Arquidiocese do Rio de Janeiro

28º 24º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 15/11/2019

15 de Novembro de 2019

Ambulatório da Providência: ‘o bom samaritano em busca dos necessitados’

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

15 de Novembro de 2019

Ambulatório da Providência: ‘o bom samaritano em busca dos necessitados’

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

17/07/2018 19:25 - Atualizado em 19/07/2018 13:09
Por: Da redação

Ambulatório da Providência: ‘o bom samaritano em busca dos necessitados’ 0

O prefeito do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral, Cardeal Peter Turkson, que veio ao Rio de Janeiro por ocasião do 1º Congresso Brasileiro de Instituições Católicas de Saúde, visitou o Ambulatório da Providência, em São Cristóvão, no dia 16 de junho. A visita foi acompanhada pelo bispo auxiliar do Rio e animador da Pastoral da Saúde, Dom Paulo Celso Dias do Nascimento.

Na ocasião, Cardeal Turkson recordou que o trabalho do Ambulatório da Providência se assemelha ao realizado pelo Papa Francisco, no Vaticano. “Neste ambulatório, está o ministério concreto da Arquidiocese do Rio, de como se faz – a exemplo do bom samaritano – a busca pelas pessoas mais necessitadas, que não têm voz, que estão excluídas, porque lhes falta visibilidade. Neste local, encontramos uma espécie de paraíso, que me faz recordar a iniciativa do Papa Francisco, ao criar um lugar onde as pessoas sem-teto podem fazer a barba, tomar banho, ter assistência odontológica e todos os serviços”, afirmou.

Segundo o cardeal, através do trabalho realizado pelos voluntários é possível recuperar a dignidade dos assistidos, fazendo-os sentirem-se membros da sociedade outra vez. Ele salientou, ainda, que “o homem e a mulher, criados à imagem e semelhança de Deus, não podem existir sem honra e valor neste mundo”.

O cardeal também destacou a boa vontade dos voluntários em benefício da missão. “Providência quer dizer que Deus provê, que Ele vem ao nosso encontro para nos tornar capazes de sair das nossas dificuldades, para podermos fazer algo novo. Os voluntários e assistentes que aqui encontramos atuam com pouquíssimos recursos; os meios não se encontram em abundância, o que se encontra em abundância aqui é a boa vontade dessas pessoas”, frisou.

Para os assistidos do ambulatório, Cardeal Turkson se dirigiu, dizendo: “Há muitos nesta cidade que tiveram um passado como o de vocês. Um dia vocês serão apóstolos e convidarão outras pessoas para virem aqui e fazerem a mesma experiência que vocês fazem agora. Porque haverá de ser dito a eles que há uma esperança, há a possibilidade de sair das ruas, há a possibilidade de fazer outra experiência de vida. Vocês são os apóstolos da primeira esperança vivenciada aqui”, completou.

Por fim, ele agradeceu. “No Rio de Janeiro, temos um exemplo de como é a solicitude da Igreja por aqueles que são excluídos da sociedade e para os quais se torna real esse pequeno projeto. Por isso, agradeço à arquidiocese, na pessoa do Cardeal Orani, a todos os assistentes e ao bispo auxiliar Dom Paulo, que se ocupa e acompanha de perto essa iniciativa”, concluiu.

Óculos para quem precisa

Na ocasião, o Cardeal Turkson participou da entrega de óculos para 30 moradores em situação de rua que fazem parte de um projeto de atendimento do Ambulatório da Providência. Todos que receberam os óculos passaram por uma série de exames gratuitos no Serviço de Oftalmologia Guido Schaffer. A doação dos óculos foi por meio de uma parceria com o Instituto Varilux da Visão. O Ambulatório da Providência é uma instituição sem fins lucrativos, que atende pessoas sem nenhuma fonte de renda que não têm acesso a serviços de saúde.

‘Simplicidade e sensibilidade’

Dom Paulo Celso, durante a visita, comentou sobre a importância da presença do cardeal diante de questões humanas que afligem o povo brasileiro. “É com muita alegria que nós acolhemos o Cardeal Turkson, que veio para confirmar o trabalho social da Igreja do Rio. A visita dele é um grande incentivo para o ambulatório. Estamos muito felizes porque ele fala ao nosso coração, com toda a simplicidade e sensibilidade para as questões humanas e dificuldades de nosso povo. Como é importante estarmos sempre ‘bebendo’ desta fonte, de alguém que veio de Gana, na África, que é cardeal e que nos traz uma motivação muito grande para continuarmos nossos trabalhos sociais. O cardeal representa o ideal proferido pelo Papa Francisco de inclusão daqueles que estão à margem da sociedade”, relatou.

Diretora do Ambulatório da Providência, Luiza Linhares de Carvalho explicou como acontece o trabalho no projeto. “Aqui, pessoas em situação de rua recebem assistência médica, psicológica, social e religiosa. Neste espaço, nossos irmãos são acolhidos com zelo e respeito, podem tomar banho, recebem o café da manhã, almoçam e ganham roupas. São acompanhados pela equipe, cuja maioria é voluntária, e são encaminhados às casas de internação parceiras. Também ajudamos na confecção de currículos e encaminhamento para cursos profissionalizantes, para que assim consigam, efetivamente, sair das ruas e mudar o rumo de suas vidas”, esclareceu.

Ainda de acordo com ela, “a presença do Cardeal Turkson nos motiva a seguir em frente, com força, tendo sempre a certeza de que este trabalho é de Deus e que nós somos apenas instrumentos em Suas mãos”, sublinhou.

 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.