Arquidiocese do Rio de Janeiro

29º 17º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 26/05/2019

26 de Maio de 2019

Lançado no Rio livro sobre teologia do Cardeal Ratzinger

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

26 de Maio de 2019

Lançado no Rio livro sobre teologia do Cardeal Ratzinger

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

03/05/2019 16:41 - Atualizado em 03/05/2019 16:42
Por: Priscila Xavier / Symone Matias

Lançado no Rio livro sobre teologia do Cardeal Ratzinger 0

Foi lançado no Rio de Janeiro o livro “Teologia da Liturgia. O fundamento sacramental da existência cristã”, que é o 11º exemplar de um total de 16 volumes das “Obras completas de Josef Ratzinger” a ser traduzido para a Língua Portuguesa. A coletânea reúne escritos, artigos, conferências, prefácios, resenhas e livros do Papa emérito Bento XVI.

A obra foi lançada pelo prefeito emérito da Congregação para a Doutrina da Fé, Cardeal Gerhard Ludwig Müller, durante a segunda edição do Simpósio Internacional, que aconteceu no Edifício São João Paulo II, na Glória, na tarde do dia 25 de abril, promovida pela Sociedade Ratzinger do Brasil, em parceria com a Cátedra Joseph Ratzinger, da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), e a Arquidiocese do Rio de Janeiro.  O simpósio teve continuidade no dia 26 de abril, na sede da PUC-Rio.

Editor responsável pela tradução e organização da coleção, Cardeal Müller ressaltou a importância da liturgia, como uma união pessoal com Deus. “Era um desejo do Papa Bento iniciar a publicação desse livro para refletir sobre o centro da vida católica. Sem a liturgia, a fé católica seria somente uma teoria sobre Deus. Mas a vida cristã é a união íntima, pessoal com Deus. O Sacramento da Eucaristia é o sacrifício de Jesus Cristo: o Filho que se entregou ao Pai celeste para a nossa salvação. A liturgia é a presença atual, real entre essa comunhão com Deus, através de Jesus Cristo, com o Espírito Santo”, disse.

Coordenador da Cátedra Joseph Ratzinger da PUC-Rio e secretário do Comitê Científico da Sociedade Ratzinger Brasil, monsenhor Antonio Luiz Catelan Ferreira afirmou que o intuito é, justamente, levar o estudo aos fiéis de Língua Portuguesa. “É uma grande alegria para nós organizarmos o lançamento desse volume. Esse é o primeiro livro a ser publicado de uma série grande de tomos. O lançamento também aconteceu, além do Rio, em Porto Alegre, São Paulo e Aparecida, com o objetivo de disponibilizar o acesso aos leitores de Língua Portuguesa das obras desse grande teólogo da Igreja”, pontuou.

Formação do clero

Antes de participar do Simpósio Internacional, o Cardeal Mller esteve presente no encontro de formação do clero, realizado na parte da manhã do dia 25 de abril, também no Edifício São João Paulo II, na Glória, no qual discorreu sobre “A Teologia de Josef Ratzinger e a edição de suas Obras Completas”.

Após a formação do clero houve missa, presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, que frisou na homilia a preocupação permanente da Igreja na formação do clero. “Agradecemos ao Senhor por tantos dons e graças recebidos, pela missão desempenhada e pela caminhada realizada durante esse tempo, sendo presença nessa grande cidade, por meio de nossas paróquias e capelas. Faz parte da preocupação da Igreja a formação permanente do clero. Temos vários eventos durante o ano, e aproveitamos a vinda do Cardeal Muller para falar sobre a questão do sacerdócio ministerial. Essa é uma oportunidade de o clero se encontrar e ter uma formação permanente com um grande teólogo”, exclamou.

Tendo ainda recebido homenagens por ocasião das comemorações de cinco anos de cardinalato, dez anos de presença pastoral na Arquidiocese do Rio e os 22 anos de ordenação episcopal – todas as datas celebradas no mês de abril, Dom Orani afirmou que tudo é graça do Senhor. “Agradeço o apreço e as orações que fazem por mim; peço para que continuem rezando, para que eu possa continuar minha missão, enquanto bispo no Rio, e a serviço da Igreja, como cardeal, para que, em meio a tantas situações, eu continue, com alegria, servindo ao Senhor”, sinalizou.

PUC-Rio

A Cátedra Ratzinger é uma instituição da PUC-Rio, fundada em 2012, ocasião em que o Rio de Janeiro sediou o primeiro Simpósio Internacional, que comemorou os 50 anos da publicação original do livro “Introdução ao Cristianismo: lições sobre o símbolo apostólico”, de Bento XVI. “Essa Cátedra, dentro da PUC, promove o estudo de obras do Ratzinger. Dessa forma criou-se um grupo de estudos e de pesquisas, além de demais atividades, como o simpósio, em parceria com a Sociedade Ratzinger do Brasil”, acrescentou monsenhor Catelan.

No Auditório da Pastoral Universitária da PUC-Rio, na Gávea, o evento, que aconteceu no dia 26 de abril, teve início com a celebração da missa. Em seguida, houve seis conferências relacionadas à temática e ao pensamento teológico do Papa Emérito.

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.