Arquidiocese do Rio de Janeiro

32º 20º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 19/11/2018

19 de Novembro de 2018

Dia Mundial dos Pobres: ‘Este pobre clama e o Senhor o escuta’

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

19 de Novembro de 2018

Dia Mundial dos Pobres: ‘Este pobre clama e o Senhor o escuta’

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

01/11/2018 10:59 - Atualizado em 01/11/2018 11:18
Por: Priscila Xavier

Dia Mundial dos Pobres: ‘Este pobre clama e o Senhor o escuta’ 0

Embora os avanços econômicos mostrem que cada vez menos pessoas vivem em situação de extrema pobreza, outras 3,4 bilhões, quase a metade da população mundial, ainda luta para garantir a sobrevivência, de acordo com dados do Banco Mundial. Além da ausência de renda, esse quadro é caracterizado também pela privação de direitos básicos, como o acesso à saúde, educação, saneamento básico, água e luz.

Foi pensando naqueles que são colocados à margem da sociedade que a Igreja promoverá a segunda edição do Dia Mundial dos Pobres, que será celebrado no dia 18 de novembro, sob o tema: “Este pobre clama e o Senhor o escuta” (Salmo 34,7). Instituída pelo Papa Francisco no ano passado, a iniciativa busca promover a conscientização acerca do combate à pobreza, ajudando pessoas carentes a conquistarem dignas condições de vida.

Na Arquidiocese do Rio de Janeiro, o evento será antecedido por uma semana de preparação, tendo início ainda no dia 10 de novembro, com a celebração da missa “O Rio Celebra”, presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta, na Paróquia Nossa Senhora da Paz, no Parque União, na Maré, às 9h. Nesta ocasião, a paróquia celebrará, junto com as igrejas Jesus de Nazaré e Nossa Senhora da Paz, também na comunidade, 15 anos de criação.

Fórum

Durante a Semana de Preparação, a Arquidiocese do Rio promoverá o Fórum do Dia Mundial dos Pobres, no dia 17 de novembro, das 8h às 17h, no Edifício São João Paulo II, na Glória.

No encontro será abordado o tema “Justiça Restaurativa”, que tratará do processo de resolução de conflitos através da construção de espaços de diálogo entre as pessoas, estabelecendo dimensões de reconhecimento, responsabilidade e restauração individual e coletiva.

O encontro é voltado para aqueles que atuam, especialmente, com as diversas situações de pobreza na arquidiocese. No fórum, cada participante optará por aprofundar o tema numa das seguintes oficinas: “Escola de Perdão e Reconciliação – ES.PE.RE”, “Constelação Familiar”, “Mediação de Conflitos”, “Comissão Pastoral do Conselho Tutelar”, “Trabalho em Rede com a População em Situação de Rua”, “Círculos da Paz” e “Moradia como Condição de Paz”.

Para participar é necessário preencher o formulário de inscrição digital por meio do link bit.ly/2gFVXvj. Outras informações através do telefone do Vicariato para a Caridade Social: (21) 2292-3132 - ramal 332.

Programação da Semana de Preparação

O segundo dia da Semana de Preparação, 11 de novembro, será destinado à realização de atividades em nível forâneo ou paroquial, tendo como sugestão de promoção de feiras sociais com as próprias pastorais voltadas para o atendimento social.

No dia 12, às 10h e às 17h, será apresentado o painel sobre a específica questão do cárcere feminino no Estado do Rio de Janeiro, no Auditório Padre Anchieta, na Pontifícia Universidade Católica do Rio, na Gávea. Já às 19h, acontecerá o encontro ecumênico intitulado “O que a fé tem a dizer sobre a relação com os pobres”. Este evento será realizado no auditório da Pequena Cruzada de Santa Teresinha do Menino Jesus, localizada na Avenida Epitácio Pessoa, 4.866, na Lagoa.

Tendo em vista a Campanha da Fraternidade para o ano de 2019, que tratará da temática “Fraternidade e Políticas Públicas”, no terceiro dia, 13 de novembro, será realizada uma audiência pública na Câmara Municipal do Rio, que tratará das políticas públicas em favor dos mais pobres.

No dia 14, a Rádio Catedral FM e a WebTV Redentor apresentarão um programa especial sobre o Dia Mundial dos Pobres, na Capela São Sebastião, em Del Castilho, que contará com a presença dos bispos do Regional Leste 1 da CNBB, além de ação social e a celebração de missa na Cracolândia.

O feriado da Proclamação da República, 15 de novembro, será dedicado às formações. Nesta data, acontecerão atividades em nível de forania ou vicarial, com a sugestão de catequeses, à semelhança das realizadas na Jornada Mundial da Juventude, nas quais será trabalhada a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial dos Pobres. Esse será um evento dedicado, de maneira geral, a todo laicato.

Às vésperas da celebração, acontecerá o fórum, com o tema: “Justiça Restaurativa”, que tratará da relação dessa com o Evangelho, além da apresentação de experiências vivenciadas nesse contexto. O encontro envolverá grupos, entidades e pessoas preocupadas com a questão do pobre.

No Dia Mundial dos Pobres, 18 de novembro, todos são convidados a se reunirem na Catedral Metropolitana, no Centro, para uma ação social e o café da manhã com a população em situação de rua. Em seguida, a missa será presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta, às 10h. No fim da celebração, serão inaugurados os novos banheiros da igreja dedicados à população de rua.

Na Catedral, no Centro, também será rezada a Oração do Ângelus, aos pés da imagem de Santa Teresa de Calcutá, que está de frente para o Santuário do Cristo Redentor. O dia findará com almoço dedicado à população de rua.


Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.