Arquidiocese do Rio de Janeiro

26º 11º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 20/07/2019

20 de Julho de 2019

Exposição homenageia Nossa Senhora de Fátima no Santuário Cristo Redentor

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

20 de Julho de 2019

Exposição homenageia Nossa Senhora de Fátima no Santuário Cristo Redentor

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

13/05/2019 07:02 - Atualizado em 13/05/2019 07:02
Por: Renato Saraiva

Exposição homenageia Nossa Senhora de Fátima no Santuário Cristo Redentor 0

Nessa segunda-feira, 13 de maio, a partir das 10h, o Santuário Cristo Redentor receberá a exposição "Salve Maria”, do artista plástico Marco Velasquez. Realizada em apenas um dia, é uma homenagem a Nossa Senhora na data em que a Virgem Maria apareceu aos três pastorinhos sobre uma azinheira, em Fátima (Portugal).

A iniciativa partiu do artista e encontrou eco em Padre Omar, curador da exposição e reitor do Santuário Cristo Redentor, que recentemente foi nomeado delegado da Associação Cultural Tota Pulchra Internacional para o Brasil. “Aos pés de seu Filho, a Mãe nos comunica o amor de Deus e nos convida à oração, neste lindo mês dedicado às mães. Que Nossa Senhora de Fátima ilumine nossa vida e nosso país”, suplica o reitor.

A obra "Salve Maria" é uma releitura de “A Última Ceia”, de Leonardo da Vinci, onde os 12 apóstolos são substituídos por representações de Maria, todas padroeiras de países do continente americano. São 13 quadros medindo 131cm x 81cm cada, com um tamanho total, quando perfilados, de 1005cm.

As imagens utilizam técnicas derivadas das experimentações modernistas. Na obra, é utilizado o dripping, que consiste em respingar tinta sobre a tela. Segundo Marco Velasquez, o nome “Salve Maria” surgiu como um insight, depois de uma meditação. “Essa foi a saudação do Anjo Gabriel à Virgem Maria, quando anunciou que ela seria a Mãe do Salvador. É uma homenagem à Mãe do meu Mestre, a minha Mãe e a todas as Mães”, destaca.

A exposição poderá ser contemplada em único dia, 13 de maio, pelos visitantes que forem ao Santuário Cristo Redentor, no alto do Morro do Corcovado.


Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.