Arquidiocese do Rio de Janeiro

29º 23º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 28/11/2020

28 de Novembro de 2020

Santuário Cristo Redentor dá início ao Projeto de Restauro Cristo 90 anos

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

28 de Novembro de 2020

Santuário Cristo Redentor dá início ao Projeto de Restauro Cristo 90 anos

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

31/10/2020 00:00
Por: Redação

Santuário Cristo Redentor dá início ao Projeto de Restauro Cristo 90 anos 0

No dia 27 de outubro, teve início o Projeto de Restauro Cristo 90 anos, que promoverá a restauração e manutenção do monumento ao Cristo Redentor, no Corcovado, em preparação ao aniversário de 90 anos, que será celebrado no dia 12 de outubro de 2021. A fase inicial começou com a realização dos levantamentos necessários para subsidiar os diagnósticos que serão a base para tratamento e conservação do monumento, além da montagem do andaime multidirecional com escada modular, para acesso ao interior da escultura.

A cerimônia contou  com a presença do reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo, do professor e engenheiro Luis Miranda, do professor e geólogo César Mendonça Ferreira, da arquiteta Cristina Ventura e de representantes das empresas patrocinadoras do projeto Vale e Refit.

Os objetivos específicos são, através dos levantamentos e análises técnicas, identificar os agentes que colocam em risco a integridade do monumento, elaborar projetos complementares estruturais, de instalações, do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e de programação visual, com tratamento preventivo, e trabalhar em parceria com instituições de ensino e pesquisa que realizam estudos semelhantes às demandas encontradas no Cristo Redentor, a exemplo a Universidade Federal de Juiz de Fora, a Universidade Federal de Ouro Preto e a Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O projeto segue as exigências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR), com a utilização do Método ABC, desenvolvido pelo Centro Internacional de Estudo para Preservação e Restauração do Patrimônio Cultural (ICCROM) e Instituto Canadense de Preservação (CCI), e da Metodologia de Gerenciamento de Riscos baseada na norma técnica australiana e neozelandesa para o gerenciamento de riscos (Risk Management, Austrália/ New Zealand Standard-AS/ NZS 4360:2004).

O trabalho é realizado por equipe multidisciplinar, formada por aproximadamente 40 profissionais, dentre eles engenheiros estruturais, elétricos, de segurança, geólogos, arquitetos, mestres, técnicos em escaneamento 3D, alpinistas, pedreiros e escultores.

Para a realização do levantamento cadastral, é utilizada a tecnologia da fotogrametria aérea e terrestre, onde milhares de fotografias são tiradas por drones equipados com câmeras de alta resolução e interpretadas em processo específico, responsável por obter informações confiáveis sobre a composição das faces do monumento. A qualidade da visualização dos detalhes e patologias depende da umidade. Dessa forma, todo o levantamento fotográfico é realizado por drones de alta performance somente em dias chuvosos.

Criado a partir de estudos, levantamentos e pesquisas realizados pela empresa Cone Sul desde 2016, o Projeto de Restauro Cristo 90 Anos trata da realização do trabalho de conservação preventiva e do tratamento de danos no monumento. O trabalho visa evitar a perda da materialidade e da forma original da escultura, além de prevenir o risco de acidentes com pessoas.
 
Renato Saraiva



 
Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.