Arquidiocese do Rio de Janeiro

25º 18º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 23/10/2018

23 de Outubro de 2018

PUC-Rio acolherá Congresso de Humanismo Solidário na Ciência

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

23 de Outubro de 2018

PUC-Rio acolherá Congresso de Humanismo Solidário na Ciência

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

27/09/2018 17:22 - Atualizado em 27/09/2018 18:28
Por: Priscila Xavier / Symone Matias

PUC-Rio acolherá Congresso de Humanismo Solidário na Ciência 0

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) será sede da primeira edição do Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência, uma realização do Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Ministério Universidades Renovadas (RCC), em parceria com o Departamento de Teologia da PUC-Rio.
O evento, que visa refletir sobre a questão da solidariedade dentro do meio acadêmico, acontecerá entre os dias 9 e 11 de outubro, no Campus da PUC-Rio, na Gávea. Para participar, os interessados devem fazer a inscrição através do site humanismonaciencia.com.br/congresso2018.
O coordenador do Regional Leste 1 da Pastoral Universitária, Rodrigo Félix, destacou que a temática será abordada através de “trabalhos e pesquisas que têm o viés de buscar a solidariedade nas mais diversas áreas do saber. O objetivo é refletir a profissão à luz dessa cultura solidária, pensando na própria profissão como uma responsabilidade social. Ou seja, de que maneira cada profissão pode ser solidária em sua realidade profissional”, esclareceu.
O evento
O congresso contará com um painel de debate multidisciplinar pré-definido; mesas temáticas, divididas por área do conhecimento, a fim de debater os dilemas éticos das profissões correlatas à área no campo social, propondo linhas de pesquisas futuras e incentivando a criação de grupos de estudo e pesquisa com os interessados; apresentação de trabalhos acadêmicos em formato pôster para divulgação de pesquisas, além de palestras plenárias.
O congresso pretende atrair pesquisadores e profissionais das áreas técnicas divididas pela CAPES, nos grupos: Ciências da Vida; Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar e Humanidades.
A proposta é refletir em cada profissão questões como: solidarismo e responsabilidade social das profissões; personalismo, humanismo integral e a ética profissional; sustentabilidade e bem comum; formação curricular: educação para um humanismo solidário; subsidiariedade e tecnologias sociais: critérios e metodologias; diretrizes político-econômicas inspiradas na Doutrina Social Católica; outros temas correlatos ao humanismo solidário.

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.