Arquidiocese do Rio de Janeiro

36º 26º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 18/01/2019

18 de Janeiro de 2019

Trezena de São Sebastião leva esperança a comunidades do Vicariato Norte

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

18 de Janeiro de 2019

Trezena de São Sebastião leva esperança a comunidades do Vicariato Norte

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

11/01/2019 16:02 - Atualizado em 11/01/2019 16:02
Por: Carlos Moioli / Raphael Freire

Trezena de São Sebastião leva esperança a comunidades do Vicariato Norte 0

O quinto dia de peregrinação da trezena do padroeiro do Rio de Janeiro, cujo tema central aborda a vocação – São Sebastião, vocacionado pelo amor –, teve início nesta sexta-feira, 11 de janeiro, com a celebração missionária presidida pelo arcebispo da cidade, Cardeal Orani João Tempesta, na Capela São Sebastião, no Morro do Salgueiro – Tijuca. A imagem peregrina foi acolhida pelo padre Valdir Lima, que atua na Casa do Padre, no Rio Comprido.

“Junto com toda a comunidade eu acolho Dom Orani com muita alegria, esperança e confiança, por tudo aquilo que ele representa e traz a cada um de nós, sobretudo, neste período da Trezena dedicada a São Sebastião. Em nome de todos os fiéis do Morro do Salgueiro, agradecemos pelo seu incansável trabalho em favor da Arquidiocese do Rio. Deus lhe pague”, disse padre Valdir ao dar as boas-vindas a Dom Orani.

O arcebispo do Rio agradeceu a acolhida, recordando todo o suporte pastoral e social que a Paróquia Bom Pastor, na Tijuca, concede aos fiéis da comunidade.

“É muito bom retornar aqui mais uma vez dentro da programação da Trezena de São Sebastião para rever a todos e confirmar a caminhada que vocês realizam aqui enquanto Igreja. Peçamos ao Senhor que cada vez mais a gente testemunhe para o mundo que aqui, no Morro do Salgueiro, existe uma comunidade católica que vive a sua fé, que evangeliza e que cresce em Deus, através também do auxílio da Paróquia Bom Pastor, que concede toda a assistência para que não falte à catequese, a evangelização e os sacramentos, sendo essa presença em todos os espaços, em todas as casas, e também no encontro com todos os enfermos desta comunidade”, destacou Dom Orani. 

Após o momento de oração, o seminarista Marcos Felipe Pimentel Matos, pertencente ao Seminário Arquidiocesano de São José, teve a oportunidade de recordar a todos que em 2019 a Igreja do Rio vivência o Ano Vocacional Sacerdotal. 

“Através da Trezena de São Sebastião nós intensificamos as nossas orações pelas vocações sacerdotais e eu gostaria de recordar a todos que sem padres nós não podemos ter a Eucaristia, não temos a confissão, e tantos outros sacramentos. Rezamos pelos nossos párocos, vigários, capelães e por todos os sacerdotes que são da nossa Arquidiocese, e que assim servem a nossa igreja particular. O cardeal convida cada comunidade a ter uma nova vocação e, principalmente, tem intensificado através dos coordenadores de pastoral, ministros da Eucaristia, coroinhas, cerimoniários e agentes de pastoral como um todo a rezarem, pelo menos, uma dezena do Terço, em prol deste Ano Vocacional Sacerdotal. É fundamental rezarmos todos os dias pelas vocações, em especial, pela perseverança daqueles que já aceitaram ao chamado de Deus”, afirmou o seminarista.

Casa Geriátrica São Sebastião

Em seguida, a comitiva seguiu em direção à Casa Geriátrica São Sebastião, no bairro da Usina. No local, a imagem foi recebida pelo reitor da Casa do Padre Cardeal Câmara, cônego Pedro Nunes de Almeida, também responsável pelo trabalho de acolhimento e assistência religiosa aos idosos residentes na casa geriátrica. O sacerdote acredita que a Trezena é a oportunidade do cristão testemunhar a sua fé em meio a uma cidade marcada por muitos conflitos.

“São Sebastião é nosso protetor e inspiração para vivermos a nossa fé porque deu o testemunho maior que é o de dar a própria vida. Alegramo-nos por essa visita e pedimos que as graças, pela intercessão de São Sebastião, sejam para fortalecer a nossa fé, para nos guardar na comunhão da Igreja, na fidelidade a fé católica, para darmos um testemunho a exemplo de nosso padroeiro. Podemos dar a vida a cada dia pelo anúncio do Evangelho porque há também o martírio da fidelidade a fé em todas as circunstâncias. Que Deus nos abençoe para que, aproveitando essa Trezena, cresçamos como testemunhas nesta grande cidade tão marcada por tantos conflitos e, desta forma, muitos creiam em Cristo por causa do testemunho do nosso amor”, desejou cônego Pedro.

Dom Orani conduziu a celebração e destacou a importância da missão e da oração em todas as situações e etapas da vida. O Cardeal também recordou o subtema deste quinto dia de peregrinação pela cidade: ‘São Sebastião e o zelo missionário’.

“Diante dessa perspectiva do zelo missionário eu queria pedir a todos vocês que estão aqui, acolhidos, que nos ajudem nesse grande trabalho missionário. Vocês não podem realizar grandes missões do ponto de vista físico em função da idade, mas podem rezar! E uma das intenções que eu peço que vocês rezem é pelas vocações sacerdotais para que não faltem sacerdotes em nosso país e em nossa Arquidiocese. Graças a Deus temos vocações e ordenações, mas elas não são suficientes para tudo o que é necessário realizar em nossa cidade. Agradecemos a Deus pelas vocações que nós temos, mas pedimos ao Pai que os seminaristas perseverem nessa caminhada e que o clero possa, cada vez mais, dar suas vidas pela causa do Reino”, ressaltou o arcebispo.

Capelas de São Sebastião

Seguindo pelas ruas do Rio, a comitiva com a imagem peregrina visitou a Capela São Sebastião, no prédio da Associação de Moradores, na Comunidade Casa Branca, que pertence à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, ambas na Tijuca. O cortejo foi recepcionado pelo pároco, padre Pedro Nunes, e pelo padre Fábio Luiz de Souza.

“Acolhemos o nosso querido Cardeal com a imagem peregrina de São Sebastião e nos alegramos por esta iniciativa. Recebemos Dom Orani e toda sua comitiva com muita alegria. Temos realizado as missas e todas as atividades aqui na capela com o objetivo de ir ao encontro de todo o povo da Casa Branca. Desejamos visitar mais as famílias que aqui residem e celebrar em outros pontos da comunidade. Que neste ano a gente viva e se dedique a oração pelas vocações sacerdotais. Com isso, também estamos rezando para que novas vocações surjam daqui desta comunidade”, contou padre Fábio.  

Encerrando o quinto dia de peregrinação da Trezena pela cidade, a comitiva visitou a Capela São Sebastião, na Chácara do Céu – Morro do Borel, na Tijuca –, onde pároco do Santuário São Camilo de Lellis, padre José Carlos Dias Souza, acolheu a imagem peregrina.

“A visita do nosso pastor e da imagem peregrina de São Sebastião vem nos trazer conforto, reanima a nossa fé e nos enche de muita esperança nesse convite de ser uma igreja em saída, como exorta o Papa Francisco, propondo, assim, uma Igreja missionária seguindo os irmãos, socorrendo os necessitados e alimentando a nossa fé, nossa esperança na palavra de Jesus que é o caminho, a verdade e a vida”, concluiu padre José Carlos.

Confira a programação deste sábado, 12 de janeiro:  

9h - Missa - Rio Celebra - Paróquia  São Sebastião e Santa Cecília, Praça da Fé, em Bangu;

11h30 - Paróquia São Sebastião, Vila Militar;

13h - Visita a Capela Sant’Ana e São Sebastião, Estrada da Ilha, 4495 – Guaratiba;

15h - Visita a Capela São Sebastião, Rua Uiraponga, 3710 – Jardim Maravilha – Guaratiba;

16h20 - Visita a Capela São Sebastião: Rua Joaquim Ribeiro, 21 – Cantagalo – Guaratiba;

17h30 - Visita a Capela São Sebastião do Sagrado Coração de Jesus – Estrada dos Cablocos, s/n – Bairro São Sebastião – Campo Grande;

18h45 - Visita a Capela São Sebastião -  Rua Mangueiral, 52 - Campo Grande, próximo ao Ginásio Miécimo da Silva;

20h - Visita a Capela São Sebastião - Nova Sepetiba.

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.