Arquidiocese do Rio de Janeiro

36º 23º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 14/12/2018

14 de Dezembro de 2018

Cristo Redentor ficará azul para homenagear a Pessoa com Deficiência

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

14 de Dezembro de 2018

Cristo Redentor ficará azul para homenagear a Pessoa com Deficiência

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

03/12/2018 09:38 - Atualizado em 03/12/2018 09:38
Por: Nice Affonso (Coordenadora de Comunicação do Cristo Redentor)

Cristo Redentor ficará azul para homenagear a Pessoa com Deficiência 0

A segunda edição do maior evento de inclusão, acessibilidade, orientação e mobilidade para a Pessoa com Deficiência (PcD) terá sua cerimônia de abertura no Santuário Cristo Redentor, nesta segunda-feira, dia 3 de dezembro, às 18h30. Na ocasião haverá a entrega de medalhas a pessoas comprometidas com causas da PcD e a autoridades políticas e, logo em seguida, o Monumento será iluminado pela cor azul, em homenagem à pessoa com deficiência. A iniciativa parte de uma parceria entre a Arquidiocese do Rio de Janeiro e a Revista Universo PCD.

Será uma semana de atrações (de 3 a 9 de dezembro), em que as ruas do Rio vão se tornar um grande palco a céu aberto. Flash Mob com cadeirantes no Largo da Carioca, praia acessível em Copacabana e na Barra da Tijuca, além de apresentações de dança de salão e muito samba nas estações do Metrô Rio. E, entre os dias 7 e 9, o Centro de Convenções SulAmérica vai reunir novidades em tecnologia assistiva, palestras com especialistas, terapias, esportes adaptados e um balcão de empregos com mais de mil vagas direcionadas à PcD.  Com acesso gratuito, a feira — que contará com a presença da Prefeitura, por meio da Subsecretaria da Pessoa com Deficiência (Subpd) — vai reunir as melhores empresas fornecedoras de produtos e serviços com atividades e novidades em tecnologia assistiva. O evento, que em 2017 reuniu 11 mil pessoas, pretende, neste ano, alcançar 15 mil visitantes.

“A importância de um evento como este vai além de atender às necessidades específicas das pessoas com deficiência, já que são direitos garantidos por lei. Pensar num mundo mais inclusivo e acessível deve ser do interesse de todos. Pessoas com mobilidade reduzida, por exemplo, se beneficiariam se nossa cidade fosse mais acessível, como gestantes, pessoas com criança de colo ou carrinho de bebê e idosos”, explicou Denis Deli, um dos coordenadores do evento.

No dia 9, na festa de encerramento da Semana PCD, no Centro de Convenções SulAmérica, o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, apresentará o seu show “Samba da Fé”.

PcD no Brasil

Segundo dados do último Censo do IBGE, de 2010, cerca de 24% da população brasileira têm algum tipo de deficiência, o equivalente a 45 milhões de pessoas. Somente no Estado do Rio são 4 milhões, entre os quase 17 milhões de habitantes.

 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.