Arquidiocese do Rio de Janeiro

30º 20º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 21/09/2018

21 de Setembro de 2018

Presidência do Leste 1 prepara assembleia anual

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

21 de Setembro de 2018

Presidência do Leste 1 prepara assembleia anual

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

31/08/2018 11:38 - Atualizado em 03/09/2018 20:37
Por: Flávia Muniz / Symone Matias

Presidência do Leste 1 prepara assembleia anual 0

temp_titleAssembleia_geral_leste_1_03092018203646

No dia 27 de agosto, os coordenadores das pastorais reuniram-se com a presidência do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Edifício João Paulo II, na Glória.

A reunião, presidida pelo arcebispo do Rio e presidente do Leste 1, Cardeal Orani João Tempesta, contou com os demais integrantes da presidência: o arcebispo de Niterói e vice-presidente, Dom José Francisco Rezende Dias, o bispo de Duque de Caxias e secretário, Dom Tarcísio Nascentes dos Santos, e o secretário-executivo, padre Márcio Luiz da Costa.

O bispo auxiliar do Rio Dom Joel Portella Amado, que esteve presente na reunião, explicou que a presidência se reúne com os coordenadores regionais, duas vezes por ano, para rever, unir e integrar a caminhada, e começar a preparar o calendário pastoral do ano seguinte.

“Um dos assuntos é a assembleia anual, prevista para os dias 22 e 24 de novembro. É a assembleia de revisão do ano em curso e planejamento para o ano seguinte. A comissão de bispos, para a assembleia deste ano, está formada pelo bispo de Valença, Dom Nelson Francelino Ferreira, pelo bispo auxiliar de Niterói Dom Luiz Antônio Ricci e por mim. Nesta reunião, apresentei um pouco do atual panorama que, segundo o Documento da Conferência de Aparecida, desafia a evangelização, bem como as diretrizes da ação evangelizadora da Igreja no Brasil. Ainda não temos as diretrizes gerais, refletimos sobre as cinco urgências e fizemos uma breve reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade de 2019, que, por envolver políticas públicas, é, sem dúvida, bastante desafiador”, disse ele.

Dom Joel esclareceu, ainda, que “na assembleia anual participam todos os bispos do Regional Leste 1, os coordenadores das pastorais e movimentos e os representantes do clero de cada diocese. Portanto, apenas os membros já previstos no estatuto do Regional; e cada bispo estabelece os critérios para a participação dos legítimos representantes de suas dioceses”, concluiu.

Segundo o documento “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019” (DGAE 2015-2019 - Doc. 102), publicado em maio de 2015, e ainda em vigência, as cinco urgências da ação evangelizadora e as perspectivas de ação para cada uma são: Igreja em estado permanente de missão; Igreja: casa da iniciação à vida cristã; Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja: comunidade de comunidades; Igreja a serviço da vida plena para todos. E a Campanha da Fraternidade 2019 tem como tema: “Fraternidade e políticas públicas”.

Foto: Carlos Moioli


Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.