Arquidiocese do Rio de Janeiro

25º 18º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 23/10/2018

23 de Outubro de 2018

Festa pelo centenário de Madre Bernadete

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

23 de Outubro de 2018

Festa pelo centenário de Madre Bernadete

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

03/08/2018 13:50 - Atualizado em 06/08/2018 11:21
Por: Priscila Xavier / Symone Matias

Festa pelo centenário de Madre Bernadete 0

temp_titleFesta_pelo_centenrio_de_Madre_Bernadete_Irms_do_Bom_Conselho_05082018153509

O Instituto de Nossa Senhora do Bom Conselho comemorou os 100 anos de vida da fundadora, madre Maria Bernadete de Jesus. A celebração eucarística, presidida pelo arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, aconteceu na Paróquia Nossa Senhora do Amparo, em Maricá, no dia 22 de julho.

Estiveram presentes, também, o arcebispo emérito de Niterói, Dom Alano Maria Pena; o bispo auxiliar de Niterói Dom Luiz Ricci; o bispo emérito de Campos, Dom Roberto Gomes Guimarães, o abade do Mosteiro de São Bento, Dom Filipe da Silva, diversos sacerdotes, diáconos e seminaristas. A celebração contou, ainda, com a apresentação da Schola Cantorum do Seminário Arquidiocesano de São José, sob a regência do maestro Antônio Pedro de Almeida.

No dia 14 do mesmo mês, o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, também presidiu missa pelo jubileu, na capela do Palácio São Joaquim, na Glória.

Durante a homilia, Dom José Francisco enfatizou o Salmo 91 para bendizer a Deus pelo jubileu de madre Bernadete. “‘Como é bom agradecer ao Senhor e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo’. O que há de mais precioso em nós, é o que fica por dizer. Por isso, não existiriam melhores palavras que as do salmista para exprimir a gratidão do momento. Cada passo desses 100 anos pertence a Deus, mas esses numerosos dias foram vividos para o serviço de Jesus e do Evangelho, na dedicação especial aos ministros ordenados, pelos quais ela se consagrou”, afirmou.

Ainda de acordo com ele, o jubileu da religiosa é um sinal das graças realizadas por Deus. “Somos chamados a sermos discípulos amados e que amam Jesus. Que cada um ocupe seu lugar na grande lista dos 12. Madre Bernadete já ocupou seu lugar nesta lista, e seus 100 anos são sinais das maravilhas que Jesus amado realizou através de sua vida, seu chamado, consagração e do Instituto das Irmãs do Bom Conselho. A sua vida é tão grande que a celebração não cabe num dia só”, ressaltou.

Na celebração, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Niterói Dom Luiz Ricci agradeceu à madre pelo carisma de interceder pela santificação do clero. “Agradeço à madre e a todas as religiosas que têm como carisma rezar por nossa santificação. Todos nós somos chamados à santidade pelo batismo, mas, de maneira especial, os padres, diáconos e bispos, para que sejamos bons pastores. Que o nosso coração seja semelhante ao de Cristo, o bom Pastor. Sabemos que essa é uma obra de fé e tão necessária à nossa Igreja. Agradecemos aos frutos, através da intercessão de vocês, e que possamos respondê-lo, cuidando bem do rebanho que nos foi confiado”, finalizou.

Superiora geral das irmãs do Bom Conselho, madre Maria Inês de Jesus recordou a perseverança de madre Bernadete para a fundação da congregação. “Ao celebrar os 100 anos de nossa fundadora, nosso coração se enche de gratidão a Deus, por tanta misericórdia e por toda obra de amor que Ele têm realizado em nossa família religiosa. Como Abraão, madre Bernadete partiu para o desconhecido, encontrou dificuldades, mas como diria São João da Cruz, ‘não cansa e nem se cansa’. Dessa forma, em nenhum momento, desanimou ou pensou em desistir. Trazia consigo a certeza de que Deus a conduziria à terra prometida”, completou.

Foto: Symone Matias


Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.