Arquidiocese do Rio de Janeiro

28º 22º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 13/11/2019

13 de Novembro de 2019

São Martinho: 35 anos transformando vidas

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

13 de Novembro de 2019

São Martinho: 35 anos transformando vidas

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

08/11/2019 16:56
Por: Redação

São Martinho: 35 anos transformando vidas 0

A vulnerabilidade social na infância e na juventude é uma situação que precisa ser enfrentada todos os dias. Para atuar nessa realidade, levando a Boa Nova que transforma vidas, nasceu há 35 anos, no dia 11 de novembro, a Associação Beneficente São Martinho, uma obra social da Província Carmelitana de Santo Elias, da Ordem do Carmo.

Para comemorar a data de sua fundação, os anos de trabalho e as conquistas dessas três décadas e meia, será realizada no dia 11 de novembro, memória de São Martinho, às 15h, uma missa em ação de graças, presidida pelo bispo auxiliar do Rio Dom Paulo Celso Dias do Nascimento, e concelebrada pelo diretor da Associação Beneficente São Martinho, frei Adailson Santos, O.Carm. A Eucaristia será celebrada na Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro, na Rua da Lapa, 8, no Centro.

Para que todos tenham vida
A instituição nasceu em 1984, após um grupo de educadores sociais iniciarem um trabalho de abordagem de crianças nas ruas, inspirado na Campanha da Fraternidade daquele ano, cujo lema foi “Para que todos tenham vida”.

Vivendo exclusivamente de doações, desde então, a São Martinho realiza suas atividades visando o desenvolvimento integral e a garantia dos direitos de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. O trabalho que desenvolve tem como pontos altos: o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários; a inclusão profissional, cultural e esportiva dos beneficiários; e, claro, a vivência espiritual, pois sendo uma instituição de origem religiosa, seus colaboradores e voluntários pautam suas atuações no testemunho do amor de Deus e no serviço ao próximo.

Só em 2018, foram 1.803 beneficiários e 5.476 atendimentos realizados, sempre com muito afeto e carinho. Além disso, os adolescentes e jovens receberam instrução e verdadeiramente tiveram suas vidas transformadas através do trabalho realizado pelos eixos do projeto social: abordagem, núcleo de acompanhamento interdisciplinar, Educagente e profissionalização.

A Associação São Martinho é reconhecida por órgãos de assistência social, na cidade e no Estado do Rio de Janeiro, como uma instituição de referência no atendimento e na defesa dos direitos da infância e da juventude. Em 2019, recebeu da Cáritas Suíça o prêmio Prix Cáritas 2019. Esta é uma premiação que reconhece personalidades, por um compromisso admirável, um excelente trabalho no campo social e cooperação para o desenvolvimento intercultural. Os vencedores são caracterizados por seu compromisso inovador e sustentável.

Colaboração: Tatiana Galdino e Andréia Gripp


Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.