Arquidiocese do Rio de Janeiro

33º 24º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 18/11/2018

18 de Novembro de 2018

Pastoral do Menor recebe homenagem pela parceria ‘Programa Forças no Esporte’

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

18 de Novembro de 2018

Pastoral do Menor recebe homenagem pela parceria ‘Programa Forças no Esporte’

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

31/08/2018 11:33 - Atualizado em 03/09/2018 20:32
Por: Carlos Moioli

Pastoral do Menor recebe homenagem pela parceria ‘Programa Forças no Esporte’ 0

temp_titleGeovana_Pastoral_do_Menor_03092018203155

A Pastoral do Menor, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, foi homenageada pelo Ministério da Defesa, pelos bons resultados da parceria do ‘Programa Forças no Esporte’ (Profesp).

A placa de gratidão foi entregue, no dia 22 de agosto, no Clube de Subtenentes e Sargentos, em Brasília, durante a segunda edição da Reunião Interministerial com representantes das pastas da Defesa, Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, além do Exército, Marinha, Aeronáutica, Arquidiocese do Rio de Janeiro, Associação de Velas Adaptadas e Federação Nacional das Associações Pestalozzi.

Na reunião, também foi tratado o projeto “João do Pulo”, outra ação social do Ministério da Defesa, voltada para pessoas com deficiência. 

A Pastoral do Menor esteve representada pela coordenadora dos projetos sociais, Geovana Silva, que recebeu placa de gratidão pelas mãos do general do Ministério da Defesa, Jorge Antonio Smicelato, que também é o diretor do Departamento de Desporto Militar.

Na placa, que registra a gratidão pelo apoio prestado pela Pastoral do Menor nos programas sociais, com bons resultados atingidos no município do Rio de Janeiro, há a assinatura do Ministério da Defesa, por intermédio da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (Sepesd) e do Departamento do Desporto Militar (DDM).

Segundo Geovana Silva, o programa “Forças no Esporte” é realizado em parceria, há 15 anos, em oito unidades militares da Marinha do Brasil e uma do Exército Brasileiro. Ela explicou que o impacto das ações do programa resulta na diminuição das múltiplas facetas das violências urbanas, domésticas e interpessoais.

“Desde sua implantação, há 15 anos, a Pastoral do Menor tem parceria com o programa “Forças no Esporte”, em especial, com o Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), da Marinha do Brasil. Os resultados, ao longo desses anos, são aumento da escolarização de crianças, adolescentes, preparação para o mundo do trabalho, os benefícios à saúde em decorrência do esporte, participação cidadã, fortalecimento das relações familiares e a articulação entre parceiros em benefício dos direitos das crianças e adolescentes”, afirmou. 

Geovana Silva destacou, ainda, que o apoio dos párocos e a atuação de leigos engajados contribuem para o sucesso do programa, pois eles conhecem a realidade de suas comunidades.

“A Arquidiocese do Rio, com sua capilaridade através das comunidades paroquiais na cidade, propicia o protagonismo dos leigos, em especial, os agentes da Pastoral do Menor, e o apoio dos párocos, que facilitam a identificação e o acompanhamento das famílias vulneráveis. É um processo que facilita o acesso aos serviços, programas e projetos sociais para as pessoas que vivem em áreas favelizadas com difícil acesso aos direitos fundamentais”, afirmou a coordenadora.

Foto: Carlos Moioli


Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.