Arquidiocese do Rio de Janeiro

27º 22º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 11/05/2021

11 de Maio de 2021

Reorganização do Vicariato Santa Cruz

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

11 de Maio de 2021

Reorganização do Vicariato Santa Cruz

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

10/01/2021 00:00 - Atualizado em 11/01/2021 01:43
Por: Redação

Reorganização do Vicariato Santa Cruz 0

Para fortalecer e incrementar a ação pastoral na zona oeste da cidade, a Arquidiocese do Rio de Janeiro criou e instalou o Vicariato Episcopal Campo Grande, desmembrando-o do Vicariato Santa Cruz.
 
A missa,  presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, que marcou a reorganização do Vicariato Santa Cruz e a posse do novo vigário episcopal, padre Rodrigo Vieira da Silva, foi realizada na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, no dia 2 de janeiro.
“É muito bom começar o ano contemplando a expansão da Igreja nesta região da cidade, berço de vocações e terra de missão. É um vicariato que realiza um trabalho bonito na área pastoral, de catequese, de formação de comunidades, mas que tem muito a crescer, paróquias a ser iniciadas e campos para serem cultivados”, disse o arcebispo.

Até então, o Vicariato Santa Cruz, criado no dia 2 de janeiro de 2015, era o mais novo entre os oito existentes, inicialmente dirigido pelo padre Jorge Pereira Bispo, e a partir do dia 5 de janeiro de 2018, por Luiz Carlos Pereira. Com a criação do Vicariato Campo Grande, a arquidiocese passa a ter nove vicariatos territoriais.

“Hoje, damos mais um passo para que a Igreja esteja mais próxima do povo de Deus. Que o trabalho pastoral seja realizado com renovado ardor: é nosso desejo, oração e nossa confiança. Com a graça de Deus, a chuva benfazeja vai regando as sementes que nos plantamos nesse solo tão fértil do Vicariato Santa Cruz. É uma região que está ligada à história da cidade, com sua tradição, mas é um povo acolhedor, que caminha, que vive intensamente a dimensão da fé”, completou Dom Orani.

O decreto de reorganização do Vicariato Santa Cruz foi lido pelo padre Luiz Carlos Pereira, que agora estará à frente, como vigário episcopal, do Vicariato Campo Grande.

Dom Orani agradeceu a Dom Tiago, que se empenhou no processo de reconfiguração do Vicariato Santa Cruz e criação do Vicariato Campo Grande, e também ao padre Jorge Pereira Bispo, pelo trabalho missionário, em particular, na formação de novas paróquias. 

Novo vigário episcopal
Para a nova missão, padre Rodrigo, que foi ordenado no dia 10 de maio de 2014, pediu apoio e orações dos fiéis de sua paróquia e de toda a comunidade do vicariato. Lembrou que irá, junto com os padres e os coordenadores vicariais, organizar toda a estrutura do vicariato. Também revelou seu especial apreço pelas novas comunidades, a nova primavera da Igreja, da qual surgiu sua vocação.

“Venho como um irmão entre irmãos, disponível para escutar, apoiar. Convido a todos para caminhar juntos, em unidade, com uma confiança irrestrita à graça porque ela que opera e que age em nossa vida. Que Deus seja louvado nesse ano que se inicia, e na novidade da missão de caminharmos juntos auxiliados pela graça de Deus”, completou padre Rodrigo.
 
Foranias e paróquias do Vicariato Santa Cruz
 
1ª Forania
Bom Jesus, em Manguariba, Paciência
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Jesuítas, Santa Cruz
Santa Rita de Cássia, em Jardim Palmares, Paciência
Santa Teresinha do Menino Jesus, em Urucânia, Santa Cruz
 
2ª Forania
Jesus Salvador do Mundo, em Paciência
Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Parque São Paulo, Paciência
Nossa Senhora de Fátima, em Paciência
 
3ª Forania
Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz
Sagrado Coração de Jesus, em Santa Cruz São José, em Santa Cruz
São Sebastião, em Santa Cruz
 
4ª Forania
Nossa Senhora da Glória, em Santa Cruz
Santa Edwiges e São Pedro, em Sepetiba
São Benedito, em Santa Cruz
 
Carlos Moioli
Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.