Arquidiocese do Rio de Janeiro

32º 24º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 20/03/2019

20 de Março de 2019

Sob a intercessão de São Sebastião, fiéis do Rio consagram suas vidas a Deus

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

20 de Março de 2019

Sob a intercessão de São Sebastião, fiéis do Rio consagram suas vidas a Deus

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

10/01/2019 16:21 - Atualizado em 10/01/2019 16:30
Por: Giselle Martello / Raphael Freire

Sob a intercessão de São Sebastião, fiéis do Rio consagram suas vidas a Deus 0

O quarto dia da Trezena de São Sebastião, 10 de janeiro, teve início no Hospital Nossa Senhora da Saúde, mais conhecido como Hospital da Gamboa, situado na região portuária da cidade. A comitiva foi recebida pelos médicos e funcionários do hospital, que pertence à Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, e por agentes da Pastoral da Saúde. O vigário episcopal do Vicariato Urbano, padre Wagner Toledo, acolheu a imagem peregrina e a conduziu ao pátio da instituição, onde o arcebispo, Cardeal Orani João Tempesta, presidiu a celebração missionária.

O diretor-geral da unidade, doutor Marcelo Lemgruber, também participou da cerimônia e ressaltou que a passagem da Trezena e de Dom Orani pelo hospital reforça e alimenta a fé de todos.  

“É uma alegria acolher o nosso padroeiro São Sebastião e o nosso Cardeal, uma figura eminente, um ser humano fantástico, que sempre vem aqui dar a sua bênção e nos trazer um pouco de otimismo. Li uma historinha outro dia de um passarinho que cantava lindamente nos galhos de uma árvore, mas a ventania começou a deixar instáveis os galhos. Eis que uma pessoa perguntou para ele: como é que você continua tão feliz cantando aí, apesar a instabilidade dos galhos com a ventania? E ele respondeu: ‘as dificuldades me fazem lembrar que eu tenho asas para voar’. As asas são a nossa fé e essa fé é alimentada com a presença do nosso arcebispo e do nosso padroeiro no meio de nós”, afirmou doutor Marcelo Lemgruber.  

Souza Aguiar

Em seguida, o cortejo seguiu com a imagem peregrina para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro do Rio, onde foi recepcionado pelo capelão da unidade de saúde, padre Lélio Sena, que realiza um trabalho de assistência religiosa no local. A visita também foi acompanhada por membros da direção e agentes da Pastoral da Saúde que atuam no hospital.

“Hoje agradeço a Deus por toda a comitiva da nossa Arquidiocese, por todo o prestígio do nosso Cardeal em querer fazer daqui um ponto de unidade trazendo ao Hospital Souza Aguiar a imagem de São Sebastião, padroeiro da nossa cidade e da nossa Arquidiocese, para abençoar todo o nosso ano de trabalho, bem como os enfermos que aqui estão”, disse padre Lélio.

De acordo com diretor-geral do Souza Aguiar, Antônio Araújo da Costa, o hospital é referência em traumatologia e atende, aproximadamente, 8.200 pessoas por mês. Ele também acolheu, acompanhou e participou da celebração missionária destacando a tradição da Trezena de sempre visitar a unidade. Após o momento de oração, Dom Orani visitou o Centro de Tratamento e Terapia Intensiva (CTI) e a sala amarela do hospital.   

“Essa tradição já acompanha o hospital há muitos anos e toda vez que a gente recebe alguém que vem falar da Palavra de Deus sempre nos traz um conforto. Esse momento agrega valor a todos e é um período muito esperado por todos nós, que aguardamos pela visita da Trezena e de Dom Orani que tem um carisma enorme. Sem dúvidas, essa visita é muito importante para todos nós”, recordou.  

Funcionária do setor administrativo, Elizete Cândido dos Santos, falou sobre a alegria em participar da Trezena e o quanto essa missão popular é importante para os enfermos e suas famílias. 

“Estou muito feliz em estar recebendo aqui, juntamente com os meus colegas de trabalho, o nosso arcebispo e a imagem peregrina de São Sebastião que consagram e entregam a Deus todos os nossos doentes e suas famílias que aqui sofrem neste momento”, pontuou.

Polícia Federal

Dando continuidade à programação, o cortejo chegou à Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal do Estado do Rio de Janeiro, no Centro. O integrante do Núcleo Especializado de Policiamento Marítimo (NEPOM), chefe do cerimonial e zelador da Capela do Sagrado Coração de Jesus, na sede da Polícia Federal, Emmanuel Porto Alonso, recepcionou a imagem no local, juntamente com o superintendente, delegado Carlos Henrique Oliveira de Sousa.

“É com muita alegria que recebemos a visita de Dom Orani e as portas da superintendência estão sempre abertas para recebê-lo. Essa não é a primeira vez que a comitiva da Trezena de São Sebastião passa por aqui e sempre dizemos internamente que o trabalho da Polícia Federal é uma missão. Essa missão a gente vem construindo com muitas dificuldades, muitos obstáculos e percalços, mas a historia recente do país mostra que temos feito a nossa parte. Agradeço imensamente a generosidade de Dom Orani que com sua nobre missão pastoral abriu um espaço em sua agenda e na programação da Trezena para nos trazer uma mensagem de fé e esperança neste novo ano que se inicia”, registrou o delegado Carlos Henrique.

Dom Orani presidiu a celebração missionaria recordando que a Trezena marca a abertura do ano civil na cidade do Rio de Janeiro. O Cardeal lembrou ainda que neste ano de 2019 a Arquidiocese vivencia o Ano Vocacional Sacerdotal e convidou a todos a seguirem o exemplo de São Sebastião sendo, em tudo, vocacionados pelo amor que é Jesus Cristo.

“Ao vir aqui para iniciarmos o ano com São Sebastião o nosso desejo e os nossos votos é que realmente possam ser dias abençoados. Que 2019 seja um ano de dias abençoados para todos os que aqui trabalham e que por aqui passam, para todos os funcionários, terceirizados, enfim, para todos aqueles que aqui, de uma forma ou de outra, tem a sua presença nessa superintendência. Em nossas missões cada um de nós temos questões, dificuldades, problemas, mas também soluções e, por isso, temos a certeza que a fé nos faz enxergar de uma maneira diferente cada questão. Sigamos o exemplo de São Sebastião que deu a vida por amor a Deus”, exortou o arcebispo.

Mitra Arquidiocesana

Encerrando a manhã deste 4º dia da Trezena de São Sebastião pela cidade do Rio, a comitiva visitou a sede da Arquidiocese, na Glória, onde a imagem foi recepcionada pelo capelão do Edifício João Paulo II, padre Vicente Freitas da Silva. Dom Orani presidiu a Santa Missa, que foi concelebrada pelo vigário episcopal do Vicariato Urbano, padre Wagner Toledo, e demais sacerdotes. A Celebração Eucarística contou ainda com a presença de diáconos, seminaristas, religiosos e funcionários da Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro.     

Ainda nesta quinta-feira, 10 de janeiro, a comitiva da Trezena passará pelo Hospital Marcílio Dias; fará um embarque na estação de trem do Méier até a Central do Brasil, onde visitará a Capela localizada no terminal ferroviário.

 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.