Arquidiocese do Rio de Janeiro

25º 18º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 17/08/2018

17 de Agosto de 2018

Semana Nacional da Família 2018

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

17 de Agosto de 2018

Semana Nacional da Família 2018

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

10/08/2018 14:17 - Atualizado em 16/08/2018 15:56
Por: Da redação

Semana Nacional da Família 2018 0

temp_titleSemana_da_Familia_2018_15082018163235

A Semana Nacional da Família 2018 será celebrada de 11 a 18 de agosto, em âmbito diocesano. Todos os vicariatos rezarão o Terço Mariano, de 10 a 17 de agosto, às 20h. O encerramento das atividades será no dia 18, com a missa ‘O Rio Celebra’, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, às 9h.

O arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, acredita que o evento é “um privilegiado momento para refletir sobre a grandeza do projeto de Deus revelado na família desde a criação”.

A Semana da Família é promovida pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), e este ano terá como tema: “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”. O tema é o mesmo do 9º Encontro Mundial das Famílias com o Papa Francisco, que acontece este mês em Dublin, na Irlanda.

“O tema é interessante, abre o horizonte para inúmeros aprofundamentos e, por isso, vamos nos debruçar sobre algumas ideias para a reflexão e o debate sobre o tema, convicto que o Evangelho da Família é alegria para o mundo”, afirmou o cardeal.

Pequena Igreja doméstica

Dom Orani explicou que a família é uma pequena Igreja doméstica, e que a Igreja deve estar atenta para preservar esse núcleo social tão importante. Segundo ele, ao viver a Semana Nacional da Família, que acontece logo após a comemoração do Dia dos Pais, o convite é para que todos trabalhem juntos na Pastoral Familiar e, em especial, nesta semana, que todos os movimentos, associações e pastorais ligadas à família proponham ao mundo a verdadeira face cristã da família.

“Que nesta semana especial possa ser ainda mais aprofundado ‘O Evangelho da família’, que é alegria para o mundo e isso porque é sacramento; porque é vida nova doada por Cristo, segundo o projeto de Deus, porque tem posição privilegiada na missão da Igreja, uma vez que testemunha o amor de Cristo e da Igreja no meio da sociedade e, por fim, é uma instituição na qual todos os católicos são responsáveis em acompanhar e sustentar”, rogou o arcebispo.

Ele chamou a atenção ainda para o trecho do número 211, da Exortação “Amoris Laetitia”, que diz: “A pastoral pré-matrimonial e matrimonial deve ser uma pastoral do vínculo. O vínculo, que nasce também do sacramento, é sagrado e todo o esforço da pastoral da família deve ser para acompanhá-lo e sustentá-lo. O Sacramento do Matrimônio, salvo particulares exceções estabelecidas pelo Direito Canônico, se recebe publicamente e, por isso, a Igreja, a comunidade que participa do consentimento, é também responsável pelos matrimônios que ali nascem”.

Segundo o cardeal, seria de particular interesse que em cada paróquia e cada diocese tivesse um centro de acompanhamento das famílias, não para sustentá-las somente quando os problemas surgem, mas em toda a caminhada da vida, afinal a Exortação “Amoris Laetitia” e todos os documentos da Igreja sobre a família a veem de maneira positiva e especial.

“É necessário ter consciência do dever de sustentar o vínculo - lugar onde Deus habita - para descobrir os tesouros da vida familiar e não esperar os problemas advirem”, pontuou.

O subsídio da CNBB, a “Hora da Família”, já está disponível para aqueles que quiserem celebrar em família. Pode ser adquirido através do site cnbb.org.br. A Catedral Metropolitana fica na Av. Chile, 245, no Centro. Demais informações sobre a oração do terço podem ser obtidas nas secretarias paroquiais.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA FAMÍLIA 2018 

TERÇO NOS VICARIATOS
(Transmissão ao vivo pela Rádio Catedral FM 106,7) 

 

Vicariato Urbano

Dia 10/08, às 20h – Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Endereço: Rua Benjamin Constant, 42 – Glória

 

Vicariato Oeste

Dia 11/08, às 20h – Paróquia Santa Inês

Endereço: Praça Elias Jabour 104 – Senador Camará

 

Vicariato Santa Cruz

Dia 12/08, às 20h – Paróquia São Benedito

Endereço: Av. Areia Branca, 1460 – Santa Cruz

 

Vicariato Suburbano

Dia 13/08, às 20h – Paróquia Divino Salvador

Endereço: Rua Divino Salvador, 153 – Piedade

 

Vicariato  Leopoldina

Dia 14/08, às 20h – Paróquia Jesus Ressuscitado

Endereço: Travessa da Amizade, 168 – Vila da Penha

 

Vicariato  Jacarepaguá

Dia 15/08, às 20h – Paróquia Pai Eterno e São José

Endereço: Praça Eliseu, s/nº – Cidade de Deus

 

Vicariato Norte

Dia 16/08, às 20h – Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia

Endereço: Rua Barão do Bom Retiro, 909 – Engenho Novo

 

Vicariato  Sul

Dia 17/08, às 20h – Paróquia Nossa Senhora de Copacabana e Santa Rosa de Lima

Endereço: Rua Hilário de Gouvêia, 36 – Copacabana

 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.