Arquidiocese do Rio de Janeiro

24º 21º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 31/10/2020

31 de Outubro de 2020

Em meio à pandemia, Ambulatório da Providência recebe ajuda da Santa Sé

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

31 de Outubro de 2020

Em meio à pandemia, Ambulatório da Providência recebe ajuda da Santa Sé

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

03/07/2020 00:00 - Atualizado em 06/07/2020 12:22
Por: Redação

Em meio à pandemia, Ambulatório da Providência recebe ajuda da Santa Sé 0

Em meio à pandemia, Ambulatório da Providência recebe ajuda da Santa Sé

Em julho de 2018, o prefeito do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral, Cardeal Peter Turkson, veio ao Rio de Janeiro e visitou o Ambulatório da Providência, em São Cristóvão. Na ocasião, Cardeal Turkson recordou que o trabalho do Ambulatório da Providência se assemelha ao realizado pelo Papa Francisco, no Vaticano.

“Neste ambulatório está o ministério concreto da Arquidiocese do Rio, de como se faz – a exemplo do bom samaritano – a busca pelas pessoas mais necessitadas, que não têm voz, que estão excluídas, porque lhes falta visibilidade. Neste local encontramos uma espécie de paraíso, que me faz recordar a iniciativa do Papa Francisco ao criar um lugar onde as pessoas sem-teto podem fazer a barba, tomar banho, ter assistência médica e todos os serviços”.

Ainda em sua visita, o cardeal também destacou a boa vontade dos voluntários em benefício da missão.

“Providência quer dizer que Deus provê, que Ele vem ao nosso encontro para nos tornar capazes de sair das nossas dificuldades, para podermos fazer algo novo. Os voluntários e assistentes que aqui encontramos atuam com pouquíssimos recursos; os meios não se encontram em abundância, o que se encontra em abundância aqui é a boa vontade dessas pessoas.”

Hoje, em meio a tantas dificuldades enfrentadas no período da pandemia, o Ambulatório da Providência recebeu em junho uma grande ajuda vinda do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral. A contribuição visa ampliar as assistências oferecidas às pessoas em situação social de extrema pobreza, em situação de rua, que se encontram às margens da sociedade.

Segundo Luiza Linhares, médica e diretora do serviço, os recursos vieram em um momento importante. “Estamos enfrentando um dos momentos mais difíceis na Saúde Pública. Está sendo difícil para todos, principalmente para aqueles que não têm praticamente nenhum recurso”, afirmou. Ainda de acordo com ela, “a ajuda vinda da Santa Sé nos motiva a seguir em frente, com força, tendo sempre a certeza de que este trabalho é de Deus e que nós somos apenas instrumentos em Suas mãos”, sublinhou.

No Ambulatório da Providência são fornecidas assistência médica em diversas especialidades: farmacêutica, psicológica, social e religiosa. Além disso, as pessoas em situação de rua podem neste espaço tomar banho, cortar cabelo, ganhar roupas e serem encaminhadas para as casas de acolhida parceiras.




Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.