Arquidiocese do Rio de Janeiro

24º 19º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 06/08/2020

06 de Agosto de 2020

Jornadas de Teologia Pastoral CNBB/PUC-Rio refletem em julho sobre saúde mental e crise sócio-econômica

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

06 de Agosto de 2020

Jornadas de Teologia Pastoral CNBB/PUC-Rio refletem em julho sobre saúde mental e crise sócio-econômica

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

31/07/2020 00:00
Por: Redação

Jornadas de Teologia Pastoral CNBB/PUC-Rio refletem em julho sobre saúde mental e crise sócio-econômica 0

Jornadas de Teologia Pastoral CNBB/PUC-Rio refletem em julho

sobre saúde mental e crise sócio-econômica

 

A CNBB e a PUC-Rio realizarão a segunda live das “Jornadas de Teologia Pastoral” no dia 31 de julho, às 15h. Este mês os painelistas serão o Padre Eduardo Calandro, doutor em Teologia e Professor da PUC-Rio, com o tema “Isolamento e saúde mental: desafio pastoral durante e após a COVID-19”; e Fernando Zamban, Assessor Nacional da Cáritas Brasileira, com o tema “Os impactos sócio-econômicos da pandemia nas populações empobrecidas.”

O evento é gratuito e será transmitido, ao vivo, pelas redes sociais da CNBB e do Departamento de Teologia da PUC-Rio: @cnbbnacional e @teologiapucrio. Para quem deseja receber certificado de participação, recomenda-se a inscrição prévia. O certificado será enviado para e-mail informado no formulário digital. Para se inscrever, acesse: https://bityli.com/Fauht .

Pade Eduardo fala sobre a importância da reflexão sobre saúde mental neste tempo de pandemia:

“A COVID -19, além das preocupações quanto à saúde física, traz também preocupações quanto ao sofrimento psicológico que pode ser experienciado devido o isolamento social pela população em geral. Diante disso, vamos refletir  sobre os impactos na saúde mental, bem como os fatores de proteção, possibilidade de superação e resiliência. Também falaremos sobre as intervenções e potencialidades, frente aos desafios  para  a  prática  dos agentes de pastoral  no  contexto  da ação evangelizadora.”

O Assessor Nacional da Cáritas, Fernando Zamban, explica porque é necessário refletir em âmbito pastoral sobre os impactos sócio-econômicos:

“A crise sanitária afeta as populações empobrecidas de uma maneira ainda mais cruel que as demais classes sociais do país. A pandemia, de ordem global, mexeu com as estruturas, não apenas da área da saúde, mas, sobretudo, escancarou desigualdades sociais e econômicas presentes historicamente na vida de brasileiros e brasileiras. As populações pobres são as primeiras a perderem os empregos ou a se exporem ao vírus com a retomada econômica de maneira desordenada. Muitas das pessoas empobrecidas sofrem historicamente com falta de acesso adequado à saúde, educação e saneamento básico, por exemplo, agravando os riscos de contaminação. Estas e outras consequências da pandemia assombram novamente às comunidades carentes com o fantasma da fome que já bate à porta das famílias.”

Os encontros das “Jornadas de Teologia Pastoral CNBB/PUCRio” tiveram início no mês de junho, e acontecerão até o mês de dezembro, com uma live a cada mês. Especialistas e pesquisadores abordarão temas que permitirão um olhar crítico, mas positivo, sobre o atual contexto social e eclesial. Desafios à vida e à vivência cristã, impactos eclesiológicos, experiência sacramental-litúrgica, espiritualidades, práticas pastorais, fé e cultura digital, animação bíblica da pastoral, catequese, dor e sofrimento, serão alguns dos temas apresentados ao longo das Jornadas, que irão acontecer, em cada última sexta-feira do mês, a partir das 15h.

SERVIÇO

Jornadas de Teologia Pastoral CNBB/PUC-Rio Live 2

Evento Gratuito

Local

Redes sociais da CNBB e do Departamento de Teologia da PUC-Rio

@cnbbnacional

@teologiapucrio

Programação

O 2º Painel será no dia 31 de julho, às 15h

Painelistas: Padre Eduardo Calandro, doutor em Teologia e Professor da PUC-Rio, com o tema “Isolamento e saúde mental: desafio pastoral durante e após a COVID-19”; e Fernando Zamban, Assessor Nacional da Cáritas Brasileira, com o tema “Os impactos sócio-econômicos da pandemia nas populações empobrecidas.”

Inscrições

Recomenda-se inscrição para quem quiser receber certificado de participação.

Link: https://bityli.com/Fauht 

Público alvo

Pesquisadores de Teologia, Ciências da Religião, demais áreas correlatas, pastoralistas e agentes de pastoral que se interessem sobre a temática.


 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.