Arquidiocese do Rio de Janeiro

34º 19º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 26/06/2019

26 de Junho de 2019

Dia da Internet Segura 2019 mobiliza MPF e Cristo Redentor

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

26 de Junho de 2019

Dia da Internet Segura 2019 mobiliza MPF e Cristo Redentor

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

07/02/2019 10:12 - Atualizado em 07/02/2019 10:12
Por: Assessoria de Imprensa

Dia da Internet Segura 2019 mobiliza MPF e Cristo Redentor 0

O Brasil e mais 150 países celebram, nesta semana, o Dia da Internet Segura 2019. O Ministério Público Federal (MPF), a organização não-governamental SaferNet Brasil e outras instituições públicas e civis estão realizando eventos de conscientização sobre o uso seguro e responsável da web e contra a violação online de direitos. No Rio de Janeiro, nesta 5ª feira (7) à noite, o Cristo Redentor será iluminado de azul e laranja, cores da campanha global, num apoio da Arquidiocese do Rio à campanha mundial.

Na sexta-feira (8/2), organizadores brasileiros do Dia se reúnem no Cristo Redentor para promover o evento #InternetMaisPositiva para defender a importância do combate e prevenção das violações online de direitos, muitas facilitadas por quem compartilha dados e imagens pessoais sem segurança. Líderes de instituições públicas e civis vão divulgar formas de conscientizar a sociedade para evitar casos como agressões virtuais recentes contra uma jornalista negra e a filha adotiva de um casal de atores. Os visitantes do local poderão neste dia se informar sobre cidadania digital e apoiar a causa se fotografando junto da moldura promocional do Dia da Internet Segura.

Todo ano, o Dia da Internet Segura (SID na sigla original) tem um lema e, nesta edição 2019, esse slogan será #InternetMaisPositiva. Esse lema reforça a defesa do respeito à pluralidade na internet, em especial nas redes sociais. Uma pauta comum das instituições que apoiam o Dia da Internet Segura é o combate a crimes cibernéticos como a incitação ao racismo e a difusão de pornografia infanto-juvenil, que, no Brasil, são reprimidas pelo MPF, que tem núcleo nacional especializado nessas frentes há mais de sete anos, e por polícias e organizações da sociedade civil como a ONG SaferNet Brasil, promotora de cada edição do SID junto com o Comitê Gestor da Internet (CGI.br).

“Essa data é importante para nos lembrar da consciência que todos devem ter ao usar a internet, a agirmos de forma respeitosa e cuidadosa no ambiente virtual”, afirma a procuradora regional Neide Cardoso de Oliveira, coordenadora nacional do Grupo de Apoio sobre Criminalidade Cibernética (GACC/MPF) – há ainda grupos especializados do MPF nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

“O mundo virtual que, em princípio se opõe ao presencial, não deixa de ser real. Logo, o uso ético e responsável dessas ferramentas de comunicação torna-se o fundamento primaz para a segurança desejada”, lembra o reitor do Santuário Cristo Redentor do Corcovado, Padre Omar.

Além da ação no Rio, estão ocorrendo 46 eventos em 39 cidades, como o SID 2019 HUB Brasil, que reuniu na 3ª feira autoridades e especialistas, com a presença do MPF, em São Paulo, e mais de uma dezena de ações promovidas por jovens embaixadores da Internet Segura (jovens capacitados em 16 estados em defesa da causa).

Saiba mais em http://www.diadainternetsegura.org.br/.

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.