Arquidiocese do Rio de Janeiro

31º 20º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 20/05/2019

20 de Maio de 2019

São Martinho abre ano jubilar com peregrinação à imagem de “Jesus sem-teto”

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

20 de Maio de 2019

São Martinho abre ano jubilar com peregrinação à imagem de “Jesus sem-teto”

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

20/02/2019 14:06 - Atualizado em 20/02/2019 14:08
Por: Andréia Gripp e Tatiana Galdino

São Martinho abre ano jubilar com peregrinação à imagem de “Jesus sem-teto” 0

A Associação Beneficente São Martinho (SM) abriu oficialmente os trabalhos de 2019 no dia 15 de fevereiro, com a visita peregrina de colaboradores e beneficiários à imagem do “Jesus sem-teto” na Catedral de São Sebastião. Este ano a instituição celebra 35 anos de fundação e esta primeira atividade teve um significado muito especial, conforme explicou Frei Adailson Santos, O.Carm., diretor geral da SM: reassumir a missão para com os mais vulneráveis da sociedade.

“A São Martinho assume e reassume aqui a sua missão para com os mais vulneráveis da sociedade. Com esse encontro de oração e espiritualidade pedimos ao Senhor força e energia para continuar a nossa luta e a nossa missão. Aonde existir um grito, a São Martinho está lá através de seus colaboradores para ouvir, acolher e ser instrumento de transformação da vida daqueles que clamam. A São Martinho é o ouvido e a voz de Deus para responder a esses apelos. E só os poderemos responder se estivermos atentos a esses clamores”, frisou.

Diante da escultura de “Jesus sem-teto”, Frei Adailson fez um breve momento de reflexão e oração. Convidou as crianças, adolescentes e jovens beneficiários a contemplarem a obra de arte e a rezarem por todos os que sofrem por não ter moradia na cidade do Rio de Janeiro e por todos os excluídos da sociedade.

“Nós fazemos essa caminhada, de peregrinos, pedindo a Deus para que Ele nos conceda a graça do discernimento, da sabedoria, de poder responder a esses gritos que ecoam diariamente”, afirmou o religioso carmelita, que também lembrou as vítimas de tragédias recentes no Rio de Janeiro e pediu a oração por todos os que sofrem. “Esta imagem do Cristo, pobre, sem-teto, representa Jesus que vem ao encontro dos nossos irmãos e irmãs que vivem em situação de rua. E é em comunhão com todas essas realidades que nós queremos rezar, pois somos solidários a todas elas também”, disse.

Ele finalizou sua reflexão com uma palavra de esperança:

“O senhor diz para nós: não desanimem. Não estamos aqui para contemplar a tristeza, mas sim contemplar a esperança: esperança de dias melhores para os nossos jovens”.

Em seguida, os participantes fizeram uma visita guiada no interior da Catedral e no Museu de Arte Sacra. A manhã foi encerrada com a celebração da Santa Missa, na Capela do Santíssimo. Estiveram presentes cerca de 100 pessoas.

Durante a homilia, o diretor da Associação Beneficente São Martinho conclamou todos os colaboradores que atuam na instituição a prosseguirem na missão:

“O Reino que Deus desejou para o ser humano é um reino de justiça, onde todos têm o seu lugar. Dentro da Associação Beneficente São Martinho todos têm o seu lugar, e o seu lugar é de vida e vida em abundância. Queremos traduzir ainda mais o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo através de nossas ações. Que nós possamos aprender com Jesus a sermos cada vez mais homens e mulheres que abraçam as realidades do Reino que estão postas à nossa frente. Cabe a cada um de nós, como discípulos e discípulas, missionários e missionárias de Cristo, construir um mundo onde as crianças possam sonhar, onde elas possam viver com expectativas de felicidade e alegria. Que o senhor nos ajude”.

Foto de capa: Wellington John


Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.