Arquidiocese do Rio de Janeiro

39º 24º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 18/12/2018

18 de Dezembro de 2018

Schola Cantorum realizará 4º concerto natalino

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

18 de Dezembro de 2018

Schola Cantorum realizará 4º concerto natalino

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

15/11/2018 09:40 - Atualizado em 15/11/2018 09:40
Por: Priscila Xavier / Symone Matias

Schola Cantorum realizará 4º concerto natalino 0

Para celebrar o nascimento do Menino Jesus, o Salvador, a Schola Canthorum, do Seminário Arquidiocesano de São José, apresentará o 4º Concerto de Natal, na Igreja Imaculada Conceição e São Sebastião, no Engenho de Dentro, no dia 30 de novembro, às 20h.

Com um repertório inédito, a Schola levará ao público as obras de autoria do compositor italiano Horest Zavanello, que viveu entre o final do século XIX e início do século XX,  dedicou-se à música sacra e homenageou, com seu trabalho, São Luiz Gonzaga, padroeiro dos seminaristas.

Sob regência do maestro Antônio Pedro de Almeida, o coro, composto por 45 seminaristas, também apresentará obras de períodos variados, da renascença ao contemporâneo, incluindo tradicionais canções natalinas.

Para o maestro, essa também é uma oportunidade para agradecer a Deus. “O concerto marca o encerramento de nossas atividades, mas ele é importante, principalmente, para louvarmos ao Senhor, agradecendo por tudo aquilo que recebemos de Suas mãos gratuitamente”, afirmou.

Ainda ele, o concerto também contribui culturalmente, tanto para os expectadores quanto para os seminaristas. “Ele é importante para o âmbito cultural dos fiéis, uma vez que a maioria das paróquias não faz uso desse estilo musical, mas também auxilia na formação dos seminaristas que participam, os quais passam a ter um maior conhecimento da obra. O coro é um patrimônio imaterial, não somente do seminário, mas da arquidiocese. Além disso, ele também contribui para a missão evangelizadora através da música, atraindo almas, trazendo-as para uma reflexão e para um contato mais frutuoso entre o ser humano e o Criador”, completou.

Para o seminarista Eduardo Douglas Santana Silva, que está cursando o primeiro ano de filosofia, a Schola Cantorum é mais uma oportunidade de servir a Igreja através da música.
“A Schola tem a função de conservar na Igreja o patrimônio musical, o deposito da fé, e responder que o que Salmo nos diz, de cantar um canto novo, um canto de louvor a Deus”.

O seminarista Francisco Everson Isaias, que participa da Schola há três anos, contou a alegria em participar da Schola e de apresentar o concerto no Engenho de Dentro.

“Sinto uma grande alegria em participar dessa atividade, por ser um meio de contemplar a Deus através da arte e do belo. O Concerto de Natal, a ser realizado na comunidade paroquial do Engenho de Dentro, onde já anteriormente fizemos missão, será uma oportunidade das pessoas apreciarem essa beleza e contemplar a Deus através da música, através das nossas vozes”, afirmou.

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.