Arquidiocese do Rio de Janeiro

25º 18º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 17/08/2018

17 de Agosto de 2018

Jovem carioca será voluntária na JMJ Panamá

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

17 de Agosto de 2018

Jovem carioca será voluntária na JMJ Panamá

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

10/08/2018 15:42 - Atualizado em 10/08/2018 15:42
Por: Fátima Lima / Priscila Xavier

Jovem carioca será voluntária na JMJ Panamá 2

Uma das marcas da Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro, em 2013, foi o despertar dos jovens para o serviço e a missão. Porém, toda boa semente plantada traz consigo seus frutos, e um deles é a jovem carioca Marina de Fátima Schuengue Bastos, de 23 anos, que seguiu, no dia 31 de julho, rumo ao Panamá, para atuar como voluntária.

Estudante de Letras português/francês, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Marina contou que interrompeu a faculdade para servir na jornada. “Eu me formaria neste ano, mas decidi trancar o curso para viver essa experiência. Esse desejo surgiu a partir de uma conversa com um amigo, que me incentivou a me inscrever como voluntária. A minha seleção foi muito rápida: em 22 de julho recebi um e-mail dizendo que meu trabalho já começaria no dia primeiro de agosto”, disse.

Com o domínio do idioma francês, além do conhecimento em inglês e espanhol, Marina atuará no setor de tradução, uma área bem diferente da qual ela serviu na Jornada, em 2013. “No Rio, meu cadastro como voluntária não tinha a função especificada. Dessa forma, fiquei em vários setores, como cordão de isolamento, recepção de peregrinos, sinalização. Isso me deu a oportunidade de fazer muito mais do que eu faria e também foi uma motivação para ir ao Panamá. Será uma área diferente. Por enquanto, estou na tradução, mas não sei o que acontecerá no início da JMJ”, declarou entre risos.

Membro da Paróquia Nossa Senhora da Cabeça, na Penha, Marina, que vem de família católica, sempre serviu na comunidade e, atualmente, participa de Grupo Vocacional.

Essa será a primeira vez que a jovem passará meses longe dos pais. Mas, segundo Marina, para eles “é um conforto saber que vou pela Igreja. A minha força de vontade é algo que os deixa seguros de que vou fazer o meu melhor. Não vou abandonar o barco nem deixar as oportunidades passarem. Confio nas pessoas que lá trabalham, porque confio, primeiramente, em Deus e sei que é Ele quem me envia. Tenho certeza de que o Senhor me direcionou neste caminho”, completou.

Para Marina, um dos momentos mais marcantes da JMJ Rio, o qual ela leva para o Panamá, foi o encontro do Papa Francisco com os voluntários, no Riocentro. “O Papa nos falava sobre o frio que fazia na cidade durante aqueles dias e que, por isso, o Cristo Redentor estava encoberto pelas nuvens. Mas que isso não importava, porque cada um de nós era a imagem de Cristo para o outro. Isso me impactou muito, porque a JMJ foi uma doação, e ser Cristo para o outro é algo que me move”, finalizou.


Deixe seu comentário

Comentários (2)

Zélia pereira de faria Leandro Aug 10th, 21:03

Parabéns Marina! No Rio em 2013 me escreve como acolhedora, voluntária para servir como ministra extraordinária da eucaristia. Participei de todos os eventos da jornada. Pra mim, foi a melhor experiência de convivência.

0 Resposta Responder

Amerisa Fátima Aug 13th, 14:16

Boa tarde, essa linda e amada princesa, fez uma ótima opção, em todos os sentidos. Foi abençoada em ser escolhida para participar dessa grande e maravilhosa jornada. Foi com grande amor e dedicação. N. Senhora está no comando do caminho dela. bjs, bjs, bjs. saudades

0 Resposta Responder
Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.