Arquidiocese do Rio de Janeiro

28º 24º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 16/11/2018

16 de Novembro de 2018

Dom Romer publica livro sobre leituras dominicais do Ano C

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

16 de Novembro de 2018

Dom Romer publica livro sobre leituras dominicais do Ano C

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

16/10/2018 13:18 - Atualizado em 18/10/2018 11:32
Por: Priscila Xavier

Dom Romer publica livro sobre leituras dominicais do Ano C 0

A fim de auxiliar àqueles que se dedicam à pregação da Palavra de Deus ou, até mesmo, os que desejam fazer um aprofundamento da fé, por meio das leituras dominicais, o bispo auxiliar emérito do Rio de Janeiro Dom Karl Josef Romer lançou mais uma edição do livro “Minha alegria esteja em vós – Ano C”.

Com meditações sobre as leituras das missas dominicais, Dom Romer busca levar aos sacerdotes e fiéis pensamentos que contribuem na caminhada do povo de Deus. “A obra não é composta por homilias, mas sim por pensamentos espirituais, teológicos, bíblicos, interpretando essas leituras, que ajudam no aprofundamento pessoal”, explicou.

Ainda segundo o bispo, “é uma ajuda espiritual, seja para as paróquias, facilitando os padres com pensamentos essenciais sobre a fé, que depois podem ser traduzidos para a sua linguagem, ou para aqueles que desejam aprofundar sua vida espiritual. Muitas pessoas o utilizam para ler e rezar em silêncio. Isso me alegra muito”, destacou.

De acordo com Dom Romer, a ideia de publicar a obra, que já conta com duas outras edições de mesmo título, sendo uma destinada ao Ano A e a segunda ao Ano B, surgiu há pelo menos 30 anos. “Era um desejo do então arcebispo do Rio, Cardeal Eugenio de Araujo Sales, que se fizesse um comentário sobre as leituras dominicais que pudesse auxiliar os padres na preparação das homilias. Nesse período, o padre José Busión, que era um grande biblista da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e eu fizemos juntos a parte bíblica, espiritual e teológica, e publicamos pela internet. Logo, muitas pessoas pediram para que as edições fossem publicadas semanalmente”, recordou.

Mas os livros só foram publicados há sete anos, quando Dom Romer retornou de Roma, uma vez que havia sido nomeado para secretário do Pontifício Conselho para a Família, entre os anos de 2002 e 2007.

A obra é dividida em sete partes, as quais representam os tempos litúrgicos da Igreja. O primeiro deles é o Advento, quando tem início um novo ano litúrgico, o qual começa após a Solenidade de Cristo Rei. Depois, é o período da Quaresma, em que a Igreja vive o tempo de jejum, esmola e abstinência. Em seguida, o Tríduo e os domingos pascais. O quinto capítulo é destinado às leituras do Tempo Comum, enquanto o sexto trata das Solenidades e Festas do Senhor que sempre são celebradas aos domingos. E, por último, outras solenidades e festas que, de acordo com o calendário, podem ou não acontecer no domingo.

Para Dom Romer, “todos nós precisamos aprender a resposta para a pergunta: qual é o sentido da Palavra de Deus? Ela é a presença real de Deus em nossa vida. Posso receber a graça se a ouço com amor e fé, orientando minha vida através dela”, finalizou.

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.