Arquidiocese do Rio de Janeiro

28º 22º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 05/04/2020

05 de Abril de 2020

Centro Loyola promove visitas guiadas em igrejas históricas do Rio

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

05 de Abril de 2020

Centro Loyola promove visitas guiadas em igrejas históricas do Rio

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

22/02/2020 00:00
Por: Redação

Centro Loyola promove visitas guiadas em igrejas históricas do Rio 0

O Centro Loyola de Fé e Cultura, vinculado à Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), que no dia 7 de março estará celebrando 26 anos de funcionamento, promove quatro visitas guiadas em igrejas do Rio de Janeiro. Em cada visita há um investimento de R$ 30. Em todas as visitas recomendamos o uso de calçados confortáveis e roupas adequadas ao local.

Mais informações pelos telefones: 3527-2010, 3527-2011 e 3527-2012, por e-mail
cloyola@puc-rio.br e no site http://www.centroloyola.puc-rio.br .

Convento de Santo Antônio
Será no dia 21 de março, das 9h30 às 11h30, com encontro, às 9h15, em frente ao convento, que fica no Largo da Carioca, s/n, próximo ao Metrô Carioca.

Nesta visita será contemplada a arquitetura e a arte religiosa conventual franciscana a partir da cultura, fé e espiritualidade. O percurso incluirá a igreja, parte do claustro, onde estão belíssimas capelas, e a sacristia. O conjunto franciscano é lugar de fé, piedade antoniana e faz parte da história religiosa, política, social e cultural do país. Nas dependências do convento Dom Pedro I redigiu a carta do Fico. Lá também, em 1762, Frei Galvão foi ordenado sacerdote. A visita será acompanhada pelo frei Roger Brunório, ofm., que além da formação em filosofia e teologia nos Institutos Franciscanos, é museólogo pela Unirio.

Igreja de Santa Rita de Cássia
Será no dia 3 de abril, das 13h às 15h, com encontro, às 12h45, no Largo de Santa Rita, no Centro, próximo às ruas Marechal Floriano e Miguel Couto.

É uma das mais belas igrejas do centro do Rio de Janeiro, que guarda elementos da primeira aparição do estilo rococó na América, e teve um papel importante no tempo colonial que se expandiu até o Valongo, local que recebia os escravos no Rio.
O palestrante será o arquiteto e urbanista pela UFF, João Carlos Nara Júnior, licenciado em história pela UniRio e mestre em arqueologia pelo Museu Nacional/UFRJ.

Santuário Basílica de São Sebastião
Será no dia 9 de maio, das 9h30 às 11h30, na Rua Haddock Lobo, 266, na Tijuca.
Localizada na Tijuca, a basílica foi construída após a demolição, em 1922, da Igreja de São Sebastião do Rio de Janeiro que existia no Morro do Castelo. A nova igreja dedicada ao padroeiro da cidade foi construída entre 1928 e 1931, e seu interior é decorado com vitrais, mosaicos e mármores. Hoje, ela abriga objetos históricos e artísticos retirados da igreja demolida, como o marco de pedra da fundação da cidade, a lápide de Estácio de Sá e a imagem original de São Sebastião.

O palestrante será o arquiteto Fábio Sotero, especialista em arte sacra e espaço litúrgico pela PUC-RS.

Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro
Será no dia 30 de maio, das 9h30 às 11h30, com encontro, às 9h15, em frente à igreja, que pode ser acessada pelo plano inclinado do Outeiro da Glória, pela escadaria, na Rua do Russel ou ainda pela Ladeira da Glória. Fica próxima ao Metrô da Glória.
É uma viagem no tempo através da arquitetura, também conhecida pelo título de imperial. Inaugurada em 1739, com a planta formada por dois octógonos, foi a igreja preferida da Família Real e, atualmente, é tombada pelo Iphan. Ela é considerada uma das joias da arquitetura colonial no Brasil.

O frei Roger Brunório, ofm guiará a visita.

Da Redação
 
Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.