Arquidiocese do Rio de Janeiro

29º 24º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 20/09/2018

20 de Setembro de 2018

Coroinhas celebram memória de São Tarcísio

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

20 de Setembro de 2018

Coroinhas celebram memória de São Tarcísio

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

17/08/2018 10:56 - Atualizado em 17/08/2018 10:57
Por: Giselle Martello / Symone Matias

Coroinhas celebram memória de São Tarcísio 0

Uma missa em ação de graças pela memória de São Tarcísio, realizada na Paróquia Bom Jesus da Penha, na Penha, no dia 11 de agosto, reuniu cerca de mil coroinhas de toda a Arquidiocese do Rio.

A celebração foi presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta e contou com a presença do bispo auxiliar Dom Roque Costa Souza e de vários sacerdotes, entre eles, o vigário episcopal do Vicariato Jacarepaguá, cônego Robert Józef Chrzaszcz, que também é o coordenador arquidiocesano dos coroinhas, e do vigário episcopal do Vicariato Leopoldina, padre Alberto Gonzaga de Almeida.

No início da celebração, que foi transmitida para todo o Brasil pelas RedeVida de Televisão, Rádio Catedral e WebTV Redentor, o clero e os corinhas foram acolhidos pelo pároco, padre José Everaldo Germano da Silva.

Proximidade com o Senhor

Na homilia, Dom Orani lembrou que a vida de São Tarcísio deve ser um exemplo para os adolescentes e jovens que no meio às provações permanecem na missão e na verdade da fé.

“Aos coroinhas que servem o altar pedimos que não desanimem diante das dificuldades da vida, das perseguições por causa da fé. Que São Tarcísio possa inspirar cada um a ter uma vida de oração, de serviço e de proximidade com o Senhor”, disse.

Após a celebração da missa, os coroinhas, acompanhados por Dom Orani, sacerdotes e seminaristas, seguiram em procissão – carregando os andores com as imagens de Nossa Senhora da Penha e São Tarcísio - até a Concha Acústica da Basílica Santuário de Nossa Senhora da Penha. Na Concha Acústica, sob a animação do reitor, padre Thiago Sardinha, houve mensagem de Dom Orani, lanche e a apresentação da banda ‘Soul+Cristo’.

Jeito de missão

Organizado pela Comissão Arquidiocesana dos Coroinhas, o encontro foi uma oportunidade para celebrar, fortalecer a amizade e conhecer coroinhas de outras paróquias e vicariatos.  

Segundo o cônego Robert Chrzaszcz, o encontro também teve um ‘jeito de missão’, e deixou todos felizes, a exemplo dos coroinhas que estiveram dias atrás com o Papa Francisco, na Praça de São Pedro, em Roma.

“Os coroinhas são responsáveis pelo serviço no altar e, portanto, desempenham uma bonita e importante missão na vida da Igreja. É um serviço que pode despertar a vocação por uma especial consagração ao Senhor. Neste mês de agosto, dedicado às vocações, rezamos para que muitos coroinhas possam assumir o que Deus preparou para cada um”, afirmou.

Celebração da unidade

Segundo o vigário episcopal do Vicariato Leopoldina, padre Alberto Gonzaga, o encontro foi um momento de celebrar a unidade e comunhão com o pastor.

“Como é bom celebrar a unidade em comunhão com Dom Orani e ver a animação dos coroinhas no serviço do altar. Os coroinhas nos fazem lembrar de Samuel, chamado por Deus quando ainda era criança. Um dia também nós, sacerdotes, já fomos coroinhas. Agradecemos a Deus pelo grande encontro para celebrar a memória de São Tarcísio”, disse.

Formação

O próximo evento que está sendo organizado pela Comissão Arquidiocesana dos Coroinhas, informou o cônego Robert Chrzaszcz, será um encontro de formação para coordenadores paroquiais que trabalham com os coroinhas. O encontro será realizado no dia 29 de setembro, das 8h às 12h, no auditório do Edifício João Paulo II, na Glória.


Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.