Arquidiocese do Rio de Janeiro

37º 19º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 14/10/2019

14 de Outubro de 2019

Arquidiocese do Rio promove mais um seminário de comunicação

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

14 de Outubro de 2019

Arquidiocese do Rio promove mais um seminário de comunicação

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

07/10/2019 00:00
Por: Redação

Arquidiocese do Rio promove mais um seminário de comunicação 0

‘O Desafio do Século XXI: Pessoas e habilidades, cultura da instituição e boas estratégias’

Anualmente, a Arquidiocese do Rio de Janeiro organiza o Seminário de Comunicação para participantes de todo o Brasil. É um evento que reúne por três dias os principais responsáveis dos departamentos de comunicação das (arqui)dioceses, congregações religiosas, institutos e pessoas interessadas na comunicação institucional da Igreja.

O Seminário de Comunicação tem como principal objetivo ser um canal de colaboração para a Igreja no Brasil, de forma acadêmica e prática no âmbito da comunicação.

Nesta sexta edição, que se realizará de 15 a 18 de outubro de 2019, no Centro de Estudos e Formação do Sumaré, no Rio Comprido, o tema escolhido é “O Desafio do Século XXI: Pessoas e habilidades, cultura da instituição e boas estratégias”. Para este seminário, alguns profissionais das diversas áreas da comunicação, ligados com o tema central do evento, foram convidados para conduzir os participantes.

Durante o evento será realizado um workshop, na Rocinha, uma das maiores comunidades do país, situada entre os bairros da Gávea e São Conrado, na Zona Sul, que marca um profundo contraste urbano na paisagem da região. Para esse dia, a coordenação pede que cada participante leve três livros para serem doados à comunidade.

Inscrições
As inscrições continuam abertas somente com direito à participação nas palestras, atividades externas e refeições. As vagas com direito à hospedagem estão encerradas. Mais informações pelo e-mail seminariodecomunicacao@arquidiocese.org.br ou pelo telefone: (21) 3916-3179 (Heloísa Fragoso).

Programação
O seminário será aberto no dia 15 de outubro, às 20h, pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, seguido da conferência “Jornalismo de investigação e fake news”, ministrada por Bárbara Libório.

Na manhã do dia 16 de outubro, após a celebração eucarística, haverá as conferências “A comunicação institucional na cultura digital: novas exigências, novas competências, novas prioridades” e “Comunicação e vulnerabilidade: reflexões para os departamentos de Comunicação da Igreja”, ambas ministradas por Marc Carroggio. À tarde, as conferências “Gestão no Século XXI: Pessoas e habilidades em primeiro lugar”, ministrada por Veronica Machado; “Metodologias ágeis: uma resposta aos novos tempos e todos informados sobre seus papéis na instituição”, por Marcius Viana; e “Comunicação e governo: gestão e estratégias para os departamentos de comunicação”, por Leonel Azevedo de Aguiar. Já à noite, haverá adoração ao Santíssimo; a participação das Pontifícias Obras Missionárias, terminando com o filme “Beleza oculta” (Collateral Beaty), com Will Smith.

Na manhã do dia 17 de outubro, haverá as conferências “Igreja católica: Principais dilemas e paradoxos na comunicação religiosa”, ministrada pela irmã Helena Corazza; e “As estratégias certas para cada fase da comunicação: organizar e aperfeiçoar as táticas”, por Cida Malka e Suene Siqueira. À tarde, haverá workshop na comunidade da Rocinha, sob a direção de Edu Carvalho.

No dia 18 de outubro, haverá missa presidida por Dom Orani; a conferência “A construção de uma história se faz com pessoas”, sob a condução de Adionel Carlos da Cunha e Gustavo de Oliveira; conclusão; Ângelus e despedida.
Padre Arnaldo Rodrigues

Box
Confira palestrantes que já confirmaram a presença:
Bárbara Libório - Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e especializada em jornalismo de investigação, dados e visualização pela Universidad Rey Juan Carlos e pela escola de jornalismo da Unidad Editorial, dona do jornal espanhol “El Mundo”. Atualmente, é editora-assistente do site da “Época”, revista semanal do Grupo Globo. É fellow do Edward R. Murrow Program for Journalists, programa do Departamento de Estado dos Estados Unidos para jornalistas internacionais.

Edu Carvalho - Repórter do site faveladarocinha.com e ativista social, apaixonado por jornalismo desde a infância, retrata assuntos do dia a dia em sua escrita do local onde reside: a favela da Rocinha. Carrega em sua bagagem participações em eventos como Onda Cidadã no Cariri, Bienal do Livro e Flip e Flupp.

Helena Corazza - Pertence à congregação das Irmãs Paulinas. Doutora em ciências da comunicação pela ECA-USP, jornalista, diretora do Serviço à Pastoral da Comunicação (Sepac), onde ministra cursos de formação para lideranças e cursos a distância; docente no Instituto Teológico São Paulo (Itesp); primeira presidente da Signis-Brasil, 2010 – 2016, e participou da equipe de assessoria ao Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (2014).
Marc Carroggio - Professor de comunicação e governo das intituições – Universidade Santa Croce, Roma. Licenciado em ciências da comunicação pela Universidade de Navarra (Espanha, 1991). Bolsista do Comitê Olímpico Internacional (Lausanne, Suíça, 1993). Doutor em ciências da comunicação pela Universidade de Navarra (Espanha, 1995).

Marcius Viana - Cofundador do Grupo Sal, com especialização em planejamento estratégico. Antes, general manager em Campos Mello, em cooperação com DLA Piper e Strategic Planning Manager na Sá Cavalcante Group.

Verônica Machado (Koca) - Sócia executiva do Grupo Sal e professora da ESPM. É publicitária, com mestrado em gestão da economia criativa e MBA em planejamento estratégico. Além de sócia executiva do Grupo Sal, é professora da ESPM há 10 anos. Dirige aulas sobre técnicas de produção audiovisual, unidas à prática executiva e operacional.

Leonel Azevedo Aguiar - Jornalista e professor do programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio. Possui doutorado e mestrado em comunicação e cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com graduação em comunicação social/jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisa sobre temas vinculados ao campo dos estudos em jornalismo, com ênfase nas teorias do jornalismo.

Cida Malka e Suene Siqueira - São profissionais múltiplos com experiência no setor de eventos e atuaram em alguns dos mais emblemáticos eventos do Rio, como a Bienal do Livro, Geek&Game Rio Festival e Rio Matsuri Festival de Cultura Japonesa.


 
Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.