Arquidiocese do Rio de Janeiro

28º 18º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 17/11/2019

17 de Novembro de 2019

A crise socioambiental em debate na PUC-Rio

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

17 de Novembro de 2019

A crise socioambiental em debate na PUC-Rio

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

18/09/2019 14:33 - Atualizado em 18/09/2019 16:26
Por: Redação

A crise socioambiental em debate na PUC-Rio 0

O Arcebispo do Rio, e Grão-Chanceler da PUC-Rio, Cardeal Orani João Tempesta, participou da cerimônia de abertura do VII Congresso da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE), no ginásio da universidade, no Campus Gávea, na noite de segunda-feira, dia 17 de setembro. O evento aconteceu até o dia 20 de setembro e teve como tema "Religião e crise socioambiental". Mais de 600 participantes de todo o território nacional participaram, entre pesquisadores, professores e agentes pastorais interessados na temática.

"Os tópicos 'Religião' e 'Crise Socioambiental', que veremos interligados, se situam no influxo do pensamento do Papa Francisco sobre a atual questão ecológica, que ele tematizou a partir da sua Encíclica Laudato Si’. Trata-se de um documento que marcou o pontificado de Francisco, na sua relação com o mundo contemporâneo, confirmando o que todos reconhecem, desde que ele assumiu a cátedra de Pedro: o Papa é uma das maiores lideranças atuais, neste nosso tempo tão carente de personagens que possam exercer uma influência verdadeiramente voltada para a defesa dos mais nobres valores humanos", disse Dom Orani.

O Cardeal felicitou à Anptecre e à PUC-Rio pela realização do evento e destacou a importância do Congresso para a reflexão acadêmica no Brasil.
"A partir de hoje, este VII Congresso da ANPTECRE pode tornar-se um celeiro de propostas para que a religião, e as diversas formas de diálogo aqui previstas, venham a contribuir efetivamente com a formação de uma nova mentalidade socioambiental. Uma vez que o ponto de partida do nosso Congresso para orientar essa abordagem ecológica é a religião, cabe destacar aqui a importância do diálogo ecumênico e inter-religioso nas reflexões, propostas e mesmo nas ações que possam ser implementadas nesse cuidado com a nossa 'casa comum'”, disse.

O Programa de pós-graduação em Teologia da PUC-Rio, pioneiro no campo de estudos desta área, está prestes a completar 50 anos de atuação e hoje é uma referência nacional, contando com mais de 100 pesquisadores docentes e discentes,. É o maior do país.

Além do Cardeal, compuseram a mesa de abertura o reitor da PUC-Rio, Padre Josafá Carlos de Siqueira, SJ; o coordenador da Área 44 da Capes, que compreende o cursos de Teologia e Ciências da Religião, professor Flávio Senra; o presidente e a vice-presidente do Conselho Diretor da Anptecre, respectivamente Padre Abimar Oliveira de Moraes (que também é coordenador de graduação do Departamento de Teologia da PUC-Rio) e professora Carolina Teles Lemos; e a coordenadora de Pós-Graduação do Departamento de Teologia da PUC-Rio, Professora Maria Teresa de Freitas Cardoso. Cada membro dirigiu algumas palavras ao público. O mestre de cerimônia foi o diretor do Departamento de Teologia e coordenador do VII Congresso, Padre Waldecir Gonzaga.

Logo após a abertura do evento, houve a primeira conferência, ministrada pelo professor Dr. Padre José Ivo Follman, SJ, da UNISINOS. Doutor pela Universidade Católica de Louvain, Bélgica, ele tem pesquisas e atuação em diversidade religiosa, transdisciplinaridade, diálogo inter-religioso, processos de identidade, relações étnico-raciais, políticas sociais, justiça socioambiental e planejamento estratégico. O sacerdote falou sobre "A crise socioambiental: causas, desafios e perspectivas".

"Vivemos uma grande crise. Uma crise humana e socioambiental. Não há duas crises separadas: uma social e uma ambiental. É uma única crise, e assim precisamos entendê-la para enfrentá-la", disse o pesquisador, aprofundando o tema de sua conferência.

"Vivemos em uma sociedade vítima de injustiças sociais e injustiças ambientais tremendas. E por isso, colocando-nos em uma perspectiva de ecologia integral, devemos falar em injustiças socioambientais", completou.

Após a conferência houve um momento cultural, com a apresentação do Coral Uma Só Voz, formado por pessoas em situação de rua, ou que já tenham passado por essa realidade.

O Congresso da Anptecre prosseguiu até a sexta-feira, com 10 Grupos de Trabalho, 14 Sessões Temáticas e diversas apresentações culturais.
A coordenação do evento enviou ao Cardeal Orani João Tempesta uma mensagem de agradecimento pelo seu apoio e incentivo.

Confia o texto:
" Prezado Dom Orani João Tempesta,
Em nome da ANPTECRE, agradecemos sua participação na cerimônia de abertura de nosso VII Congresso Nacional. Nossos vinte e dois Programas de Pós-Graduação, espalhados por todo o território brasileiro, aceitaram o desafio de refletir sobre o papel da Religião face à crise socioambiental radicada em toda a nossa “casa comum”. Aqui na PUC-Rio, “casa do saber” da qual Vossa Eminência é o Grão-Chanceler, somos, nesses dias, mais de seiscentos congressistas, entre docentes, discentes e pesquisadores. Obrigado por nos abrir as portas dessa “casa pioneira” da Área de Ciências da Religião e Teologia com Vossa presença e, principalmente, palavras onde encontramos acolhida, apoio e desafios para a construção de nossas pesquisas e ações nesse importante campo do enfrentamento da atual crise socioambiental. Com estima, nosso Conselho Diretor deseja à Vossa Eminência êxito em suas tarefas pastorais à frente da igreja católica apostólica romana que se encontra na bela “casa maravilhosa” que é a cidade do Rio de Janeiro.

Prof. Abimar Moraes (PUC-Rio) – Presidente
Profa. Carolina Teles (PUC GO) – Vice-presidente
Prof. Frederico Pieper (UFJF) – Secretário Geral"


 
Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.