Arquidiocese do Rio de Janeiro

36º 23º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 14/12/2018

14 de Dezembro de 2018

Cardeal Versaldi visita o Rio, e arquidiocese celebra missa de criação de Vicariato para a Educação

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

14 de Dezembro de 2018

Cardeal Versaldi visita o Rio, e arquidiocese celebra missa de criação de Vicariato para a Educação

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

07/12/2018 10:47 - Atualizado em 07/12/2018 10:48
Por: Da redação

Cardeal Versaldi visita o Rio, e arquidiocese celebra missa de criação de Vicariato para a Educação 0

Em 78 anos de sua fundação, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) recebeu, pela primeira vez, a visita do prefeito da Congregação para a Educação Católica da Santa Sé, Cardeal Giuseppe Versaldi, no Campus Gávea, na manhã do dia 26 de novembro.

Na ocasião, o prefeito foi recebido pelo Cardeal Orani João Tempesta – arcebispo e grã-chanceler da PUC-Rio, pelos bispos auxiliares, pelo reitor da universidade, padre Josafá Carlos de Siqueira, por demais sacerdotes, docentes e alunos.

No encontro, o Cardeal Versaldi manifestou a unidade de toda a Igreja, assegurando a unidade e o respeito à diversidade, confirmando a fé e o testemunho na caridade. “Trago a saudação, mas, sobretudo, a bênção do Papa Francisco a toda essa Pontifícia Universidade Católica, aqui erguida ao redor do altar do Senhor. O meu desejo é que este encontro possa produzir frutos na vida de cada um de vocês. Agradeço a Dom Orani, seus bispos auxiliares e colaboradores, ao reitor desta universidade, aos professores, dirigentes e a todos os estudantes, para que aqui possam crescer segundo o chamado do Senhor. Sigamos juntos, embora geograficamente distantes, mas no caminho de crescimento do Senhor”, afirmou.

O cardeal citou, ainda, a Constituição Apostólica “Veritatis Gaudium”, do Papa Francisco, sobre as universidades e faculdades eclesiásticas, publicada em janeiro deste ano. Ele ressaltou a necessidade de renovação da universidade, à luz da fé e do diálogo, caminhando no coração do Evangelho, mantendo a fidelidade à essência cristã.

Dom Orani, durante o evento, destacou que “o Cardeal Versaldi confirma sobre nós a nossa missão de universidade, local de conhecimento e diálogo com a sociedade, mas, ao mesmo tempo, sendo presença do Papa, enquanto pontifícia, e Igreja Católica, enquanto identidade, da qual não podemos sair. Pedimos ao cardeal que leve a nossa oração ao Santo Padre, mas também pedimos a Deus para que nos ajude a fazer jus à responsabilidade que nossa universidade assume: a pedagogia do Evangelho no ambiente escolar”, pontuou.

O arcebispo ainda completou frisando a importância de a Igreja contribuir para uma sociedade plural. “Que juntos sempre possamos fazer a nossa parte enquanto cristãos católicos na sociedade. Não importa o que aconteça ao nosso redor; devemos dialogar sempre com todas as realidades que existem. Devemos contribuir dentro de um mundo plural”, completou.

Como tradicionalmente acontece na PUC-Rio, padre Josafá contou que o Cardeal Versaldi deixou sua marca na história da universidade. “Serão momentos assim que ficarão na memória de nossa instituição. Tivemos hoje a oportunidade de apresentar ao cardeal um pouco de nossa instituição, ao longo de seus 78 anos, Agradecemos a Deus, porque são oportunidades únicas. Cumprindo com a tradição da PUC-Rio, o cardeal deixou sua marca em nossa instituição: ela plantou uma espécie de pau-brasil, a espécie da qual surgiu o nome do Brasil, ameaçada de extinção”, finalizou.

Vicariato Episcopal para a Educação

A visita também marcou a criação do 13º vicariato da Arquidiocese do Rio de Janeiro, desta vez dedicada à educação, cuja missa foi presidida pelo Cardeal Orani, na Igreja Sagrado Coração de Jesus, na PUC-Rio, na qual foram nomeados, como vigário episcopal, o padre Thiago Azevedo Pereira, e como vigário episcopal adjunto, o padre Jorge Luiz Vieira da Silva.

Bispo referencial para a Pastoral Universitária e Educação, Dom Paulo Alves Romão explicou a missão confiada ao novo vicariato. “Esse era um desejo antigo da arquidiocese e que neste ano se efetivou. Ele tem como objetivo alcançar a educação no sentido amplo – uma educação católica, mas que atinja todos os níveis da sociedade: escolas estaduais, municipais, ensinos médio e superior”, disse.

O bispo ainda esclareceu que o vicariato “conta com diversos membros de outras pastorais, como os da educação, do ensino religioso, das escolas católicas, das universidades católicas e não católicas, de modo que ele possa atingir todos os âmbitos ligados à educação, de maneira articulada, a fim de que a educação possa formar os valores e também a cidadania, com cunho segundo a nossa identidade católica, aberto às visões da realidade”, relatou.

Para padre Thiago, “a arquidiocese criou o vicariato no intuito de estar mais inserida no campo da educação, principalmente, nos tempos em que vivemos, nos quais a sociedade, cada vez mais, se fecha para os valores cristãos. A Igreja não pode se eximir dessa missão de ensinar e educar na fé. O vicariato abrange todos os níveis de educação, com o ensino religioso confessional, que é uma Lei estadual, contemplada na Constituição”, sublinhou.

Já padre Jorge destacou que o apoio da Igreja para essa nova missão têm contribuído para o desenvolvimento do trabalho. “É sempre uma expectativa, até porque é algo novo. Somos a segunda arquidiocese a criar esse vicariato. Todo o incentivo que recebemos tem nos ajudado a entender um pouco mais sobre como se deve desenvolver essa dinâmica, uma vez que agora se tornou mais abrangente, chegando ao campo da universidade, tentando, assim, perceber tudo aquilo que a Igreja pode colaborar em prol da educação e da formação do ser humano por inteiro”, acrescentou.


Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.