Arquidiocese do Rio de Janeiro

31º 22º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 12/12/2019

12 de Dezembro de 2019

Força no esporte: Pastoral do Menor renova parceria com a Marinha

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

12 de Dezembro de 2019

Força no esporte: Pastoral do Menor renova parceria com a Marinha

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

18/11/2019 11:48
Por: Carlos Moioli

Força no esporte: Pastoral do Menor renova parceria com a Marinha 0

O arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, esteve presente na cerimônia de renovação da assinatura do termo de parceria com a Marinha do Brasil, realizada no dia 6 de novembro, no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), com sede na Avenida Brasil, 10.590, na Penha. Também estavam presentes, representando a Pastoral do Menor, o assistente eclesiástico, padre Aldo de Souto Santos, e a coordenadora técnica, Geovana Silva. 

Acolhida pelo contra-almirante e fuzileiro naval Marcelo Guimarães Dias, comandante do Cefan, a cerimônia também marcou os 10 anos de parceria entre a Arquidiocese do Rio, por meio da Pastoral do Menor, com o Programa Forças no Esporte (Profesp), atendendo 510 crianças e adolescentes nas áreas de cultura, lazer, esporte e cidadania.

“Temos a alegria de celebrar os 10 anos dessa profícua parceria entre Arquidiocese do Rio e a Marinha do Brasil por meio do Cefan, que proporciona a oportunidade da prática esportiva e da defesa de uma vida mais saudável. Nós procuramos transmitir valores, princípios e formar as pessoas na busca de construir uma sociedade melhor, um país mais forte e próximo, beneficiando a todos os brasileiros”, disse o contra-almirante Marcelo Guimarães.
Dom Orani também manifestou sua alegria pela renovação da parceria e pelo número de crianças e adolescentes beneficiados, destacando que, embora o trabalho não seja a missão dos quartéis das Forças Armadas, é feito com muito amor e somente por voluntários.

“Agradecemos pelos frutos já conseguidos, sinais de esperança e de confiança. É muito bom ver nossos jovens sendo encaminhados na vida graças a essa parceria. Ao todo são 15 organizações militares no território do Rio que trabalham com mais de duas mil crianças e adolescentes. Vemos que os comandantes e os militares envolvidos são felizes por realizar este trabalho social. Também é muito bonito o trabalho da Pastoral do Menor, que acompanha as crianças e as famílias. Pedimos a Deus que esta parceria possa ainda produzir muitos frutos”, disse o arcebispo.

Após a assinatura, Dom Orani também participou da abertura da primeira edição dos Jogos Regionais do Profesp - área Rio-2019, quando foi feito o juramento do atleta e o acendimento da Pira Olímpica. O evento foi organizado em comemoração aos 100 anos do Abrigo do Marinheiro, com participação de 940 crianças e jovens beneficiados pelo Profesp, e conduzido em 15 organizações militares da Marinha do Brasil, em parceria com a Arquidiocese do Rio.

“Estamos celebrando 10 anos de parceria com a Arquidiocese do Rio por meio da Pastoral do Menor, que tem tido uma grande importância na seleção e escolha das crianças que vêm participar do nosso projeto social. A Pastoral do Menor também faz a interlocução com outras instituições para conseguir apoio em aulas de reforço em português, matemática e informática. Esse programa é um sucesso porque trabalhamos não só por meio do esporte, mas por meio de palestras motivacionais sobre as virtudes e a formação do caráter dessas crianças. O resultado é muito positivo. Vemos resultados expressivos não só na área desportiva, mas também acadêmica. Crianças fazendo concursos públicos para colégios particulares, ganhando prêmios em concursos literários e algumas até ingressando na vida militar”, disse o coordenador do Programa Força no Esporte do Cefan e da Marinha no Estado do Rio, comandante José Reis.

Reportagem: Paulo Ubaldo
Texto: Carlos Moioli




 
Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.