Arquidiocese do Rio de Janeiro

28º 22º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 05/04/2020

05 de Abril de 2020

Seminaristas participam de Olimpíadas em Itaipava

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

05 de Abril de 2020

Seminaristas participam de Olimpíadas em Itaipava

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

14/03/2020 00:00
Por: Redação

Seminaristas participam de Olimpíadas em Itaipava 0

Entre os dias 14 e 20 de janeiro ocorreu a XXXI Olimpíadas do Seminário Arquidiocesano de São José, na Fazenda São Joaquim das Arcas, em Itaipava, que fica na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Os seminaristas representaram suas comunidades, disputando jogos, como futsal, handebol, voleibol, basquetebol, polo aquático e cabo de guerra, e alguns esportes individuais, como corrida rústica, corrida de velocidade, arremesso de peso, tênis de mesa, dentre tantos outros.

Anualmente, os Jogos Olímpicos marcam o retorno dos seminaristas às suas atividades formativas, dentre as quais a participação e a cooperação nas disputas esportivas, o que certamente ajuda a desenvolver muitas aptidões e bons hábitos nos candidatos ao sacerdócio ministerial.

O seminarista Daniel Nascimento de Paula, de 23 anos, da Comunidade São Josemaría Escrivá, relatou acerca da sua participação nas Olimpíadas: “É interessante perceber que, mesmo com o passar do tempo, estar em mais uma edição das Olimpíadas do Seminário São José traz ao meu coração a oportunidade de fazer memória das maravilhas que Deus fez em minha história até o presente momento. Além disso, ver a chegada de novos irmãos e vivenciar o clima de fraternidade e de oração nos levam a experimentar o amor de Deus em atividades do cotidiano, como bem nos ensina São Josémaria Escrivá”.

A semana de convivência e prática de esportes também é uma excelente oportunidade para desenvolver e ampliar os relacionamentos fraternos e salutares entre os seminaristas, bem como os bons e frutuosos relacionamentos de confiança dos seminaristas para com seus formadores, os quais se fazem presente durante toda a semana, seja assistindo, jogando ou impulsionando seus formandos nas animadas e fortalecedoras torcidas durante os Jogos. O seminarista Marcos Paulo Ferreira Marins, de 18 anos, da Comunidade São Padre Pio, relatou o seguinte: “Penso que a experiência de poder ter participado desta Olimpíada será inesquecível, pois além de fazer uma das coisas que eu mais tenho prazer de fazer, que é praticar esportes, têm-se um clima de fraternidade e de muita acolhida por parte de todos os seminaristas do seminário maior, em especial os da minha comunidade São Padre Pio, que me acolheram muito bem neste período. Não posso deixar de lembrar de todos os padres que me ajudaram a chegar até aqui, em especial o padre Leonardo Machado, e de toda a comunidade formadora. Agradeço igualmente ao professor Júlio e ao Carlos, que ajudaram a engrandecer e a levar com seriedade esta semana”.

Além de todos os jogos e da experiência de crescimento e amadurecimento na vida fraterna, os seminaristas também puderam participar de diversos momentos de espiritualidade, como a Oração do Lucernário, do Terço Mariano, na Gruta de Nossa Senhora, e demais momentos de oração que já fazem parte da rotina comum de um seminarista. “A rotina que manteve um justo equilíbrio entre a vida de oração, as atividades esportivas, a vida comunitária e o lazer me impulsionou a dizer mais uma vez o meu sim diário a Deus na adesão cotidiana ao que a Santa Igreja propõe como fundamental para o nosso caminho formativo”, relatou o seminarista Addae Vinícius Santos Silva, de 28 anos, da Comunidade São Padre Pio.

No último dia, cada comunidade elabora uma apresentação lúdica para encerrar a semana de Jogos Olímpicos com uma disputa teatral no auditório da fazenda. Este dia também foi marcado pela presença do bispo referencial para o seminário, Dom Roque Costa Souza, que presidiu às Vésperas, recordando aos seminaristas a importância da virtude da humildade e da fidelidade à vocação recebida.

É perceptível que existem diversos elementos essenciais à vida sacerdotal e que podem ser desenvolvidos durante a semana dos Jogos Olímpicos, como a determinação, a perseverança, o foco, a fortaleza nos combates, a oração em todas as circunstâncias e o apoio fraterno na luta pela vida de santidade.

Por isso, é sempre uma grande alegria para os seminaristas e formadores iniciarem mais um novo ano formativo com esta semana de oração, trabalho e fraternidade.

Comunicação do Seminário São José


Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.