Arquidiocese do Rio de Janeiro

33º 24º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 18/11/2018

18 de Novembro de 2018

Centro de Tradições Nordestinas confirma consagração à Virgem de Nazaré e devotos da Ilha do Governador testemunham amor por Nossa Senhora

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

18 de Novembro de 2018

Centro de Tradições Nordestinas confirma consagração à Virgem de Nazaré e devotos da Ilha do Governador testemunham amor por Nossa Senhora

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

02/09/2018 19:38 - Atualizado em 03/09/2018 20:20
Por: Reportagem: Priscila Xavier e Symone Matias / Texto: Raphael Freire

Centro de Tradições Nordestinas confirma consagração à Virgem de Nazaré e devotos da Ilha do Governador testemunham amor por Nossa Senhora 0

temp_titleFeira_1_03092018201556

Dando continuidade a peregrinação pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro no último dia do Círio, 2 de setembro, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi conduzida pela comitiva até o Centro de Tradições Nordestinas, em São Cristóvão, onde foi recepcionada com muita festa, fogos e manifestações de devoção dos fiéis.

Um mini círio foi realizado no local com a distribuição de pedaços da corda de 120 metros utilizada durante a procissão pelos romeiros que testemunhavam sua devoção a Mãe de Jesus. Acolhendo a imagem peregrina vinda diretamente de Belém pela décima vez, os dirigentes da Feira de São Cristóvão, juntamente com o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, realizaram a troca do manto de Nossa Senhora de Nazaré do Centro de Tradições Nordestinas. Dom Orani frisou a importância de celebrar, não somente a cultura religiosa, mas também de todo o povo brasileiro. Segundo o presidente da Associação Cultural Nossa Senhora Rainha de Todos os Santos, Flávio Xavier, foi gratificante receber mais uma vez a imagem da Santa, e ver como a fé transforma o local.

“Neste ano estamos recebendo pela 10º vez a imagem peregrina oriunda do Santuário de Belém do Pará para demostrar o valor da nossa fé através da devoção. Programamos junto com todos os feirantes a consagração da imagem peregrina que se tornou perpétua, há cinco anos, como a Padroeira da feira. A realização do Círio aqui é um fato muito importante, pois estamos consolidando os 10 anos de visitas de Nossa Senhora de Nazaré no Centro de Tradições Nordestina, a nossa querida feira de São Cristóvão, que também faz 73 anos neste mês de setembro. A troca do manto é uma forma de homenageá-la e de ressaltar a consagração da Virgem de Nazaré como nossa Padroeira. Os mantos são guardados e fazem parte do nosso acervo da Associação, que fica aqui mesmo dentro do Centro de Tradições Nordestinas”, contou Flávio Xavier.

“A Virgem de Nazaré nos ajuda a crescer cada vez mais em nossa fé”

Em seguida, a comitiva com a imagem visitou a Capela Nossa Senhora de Nazaré, no Cacuia, na Ilha do Governador, pertencente à Paróquia Sagrada Família. O pároco, padre Carlos Gómez Saiz, acolheu o cortejo juntamente com os fiéis devotos, que participaram da celebração missionária presidida pelo arcebispo, Dom Orani João Tempesta.

“Estamos muito felizes de receber em nossa capela a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Fizemos questão de convidar todos os nossos paroquianos, todas as pessoas de nosso bairro e demais regiões da Ilha do Governador para participar desse grande ato religioso, pois a Virgem de Nazaré nos ajuda a crescer cada vez mais em nossa fé”, disse padre Carlos Saiz.

Responsável pela capela, Jorge Luiz da Silva, que também compõe a equipe de liturgia, contou que os fiéis da comunidade acolhem a imagem peregrina de forma alternada, sendo este o terceiro ano que recepcionam a Virgem de Nazaré. Ele afirmou ainda que o sonho e o desejo dos paroquianos é poder receber a imagem da padroeira dos paraenses e rainha da Amazônia todos os anos.

“Nós estamos honrados em receber a imagem de Nossa Senhora de Nazaré trazida pelo nosso cardeal Dom Orani. Ela já faz parte da cultura do Pará e nos gostaríamos de incorporar aqui também, em nossa paróquia, as mesmas atividades litúrgicas e sociais que os devotos da Virgem Maria realizam lá em Belém. Por enquanto, fazemos o mini círio, algo pequeno que começa numa rua próxima a capela no segundo domingo de outubro, mas a visita para nós é importante para reavivar a nossa fé católica e a demonstração do amor que temos por Nossa Senhora”, ressaltou Jorge Luiz.

Começava a cair à tarde, quando o cortejo chegou a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré e Santos Mártires Ugandenses, em Acari, para o Mini Círio seguido de Santa Missa, e o encerramento do Círio de Nazaré 2018 na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

temp_titleFeira_2_03092018201600

temp_titleFeira_3_03092018201606

temp_titleIlha_do_Governador_2_03092018201612

temp_titleIlha_do_Governador_1_03092018201609

temp_titleAcari_1_03092018201540

temp_titleAcari_2_03092018201544

temp_titleAcari_3_03092018201548

temp_titleAcari_4_03092018201552

Fotos: Gustavo de Oliveira


Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.