18 de Fevereiro de 2019
Vicariato Leopoldina celebra Semana da Juventude
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.
10/08/2018 14:35 - Atualizado em 16/08/2018 16:15
Por: Flávia Muniz
Vicariato Leopoldina celebra Semana da Juventude 0
Com o tema: “Um jovem apaixonado apaixona”, o Vicariato Leopoldina realizou, entre os dias 21 e 31 de julho, numa ação integrada dos diversos movimentos de jovens, mais uma edição da Semana da Juventude, no âmbito das comemorações dos 5 anos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013.
Cada forania fez sua programação específica, realizando diversas atividades nas paróquias. Houve adoração Eucarística, pregações, performances de dança e teatro, vigílias, tudo acontecendo simultaneamente e em fraterna convivência.
No dia 24 de julho, a juventude das paróquias do vicariato teve encontro marcado na Paróquia Bom Jesus da Penha com o bispo auxiliar e animador do Setor Juventude, Dom Paulo Alves Romão.
“Temos necessidade de ser felizes todos os dias, porque, de fato, Deus nos criou para sermos felizes todos os dias. Não apenas por um final de semana, uma noite ou uma dose de bebida. Precisamos ser leais à nossa humanidade. Nós fomos criados para as coisas eternas. Só conseguimos ser felizes na experiência cotidiana do encontro com Deus, que é a eterna causa de nossa alegria, e com o outro, com quem buscamos a eternidade”, disse Dom Paulo.
Segundo o vigário episcopal do Vicariato Leopoldina, padre Alberto Gonzaga de Almeida, a Semana da Juventude foi das melhores até hoje realizada.
“Este ano, achamos por bem fazer nas foranias, abrindo em âmbito vicarial na Paróquia Bom Jesus da Penha, que contou com mais de mil jovens de todos os movimentos do Setor Juventude. Houve missa e pregação de Dom Paulo Romão. Nos outros dias, os jovens dos diversos movimentos se dirigiam para uma determinada paróquia nas suas foranias. Foi uma experiência muito válida, porque os jovens eram responsáveis por preparar o encontro, a pregação, o lanche, os momentos de louvor, a condução da adoração ao Santíssimo. Foi uma interação muito grande na comunicação, na partilha, na união (entre os diversos segmentos de juventude) e no entretenimento”, explicou padre Alberto.
Estruturação do Setor Juventude
A Semana da Juventude no Vicariato Leopoldina fez parte das ações que estão sendo realizadas pela equipe de base do Setor Juventude vicarial, sob a orientação pastoral de Dom Paulo Romão e a assistência eclesiástica do padre Thiago Sardinha, que é o reitor do Santuário da Penha.
Segundo o coordenador vicarial, Rodrigo Vaz, o cenário para a evangelização dos jovens é desafiador, nos dias atuais: “Vejo de forma entusiasmada a realização, em conjunto, da Semana da Juventude em todas as foranias do Vicariato Leopoldina, como uma resposta positiva dos nossos jovens à experiência do encontro. Não vejo uma fórmula mágica, mas, certamente, a unidade é ação, com uma meta clara e bem direcionada; é um caminho. Juntos podemos ir mais longe e mais alto. A juventude é viva, e a Igreja é jovem. Papa Francisco diz que quer agito nas dioceses; isso nós fizemos com alegria”, avaliou Rodrigo Vaz.
Fotos: Pascom Leopoldina
Deixe seu comentário
Resposta ao comentário de: