Arquidiocese do Rio de Janeiro

37º 19º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 14/10/2019

14 de Outubro de 2019

Círio de Nazaré em Copacabana

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

14 de Outubro de 2019

Círio de Nazaré em Copacabana

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

03/10/2019 15:12
Por: Fonte: Pascom SPA – Frederico Nery

Círio de Nazaré em Copacabana 0

A festividade do Círio de Nazaré é realizada sempre no segundo domingo de outubro, em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará. Em Copacabana, com o número elevado de paraenses morando no bairro, o pároco criou o Círio de Nazaré também aqui, e já se tornou tradição no bairro.

Os festejos englobam a Missa do Envio; a visita da imagem de Nossa Senhora de Nazaré às residências para a preparação do Círio; o Auto do Círio; a Trasladação (procissão das velas); a troca do Manto; a tradicional procissão de domingo, com o Círio pela orla de Copacabana; e finaliza com o ReCírio (festa de comidas típicas do Norte), na Paróquia São Paulo Apóstolo, situada na rua Barão de Ipanema, 85, em Copacabana.

Desde o mês de agosto, já se realizaram algumas dessas manifestações, como a missa com a Imagem Peregrina de Belém e bênção das imagens do Envio, celebrada pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, na Paróquia São Paulo Apóstolo.

O Círio é movido pela devoção e, contribuindo com essa veneração, existem voluntários que levam a mensagem de amor e fé em Nossa Senhora de Nazaré aos lares cariocas. Esses mensageiros são conhecidos como dirigentes de peregrinação e têm a tarefa de cumprir a missão dada por Jesus: “Ide e evangelizai”. Houve ainda a encenação teatral do Auto do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, apresentada na nave central, também na Igreja São Paulo Apóstolo.

No mês de outubro, dia 12 às 17h, será a Missa da Trasladação com a troca do Manto. A Trasladação propriamente dita, logo após a missa, seguirá pelas ruas Leopoldo Miguez, Bolívar, Barata Ribeiro e Barão de Ipanema.

No dia 13, às 9h, a Missa do Círio, em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, será na mesma Paróquia São Paulo Apóstolo. Após a missa, sairá a procissão do Círio em direção à Paróquia Nossa Senhora de Copacabana, seguindo pelas ruas Leopoldo Miguez, Constante Ramos, avenida Atlântica e Hilário de Gouveia.

ReCírio, a festa de comidas típicas do Norte, no dia 20, marcará um momento de grande alegria e descontração, com músicas, danças e comidas típicas do Norte.

Fonte: Pascom SPA – Frederico Nery


 
Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.