Arquidiocese do Rio de Janeiro

38º 23º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 15/12/2018

15 de Dezembro de 2018

Páscoa de monsenhor José dos Santos Almeida

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

15 de Dezembro de 2018

Páscoa de monsenhor José dos Santos Almeida

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

29/09/2018 17:00 - Atualizado em 29/09/2018 17:08
Por: Da redação

Páscoa de monsenhor José dos Santos Almeida 0

Neste sábado, na festa dos santos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, 29 de setembro, às 8h05, monsenhor José dos Santos Almeida, pároco emérito da Paróquia São Tiago, de Inhaúma, fez sua páscoa definitiva. Seu corpo está sendo velado na própria paróquia, onde serviu por muitos anos. A missa de corpo presente será neste sábado, às 17h, seguida de vigília. Amanhã, domingo, dia 30 de setembro, haverá missas às 7h e 10h. A missa exequial será às 13h30, presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta. A missa seguirá o formulário dominical e aos padres que desejarem concelebrar trazer paramentos de cor verde. Após a missa exequial, o corpo seguirá da Paróquia São Tiago, de Inhaúma, até o Cemitério São Francisco Xavier, do Caju, onde será enterrado na quadra da Irmandade de São Pedro.

Monsenhor José dos Santos Almeida nasceu no dia 16 de junho de 1935 em Trajano de Morais, Estado do Rio de Janeiro. O início de sua caminhada na fé deu-se em sua cidade natal na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, onde foi batizado em julho de 1935, recebeu a 1º Eucaristia e o santo óleo do Crisma. Também em sua primeira comunidade paroquial auxiliava no serviço do altar como coroinha, começando aí seu despertar para a vida sacerdotal. Veio para Ricardo de Albuquerque em 1944 ou 1945 e passou a ajudar Padre Alicio Ribeiro da Mota, primeiro pároco da Paróquia de São José, como coroinha. Como nesta época nossa comunidade era capela da Paróquia de São José, era Padre Alicio que nos assistia espiritualmente, sendo auxiliado no altar pelo jovem José Almeida, que sentia crescer sua vocação para o sacerdócio. Mesmo já tendo feito sua 1º Eucaristia, participava das aulas de catequese ministradas por Maria Pureza na Capela Nossa Senhora do Rosário de Pompeia. Entrou para o Seminário Arquidiocesano de São José em março de 1947. Ordenou-se diácono em março de 1959 e em 29 de junho de 1959 recebeu pelas mãos de Dom Jaime de Barros Câmara o sacramento da Ordem. No dia 5 de julho de 1959 celebrou sua primeira missa na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Pompeia. Durante sua vida sacerdotal passou pelas paróquias de Cristo Rei em Vaz Lobo, Nossa Senhora da Conceição em Engenho Novo, Nossa Senhora de Guadalupe em Inhaúma, Nossa Senhora Medianeira em Oswaldo Cruz, Cristo Ressuscitado em Padre Miguel, São Jerônimo em Coelho Neto, Santa Sofia em Cosmos e São Tiago em Inhaúma, permanecendo como pároco desta última de janeiro de 1987 a novembro de 2012. De 1964 a 1977 trabalhou no Seminário Arquidiocesano de São José como diretor espiritual e professor. Em 29 de junho de 2009 teve a alegria de celebrar seu Jubileu de Ouro de Ordenação Sacerdotal. Atualmente permanecia como pároco emérito na Paróquia São Tiago. Dai-lhe, Senhor, o descanso eterno!E brilhe para ele a vossa Luz!Descanse em paz. Amém.

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.