Arquidiocese do Rio de Janeiro

31º 20º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 20/05/2019

20 de Maio de 2019

Abertas inscrições para as Oficinas de Oração e Vida

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

20 de Maio de 2019

Abertas inscrições para as Oficinas de Oração e Vida

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

01/03/2019 11:01 - Atualizado em 01/03/2019 11:02
Por: Raphael Freire

Abertas inscrições para as Oficinas de Oração e Vida 0

As Oficinas de Oração e Vida (TOV) serão realizadas em diversas paróquias da Arquidiocese do Rio de Janeiro entre os dias 10 e 16 de março. Serão 15 encontros, todos distintos, cujo propósito é auxiliar os participantes na vida de oração. As oficinas são uma nova forma de evangelização, uma apresentação mais vibrante e ativa de Jesus, com uma maior adaptação às necessidades da sociedade atual e ao que as pessoas necessitam.

Segundo o guia das Oficinas de Oração e Vida no Vicariato Sul, Isael Pereira da Silva, as oficinas são métodos progressivos para aprender a oração e a relacionar-se com Deus de uma forma pessoal.

“Reforço o convite para que todos procurem as Oficinas de Oração e Vida em suas paróquias porque vale a pena participar dos encontros desse novo método criado, em 1984, por Ignacio Larrañaga, e que tem feito muito bem a tantas pessoas que já fizeram essa experiência”, disse Isael.

As inscrições para as Oficinas de Oração e Vida podem ser feitas diretamente nas paróquias e não há qualquer custo. Mais informações pelo telefone: (21) 98179-9279 ou através do site www.tovbrasil.com.br.

Que é o TOV?

As Oficinas de Oração e Vida (Talleres de Oración y Vida - TOV) constituem o ápice e o coroamento de toda a atividade apostólica de frei Ignacio Larrañaga. Traduzem sua mensagem evangelizadora e sua espiritualidade.

O que é uma oficina de Oração e Vida?

As Oficinas de Oração e Vida (TOVs) são um serviço dentro da Igreja. Entregam aos fiéis um método prático para aprender a orar, e orar de uma maneira ordenada, variada e progressiva: desde os primeiros passos até as profundidades da contemplação.

A oração levada à vida desta maneira alcança a dimensão humanizante, da qual orienta o fundador. A breve história das Oficinas tem evidenciado uma realidade: elas possuem uma notável eficácia transformadora.

Em primeiro lugar, a Oficina recebe o participante e, à luz da Palavra, o introduz numa complexa elaboração de reflexão, oração, mensagem evangélica e análise da própria vida. Neste contexto, o oficinista, imperceptivelmente, é arrastado, quase sem se dar conta, a uma transformação de vida. Não se trata de uma conversão de um final de semana; trata-se de um processo lento e evolutivo ao longo de quatro meses. O testemunho de vida é o fator que confere garantia e credibilidade às TOVs. E esta eficácia transformante, proclamada de boca em boca pelas pessoas, constitui a principal razão da rápida expansão das Oficinas.

Em segundo lugar, por meio dos exercícios de silenciamento, o sistema nervoso fica impregnado de serenidade e a paz chega à profundidade da alma por meio da vivência do abandono. E assim, por meio de mensagens e exercícios, a maioria dos oficinistas chega paulatinamente a:

- libertar-se das tristezas e angústias,

- curar-se das feridas da vida,

- superar complexos de culpa, insegurança ou inferioridade,

- recuperar, enfim, a estabilidade emocional e a alegria de viver.

Em terceiro lugar, a Oficina oferece um caminho extremamente simples, mas eficaz, de santificação cristificante: deixar de ser “eu mesmo” nos meus traços negativos e ir assumindo os traços positivos de Jesus: paciência, fortaleza, mansidão, amor, ao perguntar em cada nova circunstância: “O que faria Jesus em meu lugar”?

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.