Janeiro manterá, respeitando os protocolos de segurança, a tradicional Romaria Anual ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP).

 “A peregrinação anual ao Santuário Nacional de Aparecida é a oportunidade de agradecer e bendizer a Deus por todos os benefícios que Ele tem concedido a nossa Igreja arquidiocesana. Como peregrinos, vamos nos dirigir confiantes à “Casa da Mãe” para pedir sua proteção e intercessão. São tantas as intenções, mas seu coração materno nos dará coragem para viver o presente e a esperança por dias melhores”, disse o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta.

 A romaria, a ser realizada no último  sábado de agosto, 28 de agosto, tem como tema: “Com Maria, solidários à humanidade!”. Será uma preparação para 2022, quando a arquidiocese, na vigência do 13º Plano de Pastoral de Conjunto, e em sintonia com as ‘Novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil’, fará a experiência do Pilar da Caridade e, assim, viver o Ano da Comunhão.

Neste ano de 2021, como no ano passado, missa em ação de graças, às 9h, será a única celebração presencial da romaria, a ser presidida por Dom Orani e concelebrada pelos bispos auxiliares, vigários episcopais e sacerdotes presentes.

O número de fiéis será reduzido, pois o Santuário de Aparecida só poderá acolher parte de sua capacidade em cada celebração para os que chegarem primeiro. Porém, a partir das 6h30 da manhã, todas as missas serão nas intenções da Arquidiocese do Rio.

Para evitar aglomeração, estão canceladas de forma presencial a oração do Terço Mariano, que tradicionalmente acontece antes da missa, na Tribuna Papa Bento XVI, e a Via-Sacra, realizada após a missa no Morro do Cruzeiro. Porém, as duas devoções poderão ser acompanhadas on-line por meio da WebTV Redentor que gravou antecipadamente.

Os fiéis também poderão, de suas casas, acompanhar a missa pela TV Aparecida, RedeVida de Televisão, Rádio Catedral, WebTV Redentor e demais mídias da arquidiocese.

Romaria

A Romaria da Arquidiocese do Rio de Janeiro ao Santuário de Aparecida começou em 1902 por iniciativa do Cardeal Joaquim Arcoverde. Na época, a romaria preparou os fiéis cariocas para a celebração do jubileu de ouro da proclamação do dogma da Imaculada Conceição.

As peregrinações foram intensificadas a partir de 1931, já no governo do Cardeal Sebastião Leme, quando a imagem histórica de Nossa Senhora Aparecida veio até o Rio de Janeiro, na época, a capital da República, por ocasião de sua coroação como rainha e padroeira do Brasil.

Durante seu governo, Dom Eugenio Sales determinou que as romarias, a cada ano, fossem realizadas no último sábado do mês de agosto. Os demais arcebispos, inclusive o Cardeal Orani João Tempesta, mantiveram a tradição, reunindo anualmente na Casa da Mãe Aparecida mais de 60 mil fiéis.

Segundo estatísticas do próprio Santuário de Aparecida, a romaria do Rio de Janeiro é uma das mais antigas e a que reúne o maior número de participantes, entre o clero e os fiéis.


Carlos Moioli


Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.