Arquidiocese do Rio de Janeiro

23º 19º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 21/10/2018

21 de Outubro de 2018

‘Agito Cultural’ ganha prêmio de comunicação da CNBB

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

21 de Outubro de 2018

‘Agito Cultural’ ganha prêmio de comunicação da CNBB

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

26/07/2018 17:46 - Atualizado em 06/08/2018 11:11
Por: Da redação

‘Agito Cultural’ ganha prêmio de comunicação da CNBB 0

temp_titleEquipe_WebTV_Redentor_05082018153507

Reconhecendo grandes talentos e bons trabalhos de comunicação realizados no país, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu, no dia 20 de julho, a cerimônia de entrega dos “Prêmios de Comunicação CNBB”, nos estúdios da TV Aparecida, em Aparecida (SP), durante o 6º Encontro Nacional da Pascom. Na categoria “Iniciativas em Redes Sociais”, a WebTV Redentor foi a grande vencedora do “Prêmio Dom Luciano Mendes de Almeida”, com o programa “Agito Cultural”, assinado pelos apresentadores Raphael Freire e Daniela Oliveira.

“O Agito Cultural é um programa que tem tudo a ver com a proposta da WebTV Redentor. É colaborativo, inovador, descontraído e com uma linguagem voltada para o público da internet. Receber o prêmio é um indicador de que estamos no caminho certo. É um grande estímulo para o trabalho que realizamos. Raphael e  Daniela estão em sintonia, e fica evidente com o sucesso do trabalho. Parabéns para todos nós”, afirmou a gestora de conteúdo da WebTV Redentor, Leanna Scal.

Premiação

Com vídeos semanais, o programa é postado todas as quintas-feiras no site do canal oficial da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro na internet. Com edição dinâmica e divertida, a obra foi escolhida como finalista por um grupo de professores da área tecnológica da Universidade Católica de Salvador (BA), que justificou sua escolha pela “qualidade do material produzido que é alta, com grande adequação e atratividade. Linguagem ágil, muito bem conduzido, com bons textos”. Para eles, o “Agito Cultural” “pode ser considerado um dos mais bem produzidos canais da internet brasileira”. Após a seleção técnica, os finalistas foram avaliados por um júri dos bispos que escolheu a atração como a grande vencedora.

"Eu já era fã do programa, e foi uma alegria quando recebi o convite para cobrir as férias do Raphael Freire. Divertia-me em todas as etapas: escolhendo as pautas, gravando as dicas com a equipe e, depois, assistindo o programa e vendo a repercussão entre a família, os amigos e os internautas. Deu tão certo a experiência que quando o Raphael voltou, eu ganhei o quadro “Dicas da Dani”, e, como nossa sintonia é natural, fui convidada para apresentar o programa com ele, o que me deixou super honrada. O carinho e a amizade que temos um pelo outro se reflete no que produzimos. Um trabalho feito com amor e por amigos, esse é o ‘Agito Cultural’”, definiu a apresentadora Daniela Oliveira.

Estudante de comunicação social na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Valentina Rêgo Monteiro ingressou como estagiária da WebTV Redentor neste ano de 2018. Prestes a concluir a faculdade, a jovem, de apenas 21 anos, testemunhou sua felicidade em fazer parte de uma equipe premiada.   

“Acompanho o ‘Agito Cultural’ desde que cheguei à WebTV Redentor. É um programa leve, superdivertido de gravar e que conta com uma equipe maravilhosa. Esse prêmio é reflexo do comprometimento de todos, e é uma honra recebê-lo”, disse.

Compartilhando o bem

Responsáveis pela operação de câmeras, captação das imagens, ajustes de som e iluminação, os cinegrafistas Filipe Apolinário e Roberto Azevedo destacaram a alegria durante as gravações do “Agito Cultural”. De acordo com eles, o programa representa verdadeiramente o slogan do canal: #compartilheobem.

“Pra mim é uma grande satisfação receber esse prêmio de comunicação da CNBB, em especial, depois de muitos anos colaborando e atuando na WebTV Redentor. É uma alegria poder participar das gravações do ‘Agito Cultural’”, disse Filipe.

“Fazer parte desta equipe me trouxe muita alegria. As informações são dadas de maneira simples e alegre, construindo uma interação grande com os internautas. Receber este prêmio significa que estamos no caminho certo, produzindo um conteúdo que agrada os internautas, as famílias, os jovens. Conteúdo divertido que agrada a Deus, pois a alegria do Senhor é a nossa força”, destacou Roberto.

Edição

Importantíssimo no processo de produção, o editor de imagem é aquele que cuida da seleção do material captado pelos cinegrafistas, e tem a responsabilidade de sintetizar todo o conteúdo produzido nas gravações, buscando sempre os melhores ângulos e aproveitamentos, com uma preocupação estética aliada ao bom senso, a fim de estabelecer um alto padrão visual de qualidade e de maneira que ajude o internauta a entender bem a mensagem através das imagens.

Para os editores Bruna Lohnefink e Gustavo Gigio, pensar na construção do “Agito Cultural” é um grande desafio. Animados com a conquista do prêmio, eles prometem inovar cada vez mais.

“Tenho um carinho todo especial pelo ‘Agito Cultural’, e quando soube da premiação minha alegria foi enorme. Trabalhar com o ‘Rapha’ e a ‘Dani’ é diversão garantida, além de ser um desafio muito grande editar e criar meios para que as pessoas fiquem mais interessadas nas dicas. Tomara que este seja o primeiro de vários prêmios”, disse Gustavo Gigio.

“Fazer parte da equipe da WebTV Redentor para mim é uma alegria, pois posso usar meu dom a serviço de Cristo. Também tive a alegria de participar do processo inicial de criação do ‘Agito Cultural’, e é maravilhoso ver a evolução do programa, que fica melhor a cada dia. Sem dúvida, editar o ‘Agito’ é o meu maior desafio como editora, pois tudo envolve muita criatividade, tanto dos apresentadores quanto nossa da equipe de edição, e nesse sentido sou muita grata a Deus por ter o Gigio como meu parceiro na edição e o Raphael e a Daniela como apresentadores, pois nossa sintonia é fundamental pra fazer do ‘Agito’ um programa alegre e diferenciado. E acho que o prêmio foi muito emocionante para nós justamente por isso, pois é a confirmação de que estamos no caminho certo, sempre com o objetivo de evangelizar com alegria”, concluiu Bruna.

Prêmio Dom Luciano Mendes de Almeida

Criado em 2016, o prêmio para a internet “Dom Luciano Mendes de Almeida” representa um passo importante da CNBB no acompanhamento das novas formas de expressão e das redes sociais. Destacando as iniciativas e os mecanismos próprios da internet que revelam instrumentos para evidenciar valores humanos e éticos, o prêmio é uma homenagem a Dom Luciano Mendes de Almeida, ex-secretário e presidente da Conferência, falecido há 12 anos.

Envolvendo três categorias: portais, sites e blogs; iniciativas nas redes sociais e aplicativos para celular, a premiação é um instrumento de reconhecimento para trabalhos que são realizados com base na rede mundial de computadores, tendo particulares acentos no uso das novas tecnologias e da nova percepção ambiental da comunicação. O prêmio é uma resposta do episcopado frente ao fenômeno da rede mundial de computadores, e fecha um ciclo de grandes homenagens da CNBB às mídias antigas e novas. Participam trabalhos que demonstram, em suas concepções e realizações, traços de inovação e criatividade, tanto no âmbito da Igreja como no da sociedade em geral.

Foto: Carlos Moioli

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.