Arquidiocese do Rio de Janeiro

25º 18º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 23/10/2018

23 de Outubro de 2018

Círculos Bíblicos: a Palavra de Deus no meio do povo

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

23 de Outubro de 2018

Círculos Bíblicos: a Palavra de Deus no meio do povo

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

21/09/2018 17:55 - Atualizado em 21/09/2018 17:56
Por: Da Redação

Círculos Bíblicos: a Palavra de Deus no meio do povo 0

Tradicionalmente, no último domingo de setembro, a Igreja ressalta a importância da Palavra de Deus, a Bíblia. E para que ela chegasse às mãos dos fiéis, o longo trabalho realizado por São Jerônimo, cuja memória é comemorada no dia 30, foi fundamental. É ele o responsável pela tradução dos textos do hebraico e do grego para o latim (Vulgata), a partir do qual foi traduzido para outros diversos idiomas.

Conhecer viver a Escritura é essencial na vida de cada cristão. É o que faz as pessoas que participam dos Círculos Bíblicos, a fim de aprofundar a fé em Cristo Jesus. Como é tradição na Arquidiocese do Rio, no dia 7 de setembro, aconteceu a Assembleia Geral na maioria dos vicariatos.

O Vicariato Jacarepaguá realizou a 11ª Assembleia, na Paróquia Santa Luzia, em Gardênia Azul. O vigário episcopal do vicariato, cônego Robert Józef Chrzaszcz destacou que “a importância dos Círculos Bíblicos é imensa na vida da Igreja, porque é o próprio Jesus que se encarnou e habitou no meio de nós. Quem se aproxima da Palavra, também se aproxima mais de Deus. Os Círculos Bíblicos reúnem os familiares e as pessoas da rua que estão afastadas da Igreja, as quais, muitas vezes, voltam a participar da comunidade paroquial”, frisou.

No Vicariato Leopoldina, a 32ª Assembleia foi realizada no Instituto Nossa Senhora das Dores, em Brás de Pina. Para o vigário episcopal, padre Alberto Gonzaga de Almeida, “os Círculos Bíblicos são a própria presença da Igreja na vida de uma rua, de uma comunidade e de um bairro. Celebrar a Palavra com os vizinhos, parentes e com as pessoas da sua rua é manifestar a presença da Igreja naquela comunidade, Cristo Palavra naquele bairro”, enfatizou.

Já a 47ª Assembleia do Vicariato Oeste foi realizada na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Padre Miguel. Segundo o vigário, padre Felipe Lima Pires, “a gente tem percebido que os Círculos Bíblicos é uma graça em nossa Igreja, um momento de fomentação e do aprofundamento da espiritualidade. Cada grupo que se reúne tem a oportunidade de alimentar a fé e, consequentemente, oferecer o melhor serviço à Igreja. Não devemos reter para nós o conteúdo e a experiência que torna as nossas pastorais mais firmes na Palavra de Deus”, acrescentou.

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, acolheu a Assembleia do Vicariato Santa Cruz, que conta com 472 grupos. O vigário episcopal, padre Luís Carlos Pereira sublinhou que “esse é um jeito novo de ser Igreja, dando fundamento para diversas outras comunidades. É uma maneira de evangelizar de porta em porta, como nos pede a Igreja atual, e por meio da qual as famílias recebem a Palavra e a oração. Esse é um momento de reflexão mais pessoal, criando uma consciência do sentido de ser cristão e Igreja”, complementou.

No Vicariato Suburbano foi realizada a 49ª Assembleia, que aconteceu na Paróquia São Jerônimo, em Coelho Neto. Para o vigário episcopal, padre Rogério Heleno Pereira Félix, “os Círculos Bíblicos são grande instrumento de evangelização, porque a Igreja sai de seus muros e segue em missão, conforme nos pede o Papa Francisco, reunindo as famílias nas ruas, nas vilas. É uma grande partilha e um grande anúncio profético da Palavra que chega ao coração e à vida das pessoas”, finalizou.

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.