Arquidiocese do Rio de Janeiro

27º 22º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 23/01/2020

23 de Janeiro de 2020

Fiéis da Tijuca em festa pelo centenário paroquial

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

23 de Janeiro de 2020

Fiéis da Tijuca em festa pelo centenário paroquial

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

13/12/2019 12:20
Por: Redação

Fiéis da Tijuca em festa pelo centenário paroquial 0

Os fiéis da comunidade paroquial de Nossa Senhora da Conceição, na Tijuca, estão em festa com as comemorações do centenário da paróquia, criada no dia 15 de dezembro de 1919, pelo primeiro cardeal da Arquidiocese do Rio de Janeiro e da América Latina, Dom Joaquim Arcoverde.

No dia 15 de dezembro, haverá missa solene, às 10h, presidida pelo padre Fernando Freire, seguida por uma sessão do documentário “100 anos de Matriz na Tijuca”. Outra missa solene acontecerá, às 18h30, presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta.

As exposições de fotografias históricas da paróquia e pinturas da artista plástica Lili Rose, retratando a história do bairro da Tijuca, serão realizadas no salão paroquial.

Segundo o pároco, padre Pero Nunes de Almeida, os trabalhos para a construção da igreja começaram em 1880, quando um grupo de fiéis fundou uma irmandade voltada à sua construção, em um terreno doado pelo Visconde de Figueiredo. Dependendo exclusivamente de doações particulares, as obras foram paralisadas por três anos, entre 1886 e 1889, por falta de recursos. A construção foi retomada com algumas alterações no projeto, dando um estilo mourístico ao edifício de arquitetura italiana. A construção contou com contribuições da Princesa Isabel e do primeiro presidente do Brasil, marechal Deodoro da Fonseca, que esteve na quermesse para arrecadação de recursos.

“O mais interessante sobre o grupo que formou a igreja é que ele não queria organizar mais uma irmandade. Por isso, o compromisso era que, quando a igreja ficasse pronta e se tornasse uma paróquia, então deixaria de existir a irmandade dedicada a Nossa Senhora da Conceição, como de fato aconteceu. Em 1919, a igreja foi elevada à condição de paróquia e a irmandade foi dissolvida. No decreto assinado pelo Cardeal Arcoverde consta a denominação Parochia Matriz de Nossa Senhora da Conceição do Andarahy Pequeno e Tijuca. Em 1980, o então pároco, cônego Honório Joaquim de Moura, celebrou o centenário do início da construção da igreja”, disse o pároco.

Na missa em ação de graças pelo centenário da paróquia, padre Pedro Nunes disse que será uma oportunidade para bendizer a Deus por todos os fiéis e párocos que deram suas contribuições na formação da comunidade como povo de Deus e também na construção da primeira capela, depois, no prédio da matriz até a igreja atual.

“Temos muita gratidão por todos os fiéis e párocos que passaram pela paróquia. Entre os párocos, destacamos o sucessor do padre Honório, padre Ricardo Pereira Calvo, o pároco que mais tempo ficou à frente desta paróquia, na qual permaneceu por quase 30 anos. Deixamos o registro de sua atuação na manutenção e melhora do conjunto arquitetônico da matriz da Tijuca, e de sua atuação administrativa. Graças a sua administração temos o conjunto como se apresenta atualmente”, disse padre Pedro Nunes.

Para o padre Pedro Nunes, a paróquia está vivendo uma renovação positiva, principalmente no contexto pastoral: “Nossa paróquia está em um momento muito bonito de renovação pastoral. Voltaram a funcionar, graças a Deus, O Encontro de Adolescentes com Cristo e o Encontro de Casais com Cristo. A Catequese de Iniciação Cristã para jovens e adultos e a Perseverança, mas faltavam algumas pastorais para dinamizar a comunidade, inclusive a Pastoral Social. Também foi fortalecido o Apostolado de Oração, a Pastoral da Terceira Idade, o Terço dos Homens e das Mulheres. São vários grupos que estão dando um sentido de capilaridade à organização paroquial, com vários serviços e atividades. Iluminada pelo Espírito do Senhor e com o apoio da comunidade paroquial, a paróquia está em constante movimento de renovação, que tem um grande potencial na sua missão. Precisamos agora aproveitar o espaço da igreja para que a pastoral possa desempenhar com mais dinamismo, fervor e criatividade a missão principal da Igreja, que é o anúncio do Evangelho.

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição fica na Rua Conde de Bonfim, 987, na Tijuca.

João Guilherme Novais
 
Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.