Arquidiocese do Rio de Janeiro

21º 16º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 17/07/2019

17 de Julho de 2019

Cinco Anos de Curso de Férias

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

17 de Julho de 2019

Cinco Anos de Curso de Férias

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

09/07/2019 14:35
Por: Redação

Cinco Anos de Curso de Férias 0

Neste ano, o Curso de Férias completa cinco anos de existência. O Seminário Arquidiocesano de São José e o Instituto Superior de Teologia prepararam, em parceria, para esta edição de inverno seis locais de curso para alcançar ainda mais pessoas dispostas a aprender sobre filosofia e teologia. Os cursos serão oferecidos em duas semanas, de 22 a 27 de julho, na sede do Instituto Superior de Ciências Religiosas, no Rio Comprido, e de 4 a 9 de agosto em alguns vicariatos. Qualquer pessoa pode participar, independentemente da idade, e as inscrições podem ser feitas pelo blog do curso ou diretamente pelo QR Code.

Receberão as edições vicariais do curso as paróquias Nossa Senhora da Guia, em Lins de Vasconcelos, São Dimas, em Padre Miguel, Nossa Senhora de Fátima, em Paciência, São Sebastião, em Bento Ribeiro, e São João Batista, em Rio das Pedras, a fim de alcançar os moradores dos vicariatos da arquidiocese Norte, Oeste, Santa Cruz, Suburbano e Jacarepaguá.

Na primeira edição, em 2014, oito seminaristas se dividiram entre as aulas, a administração e a organização de todo o curso. Ao longo desses cinco anos, alguns amigos do seminário e alunos do instituto passaram a auxiliá-los e, agora em 2019, a edição de inverno contará com mais de 30 seminaristas nas mais diversas funções.

No ano passado, segundo as estatísticas do curso, foram alcançadas mais de mil pessoas, contando com as duas edições, de verão e inverno. De acordo com o seminarista Leandro Rêgo, que dá aulas desde a edição de 2015, “apesar dos temas e da profundidade dos assuntos passados, as pessoas das mais variadas formações conseguem aproveitar o curso. Isto se deve à abordagem cristã: tudo o que estudamos é para alcançarmos a verdade que é Cristo. Sendo assim, mesmo as matérias mais difíceis possuem aplicações práticas e válidas para o crescimento da vida de santidade de cada um”.

O curso de férias atende não só aos fiéis católicos, mas também a inúmeras pessoas de outros credos, desejosas de conhecer um pouco mais de filosofia e teologia ou apenas conseguir horas extracurriculares para as faculdades. Nas palavras do seminarista Glauquer Sávio, “ministramos as verdades da fé com verdadeiro amor àqueles que nunca ouviram falar delas ou aos que estavam fechados em suas próprias visões, para fazê-los repensar o quanto ainda estamos distantes de Deus quando nos permitimos que nossos limites definam a verdade que é o próprio Deus, fazendo com que nossa liberdade nos afaste daqu’Ele que nos concede a verdadeira libertação”.

Reconhecendo a riqueza humana presente no relacionamento professor-aluno, a proposta para este novo ano do Curso de Férias é facilitar ainda mais o contato e, assim, propiciar um relacionamento entre os fiéis e os seus futuros sacerdotes, ressaltando a dimensão da formação humana de nosso seminário. Sobre isto nos fala o reitor do Seminário de São José, cônego Leandro Câmara.

“O curso de férias ministrado pelos seminaristas agrega um grande valor à dimensão humana na formação dos seminaristas, pois os ajudam a crescer no exercício das relações humanas, aprofundando o valor da vida comunitária e alcançando uma visão mais integral da realidade eclesial proveniente da troca de experiência entre todos que participam dessa bela iniciativa”.

À procura de uma identidade visual, que ao mesmo tempo identifique e apresente o curso pertencente a nossa arquidiocese, foi feita a opção por conservar a imagem de Nossa Senhora Sede da Sabedoria. O coordenador desta edição, seminarista Felipe Cinelli, explicou que “a imagem de Nossa Senhora Sede da Sabedoria aponta não só para o fato de que a Virgem trouxe no ventre Jesus, que é a Sabedoria e a razão primeira do curso, mas também que Ela sempre acolheu, conservou e meditou a Palavra de Deus no coração, procurando aprofundar seu conteúdo. E a isso cada participante do curso é chamado, ao aprender e aprofundar as verdades filosóficas e teológicas, na medida em que conhecê-las é conhecer os pensamentos de Deus, o seu desígnio e projeto”.

Na semana de 22 a 27 de julho, no curso que terá por sede o Instituto Superior de Ciências Religiosas, a irmã Renata, INSBC, responsável pela unidade, conta sobre a organização do curso: “Este ano, o curso ministrado no instituto, onde tudo começou há cinco anos, contará com a presença dos diáconos recém-ordenados que ministrarão todos os cursos. Nós nos enchemos de esperança, e desejamos alcançar ainda mais pessoas para que, através do curso de férias, conheçam o trabalho de nosso Instituto Superior de Ciências Religiosas”.

O seminarista Allexsandro Martins, que também coordena esta edição, nos assegura que “a proposta é inovar, estar mais próximos dos alunos e, assim, ajudar também na obra de evangelização, à procura de novas formas de ter este contato. Por isso, apresentamos algumas surpresas já para essa edição do Curso de Férias. Aos leitores do ‘Testemunho de Fé’ queremos dizer: corra lá, não perca tempo, aproveite o endereço do curso na arte ou o QR Code e se inscreva nessa edição do Curso de Férias. Venha somar com a gente”.

Da Redação


Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.