Arquidiocese do Rio de Janeiro

31º 22º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 29/03/2020

29 de Março de 2020

Santuário de Loreto, na Freguesia, celebra Ano Jubilar

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

29 de Março de 2020

Santuário de Loreto, na Freguesia, celebra Ano Jubilar

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

06/12/2019 14:44
Por: Carlos Moioli

Santuário de Loreto, na Freguesia, celebra Ano Jubilar 0

O Santuário e Paróquia Nossa Senhora de Loreto, na Freguesia, em Jacarepaguá, celebrará, no dia 10 de dezembro, a festa da padroeira, que foi antecedida por novenário, com a presença de sacerdotes convidados. Neste ano, as reflexões aconteceram à luz do tema geral: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo” (Lc 1,28). Na programação do dia da padroeira, haverá missa solene, às 7h, recitação do Rosário, às 8h, terço de Nossa Senhora de Loreto, às 10h, Oração do Ângelus, às 12h, Hora da Misericórdia, às 15h, Terço Mariano, às 18h30, e missa solene, às 20h, presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta.

Segundo o reitor e pároco, padre Sebastião Noronha Cintra, a festa da padroeira 2019 tem o objetivo de preparar os fiéis para o Ano Jubilar do Santuário e Paróquia Nossa Senhora de Loreto na Arquidiocese do Rio de Janeiro, com uma programação diferenciada, em sintonia com o Ano Lauretano, que terá início no Santuário de Loreto, na Itália, com a abertura da Porta Santa, no dia 8 de dezembro de 2019, e se concluirá no dia 10 de dezembro de 2020.

“É uma alegria celebrar nosso Ano Jubilar na arquidiocese em sintonia com o jubileu Lauretano do Santuário de Loreto, na Itália, que foi convocado pelo Papa Francisco, por ocasião das comemorações do centenário da proclamação de Nossa Senhora de Loreto como padroeira dos aviadores e de todos os que viajam de avião, a ser celebrado no dia 24 de março de 2020. A nossa programação arquidiocesana, porém, têm como celebração central os 50 anos do Santuário de Loreto, em 10 de dezembro de 2020. O nosso santuário foi criado por Dom Jaime de Barros Câmara no dia 17 de outubro de 1970, a pedido da Aeronáutica do Brasil, e proclamado em 10 de dezembro de 1970”, disse padre Sebastião.

Ano Jubilar
O Ano Lauretano na Itália será realizado de 8 de dezembro de 2019 até 10 de dezembro de 2020. Já o Ano Jubilar do Santuário de Loreto da Arquidiocese do Rio acontecerá de 1º de fevereiro de 2020 a 6 de março de 2021.

“Estaremos celebrando em unidade com o santuário italiano de Loreto, mas acrescentamos na programação outras datas jubilares para compor o nosso Ano Jubilar na arquidiocese. São datas relacionadas à padroeira, ao santuário e aos Padres Barnabitas que administram a paróquia desde 1921”, salientou padre Sebastião.

Padre Sebastião acrescentou que por ser Ano Jubilar, o Papa Francisco, por meio da Penitenciaria Apostólica, “fez concessão da indulgência plenária para todos os que visitarem o Santuário de Loreto, na Itália, estendendo também para as capelas dos aeroportos e das unidades da aeronáutica militar. Nosso arcebispo, Dom Orani, pediu diretamente à Penitenciaria Apostólica a concessão da indulgência plenária também para o nosso jubileu, o que foi concedido”, destacou.

Programação no Rio
O jubileu começará no dia 1º de fevereiro de 2020, com a celebração do aniversário de 70 anos de profissão religiosa do irmão Mário dos Reis Gregório; no dia 24 de março de 2020, será o centenário do título de Nossa Senhora de Loreto como padroeira dos aviadores; no dia 17 de setembro de 2020, o jubileu de 50 anos de ordenação do reitor e pároco do santuário, padre Sebastião Noronha Cintra; no dia 17 de outubro de 2020, o jubileu de 50 anos de ordenação do vigário paroquial, padre Luiz Antônio do Nascimento Pereira, no dia 10 de dezembro de 2020, os 50 anos da proclamação do título do Santuário de Loreto, na Freguesia, no Rio, e no dia 6 de janeiro de 2021, o centenário da chegada dos Padres Barnabitas à Paróquia de Loreto, na Freguesia; e concluindo no dia 6 de março de 2021 com o aniversário dos 360 anos da fundação da paróquia, erigida em 1661, a quarta mais antiga da Arquidiocese do Rio.

Padroeira dos aviadores
Segundo padre Sebastião, o título de Nossa Senhora de Loreto como padroeira dos aviadores, foi “concedido pelo Papa Bento XV, em 1920, a pedido dos aviadores veteranos que sobreviveram à Primeira Guerra Mundial”. Já o decreto de elevação da paróquia em santuário, no Rio de Janeiro, em 1970, foi um pedido da Aeronáutica brasileira, concedido por Dom Jaime de Barros Câmara, “que o tornou santuário perpétuo e nacional”.
A partir deste ano, a memória facultativa da Virgem de Loreto, por decreto assinado pelo Papa Francisco, no dia 31 de outubro de 2019, foi inscrita no Calendário Romano Geral a ser celebrada anualmente no próprio dia da festa, 10 de dezembro.

Origem da devoção
Quando o Papa Bento XV declarou a Virgem de Loreto como padroeira principal junto de Deus, de todos os viajantes de avião, a Aeronáutica Militar italiana não era ainda uma Força Armada, mas desde o momento da sua fundação, o que aconteceu três anos depois, em 28 de março de 1923, em todos os seus departamentos se venerava a Virgem Lauretana.

“O título de padroeira dos aviadores está ligado à tradição da ‘casa voadora’. Conta-se que a casa onde viveu a Sagrada Família, em Nazaré, na Palestina, apareceu milagrosamente em Loreto, na Itália. Ela foi salva pelos anjos no século XIII, quando invasores destruíam muitos dos lugares santos. Estudos recentes, porém, com segurança histórica, comprovam que as pedras da casa foram trazidas como relíquias pelos cruzados, soldados que lutavam para proteger os lugares santos, e em Loreto, na Itália, houve a reconstrução dela. É uma devoção antiga e muito importante que permanece viva até hoje”, recordou padre Sebastião.

Carlos Moioli


Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.