27 de Janeiro de 2021
Dom Gilson: bispo coadjutor de Nova Iguaçu
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.
24/08/2018 11:10 - Atualizado em 24/08/2018 11:10
Por: Carlos Moioli
Dom Gilson: bispo coadjutor de Nova Iguaçu 0
Nomeado pelo Papa Francisco no dia 27 de junho, Dom Gilson Andrade da Silva tomará posse do ofício de bispo coadjutor da Diocese de Nova Iguaçu (RJ), com direito à sucessão do atual bispo, Dom Luciano Bergamin.
A celebração será realizada na Catedral de Santo Antônio, em Nova Iguaçu, no dia 1º de setembro, às 8h30, e será transmitida para todo o Brasil pela RedeVida de Televisão, Rádio Catedral e WebTV Redentor.
“Sou grato ao Santo Padre por ter-me confiado compartilhar com Dom Luciano o cuidado pastoral dessa Igreja Particular, juntamente com os seus colaboradores. Desde que recebi a comunicação da nova missão através da Nunciatura Apostólica, agradeci a Nosso Senhor por mais esta prova de seu amor por mim, e comecei a me sentir muito próximo de todos vocês e a tê-los muito presentes no meu coração e na minha oração”, disse Dom Gilson em sua saudação à Igreja de Nova Iguaçu.
Antes de sua nomeação, Dom Gilson exercia o ministério como bispo titular de Noba e auxiliar da Arquidiocese de São Salvador (BA). Ele tinha sido eleito bispo pelo Papa Bento XVI no dia 27 de julho de 2011, e recebido a ordenação episcopal no dia 24 de setembro do mesmo ano, tendo como lema: “In Verbo Tuo” (“Por causa da tua Palavra”).
“Foi confiando na Palavra do Senhor (cf. Lc 5, 5), que nos chama e envia, que respondi ‘sim’ ao apelo da Igreja. Sei que será o meu amparo. Peço a Ele que me ajude, em meio às minhas fragilidades, a realizar entre vocês o desejo do seu Coração Sacratíssimo: que todos tenham a Sua vida em abundância”, destacou Dom Gilson.
Perfil
Nascido em 11 de setembro de 1966, no Rio de Janeiro, ingressou em 1985 no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, na Diocese de Petrópolis, onde estudou filosofia.
Entre os anos de 1988 a 1991, realizou os estudos de teologia na Universidade de Navarra (Espanha). Também obteve licenciatura em Sagrada Teologia pela Pontifícia Università della Santa Croce, em Roma (1997 a 1999).
Foi ordenado sacerdote em 4 de agosto de 1991, incardinado na Diocese de Petrópolis, na qual serviu como vice-reitor e, mais tarde, reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino; pároco, professor de filosofia e teologia na Universidade Católica de Petrópolis; membro do Conselho Diocesano de Pastoral; coordenador da Pastoral da Juventude; membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.
Deixe seu comentário
Resposta ao comentário de: