Arquidiocese do Rio de Janeiro

28º 24º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 21/03/2019

21 de Março de 2019

Cerca de 700 pessoas participaram do Curso de Férias 2019

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

21 de Março de 2019

Cerca de 700 pessoas participaram do Curso de Férias 2019

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

15/02/2019 11:32 - Atualizado em 15/02/2019 11:33
Por: Da redação

Cerca de 700 pessoas participaram do Curso de Férias 2019 0

O Curso de Férias do Instituto Superior de Ciências Religiosas (ISCR), em parceria com o Seminário Arquidiocesano de São José, reuniu cerca de 700 pessoas nos quatro vicariatos onde ocorreu: Suburbano, Sul, Jacarepaguá e Leopoldina. Aconteceu de 4 a 9 de fevereiro, em dois turnos, pelo quinto ano consecutivo. As disciplinas foram ministradas, como de costume, por seminaristas e formadores do Seminário de São José, sob a orientação do padre Wagner Augusto dos Santos, recém-titulado mestre em teologia pela PUC-Rio.

“A procura tem aumentado a cada ano, desde a primeira edição, em julho de 2014. Sabemos que há diferença entre o número de inscritos para aqueles que, de fato, comparecem. No entanto, há também muitas inscrições presenciais na própria semana do curso. Como acontece em uma única paróquia desses vicariatos, muitos afluem de outras paróquias da redondeza, bem como de outros credos e religiões”, contou o seminarista Anderson Santos de Oliveira, um dos orientadores do curso no Vicariato Suburbano.

Segundo ele, a experiência é ótima para os seminaristas, que podem dividir um pouco do que aprendem nos estudos acadêmicos e pessoais com os alunos do curso. Por outro lado, é uma ótima oportunidade de os alunos se aprofundarem no conhecimento filosófico e teológico.

“Alguns têm pela primeira vez a possibilidade de maravilharem-se com a riqueza da filosofia, e de conhecer mais a fundo a própria história, que é a história da Igreja e todo seu conteúdo teológico. Para todos, sem dúvida, é uma possibilidade de entender sempre mais que razão e fé, como dizia São João Paulo II, são as duas ‘asas’ da Igreja. Sem uma delas não é possível alçar pleno voo”, concluiu.

Vicariato Sul

Neuza Maria Coelho, mesmo sendo da Paróquia Nossa Senhora do Loreto, em Jacarepaguá, estava, durante o curso, na Paróquia Nossa Senhora de Copacabana e Santa Rosa de Lima, em Copacabana, Vicariato Sul, onde ocorreram as aulas. Ela acredita que o curso é fundamental para que os leigos tomem conhecimento de sua fé, se aproximem e fortaleçam-na, através da escuta e debate com os formadores. “Com isso há um esclarecimento maior das pessoas. E, ao fazer isso, têm a própria fé esclarecida”, disse ela, que ajudou na organização do curso.

Ela participa todos os anos e dessa vez não pôde participar como aluna por estar colaborando. “Eu já espero pelo curso em todas as férias. Já entro no site e fico aguardando para fazer minha inscrição”, contou.

A paróquia em Copacabana teve as disciplinas de provas da existência de Deus, angelologia e demonologia, liturgia, história da filosofia antiga, história da Igreja antiga e escatologia.

Vicariato Suburbano

Padre Renato Martins, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Apresentação, em Irajá, no Vicariato Suburbano, contou que mais de cem pessoas estiveram presentes nos vários cursos oferecidos para as comunidades do vicariato que ocorreram em sua paróquia.

“Nosso povo precisa ter mais contato com a Palavra de Deus, com a doutrina, com a fé. Nesses momentos em que a arquidiocese promove essas formações, temos que ser grandes incentivadores para que as nossas comunidades possam crescer cada dia mais no pensamento e na fé. Isso vai certamente influenciar outros paroquianos e numa caminhada mais firme da nossa comunidade”, afirmou o sacerdote.

No local foram ministradas as disciplinas de introdução ao pensamento de Santo Tomás, exposição do Credo, apologética – defesa da fé, filosofia antiga, teologia do corpo, angelologia e demonologia, introdução à história da filosofia escolástica e A ciência de Deus e a liberdade do homem.

Vicariato Leopoldina

Juliana Dias, da Paróquia Bom Jesus da Penha, na Penha, Vicariato Leopoldina, onde ocorreram as aulas, fez a disciplina de angelologia e demonologia, e contou que o curso – que ela fez agora pela quarta vez – é importante porque auxilia na preparação para a vida cristã. “Ajuda também na faculdade porque estou fazendo um curso do ISCR. Então esse curso de férias ajudou a aprofundar o que já aprendo nas aulas”, contou.

O pároco, padre José Everaldo Germano da Silva, da Congregação de Padres do Sagrado Coração de Jesus (SCJ), os padres dehonianos, contou que a avaliação que os participantes fizeram do curso foi muito boa. Quase todas as salas estavam cheias em todos os horários. “Eu batizei essa semana como ‘Semana do Conhecimento’. Foi uma semana de luzes porque tivemos a oportunidade de fazer uma experiência de conhecer mais a fundo, por exemplo, a doutrina bíblica e o pensamento de Santo Agostinho”, pontuou.

Ele afirmou ter sido um bom intercâmbio, o que houve entre os seminaristas que ministraram as disciplinas e os outros padres da congregação que vivem na paróquia.

“Somos gratos a Deus e à arquidiocese pelo acolhimento à nossa comunidade religiosa e aos seminaristas. Avaliamos a presença deles como algo muito bom, que surpreendeu e superou nossas expectativas. Eles foram uma presença muito fraterna, e houve um sentimento eclesial muito bom. Sempre foi um desejo dos padres ter uma experiência diferente aqui nos meses de férias para agitar um pouquinho nossa comunidade paroquial. Essa oportunidade nos foi oferecida e nós abraçamos”, contou ele.

O local teve as disciplinas de introdução à Sagrada Escritura, introdução à metafísica, introdução à teologia moral, história da Igreja antiga, comentário ao Credo, angelologia e demonologia, introdução ao pensamento de Santo Agostinho, escatologia e tratado das paixões.

Vicariato Jacarepaguá

As aulas do Vicariato Jacarepaguá aconteceram na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima e Santo Antônio de Lisboa, na Taquara. As disciplinas ministradas foram: política medieval, apologética, mariologia, filosofia da religião, provas da existência de Deus, raízes filosóficas da democracia e do comunismo, história da Igreja medieval, filosofia da arte e introdução à história da arte.

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.