Arquidiocese do Rio de Janeiro

28º 24º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 16/11/2018

16 de Novembro de 2018

Pastoral do Menor e Marinha inauguram novo núcleo do Forças no Esporte

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

16 de Novembro de 2018

Pastoral do Menor e Marinha inauguram novo núcleo do Forças no Esporte

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

18/10/2018 10:37 - Atualizado em 18/10/2018 10:37
Por: Redação

Pastoral do Menor e Marinha inauguram novo núcleo do Forças no Esporte 0

A Pastoral do Menor da Arquidiocese do Rio de Janeiro, em parceria com a Marinha do Brasil, inaugurou no mês de setembro o 5º Núcleo do Programa Forças no Esporte (Profesp), realizado no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), na Ilha do Governador.

A solenidade esteve sob a coordenação do comandante do CIASC, o contra-almirante (FN) Carlos Chagas Vianna Braga, e contou com a presença do ministro do Esporte, Leandro Cruz Fróes da Silva.

A Pastoral do Menor esteve representada pelo vigário episcopal para a Caridade Social, monsenhor Manuel Manangão, pelo assistente eclesiástico adjunto, padre Gilvan André da Silva, pela fundadora e conselheira, Maria Christina Sá, e pela coordenadora técnica de projetos sociais, Geovana Silva.
 
Autoridades militares
Também se fizeram presentes no evento, o comandante do Pessoal de Fuzileiros Navais, Vice-Almirante (FN) Cesar Lopes Loureiro, o comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra Vice-Almirante (FN), Paulo Martino Zuccaro, o comandante do Centro de Capacitação Física do Exército, general de Brigada André Luiz Ribeiro Campos Allão, o diretor da Comissão de Desportos da Aeronáutica, brigadeiro intendente José Jorge de Medeiros Garcia, além de convidados de instituições militares, civis e religiosas.
 
Projeto Navegar
O Profesp conta também com o projeto “Navegar”, que é um trabalho de promoção social de crianças e adolescentes por meio da prática esportiva náutica, que integra o programa “Segundo Tempo”, do Ministério do Esporte.

Atualmente, são atendidos mais de 500 adolescentes e crianças de 20 comunidades da Ilha do Governador, que têm acesso a várias modalidades esportivas, entre elas, caiaques, escaleres a remo, canoas e barcos da classe optimist. Também há atividades culturais, reforço escolar, oficinas de informática, inglês, coral, serviço de convivência, fortalecimento de vínculos, e reuniões com as famílias.

“A efetivação da parceria para implementação do Profesp no CIASC foi um grande desafio para a Pastoral do Menor. Não possuíamos núcleos encaminhadores para as crianças e adolescentes da Ilha do Governador. Com o incentivo do contra-almirante Carlos Chagas, iniciamos do marco zero. Em pouco mais de um ano, contamos com mais de 500 participantes no programa. É com muita alegria e satisfação que celebramos as vitórias e conquistas desta parceria, uma contribuição necessária para garantia dos direitos das famílias”, disse a coordenadora técnica de projetos da Pastoral do Menor, Geovana da Silva.

A cerimônia de abertura contou com apresentação do coral das crianças que integram o projeto, e a banda da Marinha o acompanhou entoando algumas canções.

Na ocasião, os integrantes da Pastoral do Menor e Adriana Pereira Velasco, diretora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Darcy Ribeiro, foram homenageados e receberam um certificado de reconhecimento pelo apoio ao Programa Forças no Esporte (Profesp/CIASC).
 
Testemunhos
Segundo Edna Maria Souza da Silva dos Santos, agente da Pastoral do Menor da Paróquia São Sebastião, na Ilha do Governador, a inauguração de mais um núcleo do Programa Forças no Esporte é motivo de grande alegria e de gratidão a Deus.

“Vivemos numa sociedade na qual falta amor, e o respeito pelo próximo tornou-se obsoleto. No projeto, nossas crianças, além da prática esportiva orientada pelos militares, recebem orientações para a melhoria da qualidade de vida, focando o desenvolvimento e acompanhamento de novos talentos e a aproximação das Forças Armadas com a comunidade, promovendo o desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”, afirmou.

Ela destacou ainda o empenho dos pais, que vencem dificuldades para que seus filhos perseverem no projeto, e são gratos pela oportunidade e experiência. 

“Cada conquista desses jovens, sobretudo do projeto “Navegar” vem nos trazer a certeza de um futuro promissor. Dessa forma, a vitória também é nossa, é da família, é da comunidade, é do Brasil”, completou Edna dos Santos.

O agente da Pastoral do Menor da Paróquia Nossa Senhora de Loreto, no Galeão, George Francisco de Sousa, manifestou sua alegria pela inauguração do núcleo, e destacou a homenagem que recebeu.

“A primeira, por me fazer sentir fazer parte, juntamente com outros agentes, do processo de inclusão social de crianças e jovens adolescentes carentes, desempenhado pelo Profesp. A segunda, em saber que, com a referida abertura, o Profesp se fortalece e amplia sua capacidade de atender a demanda das comunidades carentes daquela região por vagas no projeto”, afirmou George de Sousa.

 
Da Redação
 
 
 
 
Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.