Arquidiocese do Rio de Janeiro

31º 24º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 16/02/2019

16 de Fevereiro de 2019

No eterno descanso da Casa do Pai

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

16 de Fevereiro de 2019

No eterno descanso da Casa do Pai

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

01/02/2019 10:44 - Atualizado em 01/02/2019 10:45
Por: Monsenhor André Sampaio de Oliveira

No eterno descanso da Casa do Pai 0

No dia 29 de janeiro, a querida e competentíssima Dra. Wanessa Portugal, CEO da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, partiu do nosso convívio para a Casa do Pai Eterno. A advogada tinha 41 anos e estava internada no Hospital Sírio-Libanês, onde lutava contra câncer.

Dra. Wanessa Portugal graduou-se em Direito pela Universidade de Alfenas (Unifenas) e fez pós-graduação em Direito Empresarial pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Era sócia do escritório Portugal Advogados Associados. Também atuou como secretária-geral e diretora da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP/FIESP). Entre os anos de 2004 e 2007, assessorou o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), na comarca de Contagem (MG). Foi diretora jurídica e de filantropia da Pró-Saúde, e, em fevereiro de 2018, assumiu a diretoria executiva geral da entidade, participando ativamente de mudanças significativas para a instituição, como a nova identidade organizacional, lançada em março de 2018, e a modernização da gestão corporativa, que teve como ação principal a implantação do Programa de Governança e Integridade da instituição. No último ano, Dra. Wanessa Portugal se dedicava com mais afinco na finalização de dois importantes projetos voltados para o debate sobre a saúde pública no Brasil e compliance no setor. As publicações estavam previstas para este ano.

Dedicada e extremamente competente, recebeu, por duas vezes consecutivas, o Prêmio “100 Mais Influentes da Saúde”, conhecido como ‘Oscar da Saúde’, realizado pelo Grupo Mídia. Na primeira vez, Dra. Wanessa era diretora jurídica e de filantropia, e recebeu o reconhecimento, devido aos resultados obtidos sob sua gestão, como a certificação de excelência de dois hospitais gerenciados pela Pró-Saúde: Hospital Regional Público da Transamazônica e o Hospital Regional do Baixo Amazonas, ambos no Pará.

Foi sob sua gestão que a Pró-Saúde, instituição com mais de 50 anos de serviços prestados aos nossos irmãos mais pobres, se consolidou como uma das maiores entidades filantrópicas de gestão hospitalar do país, gerenciando 16 mil colaboradores, sendo 2,9 mil médicos. O impacto do seu trabalho alcançava mais de um milhão de pessoas atendidas mensalmente, em todas as regiões do Brasil, além de contemplar quatro creches na periferia de São Paulo, que atendem mais de 700 crianças.

O cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, presidiu, no dia 30 de janeiro, a Missa de Corpo Presente e as exéquias de Dra. Wanessa Portugal, na cidade mineira de Boa Esperança. Dom Orani, com palavras de consolação, recordou-nos que “a vida não termina com a morte”. “Ela, que foi batizada, e diariamente buscava forças na Eucaristia, que pela unção recebida na doença foi configurando sua vida de dor a cruz de Cristo, e que como Jó, passando por diversas situações de sofrimento, agora se encontra contemplando a face de Deus.”

Recordou o Cardeal Tempesta que “Wanessa em sua missão profissional, em sua missão caritativa, procurou passar fazendo o bem, com toda a abertura do seu coração, buscou sempre realizar a vontade do Senhor, para que as pessoas pudessem ter a dignidade e acesso à saúde nas instituições que ela coordenava”.

Além do cardeal, concelebrou a missa o arcebispo emérito de Juiz de Fora e presidente do Pró-Saúde, Dom Eurico Santos Veloso; o arcebispo emérito de Diamantina e provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, Dom João Bosco Óliver de Faria; o bispo emérito de Campanha, Dom Diamantino Prata de Carvalho OFM, e sacerdotes oriundos de diversas partes do Brasil.

Dom Eurico Veloso, em sua mensagem ao final da Santa Missa, afirmou: “Neste momento em que a diretora executiva geral, Dra. Wanessa Portugal é chamada pelo Senhor da Vida para a vida definitiva, quero, em poucas palavras, convidar a todos para um merecido agradecimento a Ele pelo tempo de vida concedido a esta sua filha que foi, e espero que continue junto d’Ele, como semente plantada dos terrenos dessa associação beneficente. ‘Se a semente que cai na terra não morrer, ela não produzirá frutos”. Mesmo no meio do sofrimento assumido, jamais a Dra. Wanessa se esqueceu da Pró-Saúde, nem mesmo a nossos pedidos.”

Nos unimos neste momento de dor ao Sr. Wilton e Sra. Marlene Portugal, pais da Dra. Wanessa, e ao seu amado irmão padre Wagner Portugal, prestando nossas condolências pela prematura partida de sua amada filha e querida irmã. Ela partiu deixando-nos muitas lições de amor, amizade, profissionalismo, ética e humanidade.

Agora nos compete dar continuidade os “sonhos e desejos” da Dra. Wanessa Portugal para a Pró-Saúde, recordando as propostas que ela deixou com amor e dedicação à entidade, também suplicando ao Senhor nosso Deus que conceda a Sua Sabedoria a todos nós e que, cada um em seu setor e na sua especialidade, possa governar corporativamente esta entidade, ilumine os nossos corações, a nossa mente e a nossa vontade e nossos atos e ações, para que visem sempre o bem dessa associação, a que estamos servindo em prol dos mais necessitados.

 

Monsenhor André Sampaio de Oliveira

Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Misericórdia, em Botafogo

Diretor-tesoureiro da Diretoria Estatutária da Pró-Saúde

 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.