20 de Janeiro de 2021
FRANCISCANOS LEVAM INFORMAÇÃO E CIDADANIA AOS MAIS POBRES
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.
10/05/2020 00:00
Por: Redação
FRANCISCANOS LEVAM INFORMAÇÃO E CIDADANIA AOS MAIS POBRES 0
A Coordenação de Direito Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação (CODHJUPIC), serviço da Ordem Franciscana Secular (OFS), está distribuindo panfletos e cartazes com orientações para a população em situação de rua para ajudar na prevenção à Covid-19 e também de como realizar inscrição para receber o benefício do Auxílio Emergencial do Governo Federal.
A primeira iniciativa visa ajudar na prevenção e tirar da invisibilidade grupos que vivem em extrema situação de vulnerabilidade social, mais propensos ao contágio e disseminação do vírus pela grande exposição. Muitas vezes, essas pessoas não recebem a devida atenção do poder público. O texto conta com o suporte técnico de médicos, enfermeiros e de outros voluntários que atendem a essas pessoas.
Os panfletos e cartazes são distribuídos e afixados em locais onde os moradores de rua costumam frequentar ou se reunir para buscar alimentos. Entre as orientações, estão os cuidados básicos de higiene e de prevenção como lavar bem as mãos, evitar aglomerações, não compartilhar itens de uso pessoal, evitar cumprimentos, abraçar outras pessoas e colocar o braço sobre a boca ao tossir.
O material também orienta sobre os sintomas e a buscar os serviços públicos de saúde e de assistência social e, no caso de recusa, procurar a Defensoria Pública Estadual.
A segunda iniciativa visa levar informações simples e objetivas para que grupos que também vivem em situação de vulnerabilidade social, para que acessem os seus direitos. Entre as orientações estão informações de critérios para o recebimento do benefício, os links oficiais para a consulta do nome e inscrição no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal, conhecido como CadÚnico, e de como regularizar o CPF na Receita Federal.
O material também orienta contra fraudes, especialmente nesse momento de grave crise que acaba afetando as pessoas que mais precisam de auxílio e buscam os serviços públicos de saúde e de assistência social em todo o país.
Segundo Aline Milani, ministra da fraternidade, essas iniciativas pretendem levar informações simples, objetivas e seguras para uma população negligenciada pelas políticas públicas, marcada pela violação de direitos e com pouco acesso à informação:
“A boa informação é um gesto de solidariedade, especialmente nesse período de isolamento social, que acaba dificultando a obtenção de informações presencialmente. Produzimos esses materiais para que as informação chegue a quem mais precisa. É preciso exigir que os grupos mais vulneráveis recebam proteção social contra qualquer forma de violação de direitos. Isso também é caridade cristã” - declarou.
Os interessados em receber o arquivo desses materiais escreva para ofs.santoantonio@gmail.com ou envie uma mensagem para o Whatsapp (21) 99188-3388.
Deixe seu comentário
Resposta ao comentário de: