Arquidiocese do Rio de Janeiro

24º 17º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 19/08/2019

19 de Agosto de 2019

Curicica celebra 40 anos da Paróquia Nossa Senhora da Saúde

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

19 de Agosto de 2019

Curicica celebra 40 anos da Paróquia Nossa Senhora da Saúde

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

26/07/2019 14:12
Por: Redação

Curicica celebra 40 anos da Paróquia Nossa Senhora da Saúde 0

Erigida por Dom Eugenio de Araujo Sales, no dia 6 de agosto de 1979, a Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Curicica, completa 40 anos de atividades pastorais na Zona Oeste.

O atual pároco, padre Daniel Rodrigues Mourão, com o auxílio do pároco emérito, padre Carlos Alberto Nascimento, e da comunidade paroquial, organizou extensa programação para comemorar a data, escolhendo como tema: “40 anos de amor a Maria, e a Jesus na Eucaristia”.

“Escolhemos esse tema porque Jesus Eucarístico e Maria são elementos centrais na vida da Igreja. Maria é eucarística por natureza, o sacrário vivo, ambulante. A nossa comunidade paroquial tem grande devoção por Maria. Ela é a padroeira paroquial e titular em mais duas capelas: Nossa Senhora da Paz, também em Curicica, e Nossa Senhora de Nazaré, em Jacarepaguá”, disse padre Daniel.

Também existem no território da paróquia as capelas de Sant’Ana e São Joaquim, em Curicica, e São Gonçalo do Amarante, em Jacarepaguá.

Programação
De acordo com a programação, as festividades começarão nos dias 3 e 4 de agosto, com barraquinhas de comidas típicas. No dia 3 de agosto, haverá carreata e bênção dos veículos, às 15h30, e missa de abertura jubilar, com bênção e passagem do manto de Maria, às 18h.

No dia 4 de agosto, terá início o tríduo comemorativo, que vai até o dia 6 do mesmo mês. No segundo dia, a missa das 20h será presidida pelo bispo auxiliar emérito Dom Assis Lopes.

No dia programado para celebrar solenemente a festa jubilar, 7 de agosto, haverá o Terço da Misericórdia, às 15h, e, às 20h, uma missa será presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, seguida de procissão luminosa e queima de fogos.

Caminhada paroquial
Quando Curicica ainda era um modesto bairro da Zona Oeste da cidade, foi construída uma pequena capela de madeira, sendo inaugurada no dia 31 de maio de 1966. Com a criação da paróquia, no dia 6 de agosto de 1979, deu-se início à construção da matriz, sob a direção do primeiro pároco, padre Rino Contardi, um missionário italiano pertencente à Ordem dos Clérigos Regulares Ministros dos Enfermos, também chamados de padres camilianos. Segundo a tradição, o nome da paróquia teve origem na padroeira da congregação do padre Rino, que tomou posse no dia da criação da paróquia e permaneceu até 1989.

Em função da falta de recursos, o atual prédio da paróquia foi sendo construído aos poucos pelos párocos, passando por monsenhor Gilson José da Silveira, que administrou a paróquia do dia 9 de maio de 1989 até 1991, depois pelo padre Carlos Alberto Nascimento, do dia 8 de janeiro de 1991 até 2010, e, por último, o padre Daniel, que tomou posse no dia 10 de março de 2010.

“Depois de ordenado, no dia 7 de agosto de 1999, comecei a trabalhar na Paróquia Nossa Senhora da Saúde como vigário dominical. Em novembro do mesmo ano fui nomeado vigário paroquial, ficando por seis anos. Em 2005, fui transferido para a Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Piedade e, finalmente em 2010, retornei para Curicica como pároco, onde estou até hoje. A Paróquia Nossa Senhora da Saúde é a melhor paróquia do mundo. Não troco por nenhuma, porque é onde eu estou trabalhando. Foi onde Deus me colocou”, disse padre Daniel.

Da Paróquia Nossa Senhora da Saúde surgiram mais duas paróquias, a São Marcelino Champagnat, em Jacarepaguá, criada em 17 de junho de 2011, e Nossa Senhora das Graças, em Curicica, criada no dia 5 de julho de 2016.

Carlos Moioli
Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.