Arquidiocese do Rio de Janeiro

25º 20º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 15/10/2018

15 de Outubro de 2018

Papa envia mensagem a Seminário sobre Esporte no Rio de Janeiro

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

15 de Outubro de 2018

Papa envia mensagem a Seminário sobre Esporte no Rio de Janeiro

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

16/07/2018 13:05 - Atualizado em 16/07/2018 13:08
Por: Rádio Vaticano

Papa envia mensagem a Seminário sobre Esporte no Rio de Janeiro 0

O Papa Francisco enviou mensagem para o Seminário sobre "Esporte como Ferramenta para o Desenvolvimento Humano, Econômico e Social" (http://www.fgv.br/seminariogestaoesportiva) animando a todos que continuem promovendo o esporte como exercício da prática da virtude, que ajuda a fomentar o crescimento integral dos seres humanos e no desenvolvimento das comunidades.

Em correspondência ao Professor Pedro Trengrouse, Coordenador Acadêmico do curso de Gestão do Esporte da Fundação Getulio Vargas (FGV) com a Federação Internacional de Futebol Associação (FIFA) e o Centro Internacional de Estudos do Esporte (CIES), o Papa Francisco fez questão de invocar as bênçãos do Pai Celestial sobre todos os participantes, reafirmando a certeza de que o esporte não é somente uma forma de entretenimento, mas sobretudo um instrumento para embasar uma cultura do encontro, da fraternidade e da solidariedade, caminho seguro para a construção de um mundo mais pacífico e justo.

Evento será transmitido ao vivo

Inspirada pelo chamado do Papa Francisco na Conferência Esporte e Fé, realizada pelo Pontifício Conselho para a Cultura no Vaticano, em 2016, a Fundação Getulio Vargas, considerada melhor think-tank da América do Sul, realizará no próximo dia 25 de agosto, no Rio de Janeiro, um Seminário sobre Esporte como Ferramenta para o Desenvolvimento Humano, Econômico e Social. O evento, será transmitido ao vivo pela internet e aberto ao público em geral. Alinhado com Programa Executivo FGV/FIFA/CIES de Aperfeiçoamento em Gestão do Esporte, é oferecido em colaboração com o Centro Internacional de Estudos do Esporte (CIES) e a FIFA, integrante da Rede Universitária Internacional FIFA/CIES, com 16 universidades na América, África, Europa e Oriente Médio: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Egito, Palestina, Peru, Polônia, Rússia, Senegal, África do Sul, Espanha, Trinidad e Tobago, Emirados Árabes Unidos e Venezuela.

As palestras

O primeiro painel é sobre Esporte e Fé, com palestra do Monsenhor Melchor, Subsecretário do Pontifício Conselho para a Cultura no Vaticano e responsável pelo Movimento Esporte a Serviço da Humanidade, que inspira todas as organizações e participantes do esporte a viver, pensar e agir de acordo com a Declaração de Princípios do “Esporte ao Serviço da Humanidade” (http://sportforhumanity.com/declaration-of-principles/).

No segundo painel: "Esporte e Desenvolvimento Social", o foco é na explicação para o sucesso da Islândia com esporte dentro e fora de campo. A palestra é do Vidar Halldorsson, PhD., Professor da Universidade da Islândia, Membro do Centro Islandês de Pesquisa e Análise Social, autor de diversas publicações sobre esporte,  com destaque para: "O Contexto Social da Excelência no Esporte" e "Esporte na Islândia: como países pequenos alcançam sucesso internacional".

Ainda palestras com a Embaixadora Vera Cintia Alvarez, Coordenadora Geral de Cooperação Esportiva do Ministério das Relações Exteriores, sobre o “Soft Power do Esporte”; Paulo Wanderley, Presidente do Comitê Olímpico do Brasil, e Mizael Conrado, Presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, sobre o Olimpismo, filosofia de vida que enaltece equilíbrio entre corpo, mente e espírito, tendo como princípios amizade, compreensão mútua, solidariedade e jogo limpo, estimulando a alegria do esforço, bons exemplos e princípios éticos universais, colocando o esporte a serviço do desenvolvimento humano, econômico e social para a construção de um mundo melhor, sem nenhum tipo de discriminação, assegurando a prática esportiva como direito de todos; e vários medalhistas olímpicos como Lars Grael, Ana Moser e Flávio Canto, sobre a responsabilidade social dos atletas.

 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.