Arquidiocese do Rio de Janeiro

24º 19º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 06/08/2020

06 de Agosto de 2020

Centro Educacional Pequena Cruzada abre inscrições para o ano letivo de 2021

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

06 de Agosto de 2020

Centro Educacional Pequena Cruzada abre inscrições para o ano letivo de 2021

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

01/08/2020 03:01
Por: Redação

Centro Educacional Pequena Cruzada abre inscrições para o ano letivo de 2021 0

Instituição funciona em horário integral na Zona Sul, e alunos do ensino fundamental tem aulas regulares e atividades educacionais complementares, alimentação e mensalidade subsidiada. 

O Centro Educacional Pequena Cruzada, localizado na Lagoa, bairro da Zona Sul  (Av. Epitácio Pessoa 4.866), abre em agosto as inscrições para a matrícula de alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. A escola é hoje a  principal atividade da Pequena Cruzada de Santa Terezinha do Menino Jesus, uma associação de caráter civil, filantrópico e católico, que está prestes a completar 100 anos em 2021.  Nos pilares da instituição, está a inserção social pela educação em tempo integral. Atualmente, cerca de 400 alunos do ensino fundamental, de 7 a 16 anos, frequentam cursos regulares e atividades complementares das 7h30 às 16h30, como informática, judô, música, coral e balé, entre outras, e consomem três refeições diárias, produzidas na própria Pequena Cruzada, com a coordenação de nutricionistas e cozinheiras profissionais.

O objetivo da instituição, que não tem fins lucrativos, é oferecer um ensino completo e de qualidade para o maior número possível de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Por esse motivo, mais da metade dos estudantes tem direito a descontos nas mensalidades, que variam de 25% a 100%, de acordo com a situação socioeconômica da família, segundo critérios estabelecidos pela assistência social e aprovados pela direção. Os alunos também passam por uma avaliação pedagógica, como ocorre nas demais escolas do país, exceto para o primeiro ano do ensino fundamental I.  As informações sobre o processo seletivo são divulgadas publicamente, todos os anos, e  publicadas no site da Pequena Cruzada.

Como preparação para as comemorações do seu centenário,  a Pequena Cruzada vem passando por sucessivas benfeitorias em suas instalações. Reformou toda a parte elétrica do prédio adjacente à escola principal, instalou um novo sistema de segurança que monitora toda a área da instituição, criou novas salas equipadas com novo mobiliário e ar-condicionado, construiu um lavatório comunitário próximo à entrada do refeitório, organizou os espaços de lazer de forma adequada, entre outros. Além das reformas civis e de manutenção, a Pequena Cruzada adotou o sistema de ensino Positivo e se prepara, este ano, para fechar convênio com uma universidade particular católica a fim de capacitar seus professores, elevando assim a qualidade do ensino oferecido, principalmente aos alunos do ensino fundamental II.

“A Pequena Cruzada está abrindo suas portas para receber novos alunos. Aqui, eles têm, além de ensino de qualidade, em horário integral, atendimento psicopedagógico e assistencial. Neste momento difícil em que o país atravessa, nosso trabalho, feito por uma equipe dedicada, se torna ainda mais essencial”, afirmou padre Manuel Manangão, presidente da Pequena Cruzada.

O Centro Educacional Pequena Cruzada conta com a ajuda e o suporte de algumas empresas e doadores, que custeiam parte das despesas da instituição, já que o valor das mensalidades não é suficiente para mantê-la. São parceiros neste trabalho: Ceasa RJ, Fundição Progresso, Mesa Brasil – Sesc, Colégio Padre Antônio Vieira, Instituto Rogério Steinberg, The Orphaned Starfish Foundation, Lojas Caçula e Paciello Óptica e Instituto da Criança. Para mais informações, acesse o site www.pequenacruzada.org.br.

Da Redação
 


Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.