Arquidiocese do Rio de Janeiro

º º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 22/10/2018

22 de Outubro de 2018

Seminarista do Rio é enviado para estudar em Navarra

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

22 de Outubro de 2018

Seminarista do Rio é enviado para estudar em Navarra

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

03/08/2018 13:24 - Atualizado em 06/08/2018 11:15
Por: Raphael Freire

Seminarista do Rio é enviado para estudar em Navarra 0

temp_titleRafael_de_Almeida_Brasil_05082018153518

Na busca de promover cada vez mais a excelência do ensino e da pedagogia espiritual, a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro enviou, no dia 13 de julho, o seminarista Rafael de Almeida Brasil para a Universidade de Navarra, em Pamplona, na Espanha, onde complementará seus estudos teológicos.

A missa de envio, realizada no dia 8 de julho, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida – igreja de origem do seminarista –, na Ilha do Governador, foi presidida pelo pároco, padre Gilvan André da Silva.

“A continuação dos estudos do Rafael em outro país nos confere a certeza de que a Igreja envia seus filhos para receber uma capacitação que se complementa com a já realizada no Seminário São José, No tempo de Deus, ele retornará amadurecido e preparado para servir onde o Senhor enviá-lo. Somos gratos a Deus pelo dom à vida, pelo chamado vocacional do nosso amado filho espiritual. E essa gratidão é de toda a comunidade paroquial de Nossa Senhora Aparecida. Pedimos a Deus para que ele seja muito bem sucedido nessa nova etapa, e continuamos daqui orando ardentemente para que o Nosso Deus, o Senhor da messe, envie mais operários que sigam o caminho do Senhor já trilhado pelo Rafael e por tantos outros das mais diversas comunidades da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro”, desejou. 

Formado em filosofia, Rafael Brasil falou sobre o sentimento de ser enviado em missão para a Espanha, e contou sobre a primeira etapa formativa no Seminário Arquidiocesano de São José.

“O fato de ser enviado para complementar os estudos na Espanha vem acompanhado de algumas dificuldades que, naturalmente, serão enfrentadas, como a adaptação a uma nova cultura, aprender uma nova língua, a distância de familiares e amigos, enfim, acaba sendo um sair da zona de conforto e mergulhar em águas mais profundas; é um sair de mim mesmo para que, como diz Paulo, seja Cristo vivendo. Exatamente por isso, é, ao mesmo tempo, uma alegria muito grande, por confiar que esteja fazendo aquilo que o próprio Cristo me pede. Não há alegria maior que fazer a vontade de Deus. Sem dúvida alguma, o período formativo no Seminário de São José me fez amadurecer ainda mais enquanto ser humano e, mais do que isso, como cristão, e, ainda, como um cristão que quer servir os outros cristãos por meio do sacerdócio ministerial. A única coisa que peço a Deus é que ele me torne capaz de realizar Seus planos”, disse o seminarista Rafael.

Foto: Carlos Ébano


Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.