Arquidiocese do Rio de Janeiro

34º 23º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 26/04/2019

26 de Abril de 2019

Simpósio: ‘Igreja e educação no século XXI’

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

26 de Abril de 2019

Simpósio: ‘Igreja e educação no século XXI’

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

08/02/2019 10:59 - Atualizado em 08/02/2019 10:59
Por: Priscila Xavier

Simpósio: ‘Igreja e educação no século XXI’ 0

Direito fundamental assegurado pela Constituição Federal, a educação tem sido o tema de reflexão em muitos encontros na Arquidiocese do Rio e, agora, também permeará o simpósio “Igreja e Educação no século XXI”, organizado pelo Vicariato Episcopal para a Educação.

O encontro, que será realizado no Colégio Santo Antônio Maria Zaccaria, no Catete, no dia 23 de fevereiro, terá início com a Oração das Laudes, pela Liturgia das Horas, às 8h. No fim do dia, o Cardeal Orani João Tempesta presidirá a missa de encerramento.

O simpósio contará com quatro palestras: a primeira e a segunda, ministradas pelo professor Felipe Nery, tratarão sobre “As principais correntes de filosofia de educação do século XXI” e “Divini illius magistri e seu contexto histórico”.

Já a terceira palestra será conduzida pelo monsenhor Antônio Luís Catelan Ferreira, membro do clero diocesano de Umuarama e da Comissão Teológica Internacional, que abordará “Os princípios da educação cristã na Gravissimum educationis”. O encerramento do ciclo de palestras será com o bispo referencial para a educação, Dom Paulo Romão, que dialogará a sobre “Os objetivos e metas da educação na Arquidiocese do Rio de Janeiro”.

O bispo explicou a motivação e de que maneira o encontro será conduzido. “O desafio dos dias atuais foi o que nos motivou para a realização desse simpósio. A educação é fundamental para a formação das pessoas, seja como cidadãos, mas também diante da crise de valores que vivemos. Por meio da educação, a Igreja, de modo particular, pode dar uma grande contribuição. No simpósio, abordaremos temas fundamentais sobre a história da educação, mas, também, apontaremos novas perspectivas sobre como conduzir a educação de maneira integral, o que sempre foi uma proposta da Igreja”, afirmou.

Vigário episcopal do recém-criado vicariato, padre Thiago Azevedo destacou que “o simpósio pretende servir como marco teórico para as atividades do vicariato. Queremos conhecer as linhas educacionais mais importantes do nosso tempo, bem como os valores educacionais defendidos pela Igreja. Entendemos que um educador católico não pode negligenciar a fé por causa da ciência, nem negligenciar a ciência por causa da fé”, comentou.

Vigário adjunto, padre Jorge Luiz Vieira da Silva destacou que o simpósio também é uma motivação para os educadores. “Queremos dar continuidade ao que foi meditado no Curso Anual dos Bispos do Brasil, no qual a educação tem sido o tema principal. Queremos fomentar isso cada vez mais no meio acadêmico, sendo essa base, oferecendo uma formação continuada aos nossos professores. Nossa perspectiva é, justamente, oferecer, já no inicio deste ano, uma motivação a mais. O simpósio vem com o objetivo de motivar aqueles que já estão engajados a avançarem cada vez mais, apesar das difíceis situações relacionadas à educação. É muito importante que educadores apaixonados por sua profissão redescubram o valor de suas vocações, gerando, assim, muitos frutos”, completou. 

O Colégio Santo Antônio Maria Zaccaria fica na Rua do Catete, 133, no bairro do Catete. Para participar, os interessados devem fazer inscrições através do link https://bit.ly/2RLf0Wh. O valor do simpósio é R$ 20.

O pagamento pode ser feito no Banco Bradesco: agência 0814 / conta corrente: 77777-3. O comprovante de pagamento deve ser enviado para o e-mail vicariatoeducacao@arquidiocese.org.br.

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.